Lenovo IdeaPad S145 i5 8GB com SSD cinza em mesa cinza com parede de tijolos ao fundo

Lenovo IdeaPad S145 i5 8GB com SSD: rápido, mas tela e câmera fracas

Testamos a versão 82DJ0003BR do Lenovo IdeaPad S145 i5 8GB, um notebook intermediário barato que é bom para o dia a dia, mas peca nos recursos de imagem

Guilherme ToscanoEditor

Publicado e atualizado 12 min. de leitura.

Compartilhe:

O Lenovo IdeaPad S145 i5 8GB com SSD é parte de uma das linhas de maior sucesso da fabricante chinesa e que constantemente aparece na lista de notebooks mais vendidos do Zoom. Testamos o modelo 82DJ0003BR, que manda bem na performance, mas deixa a desejar nos recursos que têm a ver com imagem: a câmera e a tela.

Vale, antes de começar a entrar nos pormenores, fazer uma distinção: existem dois notebooks Lenovo IdeaPad i5 8GB. Um, que é o analisado neste review, tem 256GB de armazenamento SSD. O outro, 82DJ0001BR, tem as mesmas configurações de tela, processador e memória RAM, mas vem com HD de 1TB e sem SSD.

A versão com SSD é um pouco mais cara, mas a diferença é relativamente pequena. Apesar de não ter testado o outro, sei por experiência própria o impacto positivo que esse tipo de armazenamento tem na velocidade do sistema. Portanto, se está na dúvida entre os dois, eu recomendaria o notebook desta análise.

Voltando ao Lenovo IdeaPad S145 i5 SSD: o design do produto é um ponto favorável no geral, já que ele é bem fino e leve, perfeito para mobilidade. O processador é o Intel Core i5 1035G1. A letra "G" significa que ele faz parte de uma linha de CPUs da marca focada em processamento gráfico, sendo G1 mais básica e G7 mais avançada. Esses produtos também foram construídos em uma arquitetura que busca maior economia de energia, o que é essencial para conservar baterias de notebooks. Pelo menos em teoria...

A escolha por um processador focado na parte gráfica é curiosa em uma máquina com uma câmera que deixa a desejar e uma tela apenas HD com painel TN. Ele é capaz de processar mais do que a tela consegue oferecer. Então, se você se interessar pelo Lenovo IdeaPad S145 i5 8GB SSD, pode valer a pena dar uma olhada na nossa lista de melhores monitores Full HD.

Antes de entrar na análise detalhada, lembro que aqui no Zoom nós temos critérios para a avaliação de notebooks, e que fazemos os reviews de acordo com eles. Considero o Lenovo IdeaPad S145 i5 8GB SSD como um produto intermediário, e é nesse nível de exigência que irei avaliá-lo.

Prós e contras

Prós: o combo 8GB de memória RAM, processador i5 de 10ª geração e SSD é excelente para quem quer um notebook para usar no dia a dia, assim como eu havia definido quando fiz o review do Acer Aspire 5. Aqui, a história se repete. O sistema operacional abre em segundos e o computador não travou uma única vez no tempo em que o testei.

O design também é surpreendente. Não é um acabamento superchique ou que vai arrancar suspiros de tão bonito, mas é muito fino e leve, até elegante no seu tom prateado. Eu nunca tinha usado um Lenovo IdeaPad, e isso me deixou positivamente impressionado. Não é como se fosse a estrela de Hollywood dos notebooks, mas para o seu preço está muito bom.

O último pró é importantíssimo para quem busca um opção de uso diário: o custo-benefício. Para a boa configuração citada acima, o "combo", esse produto está com um ótimo preço no atual mercado de notebooks, que foi inflacionado pela pandemia, assim como a grande maioria dos eletrônicos. Se você precisa de uma máquina para trabalhar ou estudar, ou mesmo para outras funções, o Lenovo IdeaPad S145 i5 8GB SSD é uma ótima opção. Só não se esqueça da tela... mas, bem, os contras vêm logo em seguida, né?

