Zoom indica em Notebook

Macbook Pro ou HP Envy: design ou imagens 3D?

17 polegadas com performance de desktop.

por Felipe Brito - Especialista em Tecnologia.

Os notebooks top de linha reúnem recursos incríveis de conectividade, performance e entretenimento, em um conjunto leve e móvel. A Apple e a HP possuem incríveis soluções que entregam justamente estes incríveis recursos. Conheça-os em detalhes a seguir.

 

Macbook Pro 

HP Envy 17-1199BR

Design 

 

 

Gráficos e multimídia 

 

 

Conectividade 

 

 

Design

Uma das coisas mais importantes ao comprar um supercomputador móvel é saber se ele combina com seu estilo. Se é composto de materiais sofisticados e se tem soluções inteligentes de desenho de produto. Os notebooks da Apple são famosíssimos porque oferecem conjuntos que unem beleza e sofisticação. O Macbook Pro  é construído a partir de uma placa única de alumínio, metal presente no acabamento geral do notebook.

O Macbook Pro quase não tem canaletas visíveis, aqueles espaços que ficam entre o teclado e o touchpad, por exemplo. Não dá para enxergar as linhas características dos notebooks comuns. Um outro diferencial fica com o touchpad, o tapete sensível a toques do Macbook Air. Ele tem apenas um botão e tem melhor sensibilidade do que outros notebooks. Quando o Macbook Pro é ligado, o detalhe fica com o símbolo da Apple aceso na tampa. Tudo no Macbook Pro é bonito e refinado.

O HP Envy 17-1199BR faz parte da linha Envy de notebooks. Eles possuem desenhos sofisticados, são super finos e os materiais usados são leves e de qualidade premium, como sua estrutura de magnésio. O conjunto do notebook da HP, assim como os demais notes da linha, tem um acabamento super elaborado. A cor do notebook é prata, mas com um detalhe. A tampa possui detalhes gravados a laser que formam padrões ornamentados super bonitos. A qualidade do design da Apple é imbatível. O Envy é um notebook luxuoso, mas nada supera a sofisticação de desenho do Macbook Pro.

Gráficos e multimídia

Antes de mais nada, você precisa saber de um detalhe importante. Esses notebooks pertencem à plataformas diferentes. O Envy é um notebook PC, enquanto que o Macbook Pro é um Mac. Enquanto que o Envy roda na plataforma Windows, o Macbook Pro roda com o sistema operacional Mac OSX. O Mac OSX é um sistema elegante, intuitivo e fácil de usar. Mas ele roda seus próprios programas. Não é todo programa de Windows que possui versão para Mac. E, principalmente, não é todo jogo