Contras: já começando pelo ponto citado acima, a tela... quem lê meus reviews deve me achar implicante, já que vi o mesmo problema no Acer Aspire 5. Aqui, repito o mesmo que disse lá: para um aparelho nessa faixa de preço, é compreensível a escolha, e a resolução HD e o painel TN certamente ajudam a baratear o produto. Isso não significa que é a melhor experiência, no entanto.

Algo que me surpreendeu porque jamais achei que me incomodaria é a câmera embutida, aquela mesma que me gravou nas tantas reuniões e videoconferências que faço com meus colegas do Zoom no dia a dia. Achei que ela aproxima a imagem desnecessariamente e que a qualidade é muito abaixo da que uso normalmente, e também pior do que a do Acer que testei. Se você comprar o Lenovo IdeaPad i5 8GB SSD e quiser valorizar a imagem nas reuniões, pode valer a pena procurar uma das melhores webcams para comprar em 2021.

O último ponto não me incomodou durante meus testes porque nem tive tempo de lotar o notebook com arquivos, vídeos, fotos e afins no tempo da avaliação. No entanto, sei que 256GB pode ser pouco dependendo do que o usuário costuma salvar no computador. Se for um gamer, por exemplo, certamente faltará espaço. Resumindo, é possível que você precise ter um HD externo ou que tenha que usar a nuvem para guardar seus arquivos. Ah, e tem também a bateria, que acabou muito rápido, em pouco mais de 3h de uso básico.

Veja ofertas do Lenovo IdeaPad S145 i5 8GB SSD no Zoom:

O que vem na caixa?

Já dá pra ver, com o notebook na caixa, como seu design é fino (Foto: Zoom)
Já dá pra ver, com o notebook na caixa, como seu design é fino (Foto: Zoom)

Confira quais são os elementos que vêm na caixa do produto:

  • Notebook Lenovo IdeaPad S145 82DJ0003BR
  • Fonte carregadora do notebook
  • Manual em português
  • Termo de garantia

Ficha técnica do Lenovo IdeaPad S145 i5 8GB SSD

Design e acabamento

O único detalhe na tampa do Lenovo IdeaPad S145 i5 8GB SSD é a marca da Lenovo na lateral (Foto: Zoom)
O único detalhe na tampa do Lenovo IdeaPad S145 i5 8GB SSD é a marca da Lenovo na lateral (Foto: Zoom)

O Lenovo IdeaPad S145 i5 8GB SSD tem 1,9cm de altura, 36cm de largura e 25cm de profundidade, com 1,8kg de peso. Ou seja, ele é um produto que caberia perfeitamente na nossa lista de notebooks pequenos, finos e leves, apesar de termos escolhido outros modelos para sugerir ao internauta por lá. Quando ele está fechado, o único detalhe que dá pra ver na tampa é a marca da Lenovo, como na foto acima.

O teclado ABNT2 está no padrão brasileiro, com Ç e todos os acentos. E ele ainda tem um ponto que sempre me agrada, o numberpad. Gosto de usar os números com aquele espaço da direita reservado para eles. Digitar é confortável e intuitivo e, ao contrário do problema que tive no meu review do Aspire 5, quando era difícil usar os botões F1 a F12 porque o padrão eram os atalhos para ajuste de brilho, configuração de tela e afins, o Lenovo IdeaPad i5 8GB SSD é mais tradicional nesse aspecto. Os atalhos é que dependem do Fn, não os botões mais comuns.

Teclado com numberpad e respeito pelos botões F1 a F12: boa, Lenovo! (Foto: Zoom)
Teclado com numberpad e respeito pelos botões F1 a F12: boa, Lenovo! (Foto: Zoom)

Um ponto que pode parecer bobo, mas não é, é a presença de um adesivo no canto inferior direito que traz as configurações do notebook. É comum que usuários queiram saber as especificações de suas máquinas antes de pensar em trocá-las, tanto que temos aqui no Zoom um artigo de como ver as configurações do PC. No Lenovo IdeaPad S145 i5 8GB SSD, até o número referente ao modelo está ali para consulta. Um toque pequeno, mas bacana.

As especificações técnicas do Lenovo IdeaPad S145 i5 8GB SSD estão em um adesivo que vem com o aparelho (Foto: Zoom)
As especificações técnicas do Lenovo IdeaPad S145 i5 8GB SSD estão em um adesivo que vem com o aparelho (Foto: Zoom)

O teclado não é retroiluminado, o que significa que ele não tem aquela luz por baixo que ajuda a ver à noite. No entanto, a ausência dessa característica é comum em notebooks intermediários. O trackpad do Lenovo IdeaPad S145 i5 8GB SSD não é muito bom, de vez em quando o cursor dá uma engasgada porque o dedo não desliza bem. Como eu costumo usar computador com mouse, não me incomodou tanto durante o teste, mas pode ser bem chato se você prefere usar o próprio trackpad.

No geral, o Lenovo IdeaPad S145 i5 8GB SSD é um notebook silencioso. No entanto, em alguns momentos de maior exigência no dia a dia cheguei a ouvir a ventoinha bem alto. Não chega a ser algo que incomoda por dois motivos: o primeiro é que é pontual e bem raro. O segundo é o parâmetro de "alto". Tem PC antigo que parece que vai levantar voo, e esse não é o caso aqui.

O notebook Lenovo IdeaPad S145 i5 8GB SSD permite atualização para aumentar o armazenamento. Ele tem um slot HDD SATA 2,5'' em que você pode incluir um HD e aumentar o espaço disponível para guardar arquivos e instalar programas. Além disso, a memória RAM é expansível até 20GB.

Tela

Painel TN e resolução HD: se você gosta de cores e brilho, vale investir em um monitor para usar com o Lenovo IdeaPad S145 i5 8GB SSD (Foto: Zoom)
Painel TN e resolução HD: se você gosta de cores e brilho, vale investir em um monitor para usar com o Lenovo IdeaPad S145 i5 8GB SSD (Foto: Zoom)

É, se você leu o início do artigo sabe o que vou falar aqui. A falta de qualidade da tela do Lenovo IdeaPad S145 i5 8GB SSD é um dos aspectos que explica seu preço abaixo de máquinas com configuração parecida no mercado. Portanto, é uma troca: por um lado, barateia o produto; por outro, não oferece uma boa experiência de imagem.

Vamos começar pelo painel. Mesmo que a resolução da tela do Lenovo IdeaPad S145 i5 8GB SSD fosse superalta, a tecnologia TN não oferece a melhor experiência. Olhar a tela de outros ângulos que não seja diretamente para ela significa ver distorções de brilho e contraste, e as cores são bem lavadas. Temos aqui no Zoom um artigo que explica o que são as tecnologias de painel e as vantagens e desvantagens de cada uma, se você quiser saber mais.

Além disso, tem a resolução. A tela do Lenovo IdeaPad S145 i5 8GB SSD é apenas HD, ou seja, permite imagens na qualidade máxima de 1366 x 720 pixels. Isso é bem abaixo do Full HD (1920 x 1080), por exemplo. Se você quer ter uma boa experiência com fotos e vídeos ou se é um profissional cuja atividade é relacionada a imagem, como designer ou produtor de conteúdo para mídias sociais, um monitor de boa qualidade para acompanhar esse notebook é uma boa pedida.

Por outro lado, o tamanho da tela é bem razoável, com 15,6 polegadas, grande para um produto com um design tão fino e leve. Ela possui tratamento antirreflexo e, de fato, não tive nenhum problema com isso enquanto testei, e trabalho ao lado de uma imensa janela onde entra luz solar a tarde toda. A tela tem uma abertura de 180º, que segundo a Lenovo permite flexibilidade para maior ângulo de visão e proporciona segurança para a integridade da dobradiça. A parte da dobradiça eu até acredito, mas como ajustar ângulo de visão com um painel TN, em que o brilho e o contraste vão distorcer na hora em que eu ajustar a tela para trás?

O Lenovo IdeaPad S145 i5 8GB SSD tem abertura de tela de 180º (Divulgação / Lenovo)
O Lenovo IdeaPad S145 i5 8GB SSD tem abertura de tela de 180º (Divulgação / Lenovo)

Se você se interessa pelo Lenovo IdeaPad S145 i5 8GB SSD e acha uma boa seguir minha dica de um monitor, confira abaixo algumas opções:

Conectividade

As três entradas USB do Lenovo IdeaPad S145 i5 8GB SSD ficam do mesmo lado (Foto: Zoom)
As três entradas USB do Lenovo IdeaPad S145 i5 8GB SSD ficam do mesmo lado (Foto: Zoom)

O Lenovo IdeaPad S145 i5 8GB SSD tem três entradas USB, todas do mesmo lado, sendo duas com tecnologia USB 3.1, mais moderna e mais rápida, e a terceira USB 2.0. Também à esquerda do notebook fica sua entrada HDMI e para o cabo de energia. O lado direito tem o combo fone/microfone e um leitor de cartões 4 em 1 que aceita SD, SDHC, SDXC e MMC.

O combo fone/microfone fica do lado do leitor de cartões 4 em 1 (Foto: Zoom)
O combo fone/microfone fica do lado do leitor de cartões 4 em 1 (Foto: Zoom)

Como todos os notebooks com Windows 10, o Lenovo IdeaPad S145 i5 8GB SSD vem com a Cortana, a assistente virtual do sistema operacional. Ao ativá-la, basta usar o comando "ei, Cortana" para pedir para ela criar lembretes, fazer pesquisas na internet e mesmo para conversar e receber respostas engraçadas. A assistente pode ser ativada também pelo símbolo de um círculo presente na barra de tarefas. Se quiser saber mais, confira como usar a Cortana aqui no Zoom.

Como é de praxe, o notebook Lenovo IdeaPad S145 i5 8GB SSD é compatível com conexão Wi-Fi e Bluetooth.

Desempenho

Com seu i5, 8GB de RAM e SSD, o produto testado tem um ótimo desempenho (Foto: Zoom)
Com seu i5, 8GB de RAM e SSD, o produto testado tem um ótimo desempenho (Foto: Zoom)

Bem, para um notebook intermediário como o Lenovo IdeaPad S145 i5 8GB SSD, aqui é o quesito em que ele tem seus maiores pontos fortes. O processador Intel Core i5 1035G1 é potente, os 8GB de memória RAM dão conta do recado até para programas mais exigentes e o SSD garante a velocidade na hora de ligar e usar o sistema.

Portanto, o Windows é iniciado muito rapidamente. O notebook não travou nem uma vez durante meus testes. Na verdade, não chegou nem a apresentar lentidão. O único ponto que me incomodou um pouco foi que, quando abri vários programas simultâneos, a ventoinha fez mais barulho do que estou acostumado. Porém, nada muito grave e foi totalmente pontual.

Normalmente, trabalho com muitas abas abertas no Google Chrome. Tipo, muitas mesmo. Neste momento exato em que escrevo o texto, estou com 24 abas simultâneas e o aplicativo de mensagens Slack, que usamos para comunicação interna durante o expediente. O Lenovo IdeaPad S145 i5 8GB SSD está fora da tomada para eu testar a autonomia de bateria, e mesmo assim ele é silencioso e não apresenta nenhum travamento.

Bateria

No site da Lenovo, a marca não estabelece o tempo médio de duração da bateria em uso básico. Por aqui, levou cerca de 3h10 para o notebook sinalizar que o cabo de força deveria ser reconectado ou ele descarregaria. Usei a configuração padrão de gasto de bateria do Lenovo IdeaPad S145 i5 8GB SSD para esse teste. Não estava usando programas pesados ou exigentes. Achei que a bateria durou pouco tempo.

Custo-benefício

No dia em que escrevo este texto, 13/05/2021, é possível encontrar o Lenovo IdeaPad S145 i5 8GB SSD por R$ 3.599,99. No mercado atual de notebooks, esse é um bom preço para um computador com as configurações dele. A tela com painel TN e resolução apenas HD ajuda a baratear o produto, que fica mais barato do que opções com configurações semelhantes, mas tela melhor.

Para uso normal no dia a dia, seja para trabalho ou estudo, é uma excelente opção. Agora, se você quiser editar fotos ou vídeos, realizar atividades de design gráfico ou assistir a filmes e séries, esse notebook sozinho não é a melhor opção.

Para algumas tarefas, usar um monitor com maior qualidade do que a tela dele pode dar conta do recado. É o caso de querer ver produtos audiovisuais, por exemplo. Para outras, como jogar games exigentes, é preciso buscar uma opção com placa de vídeo dedicada. Temos uma lista de notebooks com placa de vídeo dedicada aqui no Zoom, se quiser ver.

O Lenovo IdeaPad S145 i5 8GB SSD tem sim um bom custo-benefício, mas fique de olho nas questões que levantei para depois não haver frustração caso compre um!

Produtos similares

O primeiro notebook parecido com o Lenovo IdeaPad S145 i5 8GB SSD é o seu irmão, cuja única diferença de configuração é o armazenamento. Em vez dos 256GB de SSD, o IdeaPad 82DJ0001BR tem 1TB de HD, e por isso é um pouco mais barato. Particularmente, se você tem a diferença para investir, é melhor comprar a versão com SSD. Porém, se o orçamento tá curto, pode ser uma boa opção. Só saiba que a diferença de performance entre os dois tipos de armazenamento é considerável. Temos um artigo que explica as principais diferenças entre HD e SSD aqui no Zoom.

Com o mesmo processador, o mesmo tamanho de memória RAM e o mesmo armazenamento SSD do Lenovo IdeaPad S145 i5 8GB SSD, o Acer Aspire 5 A515-55G-588G é mais caro, mas tem duas vantagens consideráveis sobre o modelo que analisamos neste review.

A primeira é a tela Full HD, embora infelizmente ele também tenha painel TN. A segunda é a placa de vídeo dedicada GeForce MX350, que torna este notebook uma melhor opção para trabalhos de edição de vídeo, design gráfico e afins. Porém, vale ressaltar que é uma GPU muito básica e não será capaz de rodar jogos exigentes em boa qualidade.

Se você se interessou pelo notebook deste review por causa do design e mobilidade, temos uma última alternativa para você. O Lenovo IdeaPad Flex 5i é um notebook desses que viram tablet, um modelo 2 em 1. Com o mesmo processador, memória RAM e armazenamento do Lenovo IdeaPad S145 i5 8GB SSD, ele tem como prós a resolução Full HD da tela, o fato de ser menor e mais leve e ter tela touchscreen. As vantagens estão incluídas no preço, naturalmente, e esse é um modelo um pouco mais salgado.

Conclusão

O Lenovo IdeaPad S145 i5 8GB SSD é um notebook intermediário com muitas qualidades, como seu design, configuração, mobilidade e conectividade. Porém, a tela com resolução HD e painel TN deixa a desejar e a bateria acaba muito rápido. No fim, é um produto que entrega uma boa experiência, não tem muitos pontos negativos, mas também não supera expectativas. Por isso, decidi dar uma nota 8,5 para ele.

Está em busca de um notebook? Crie um Alerta de Preço e receba notificações quando o aparelho chegar ao valor que deseja pagar. Veja como fazer no nosso canal do YouTube abaixo: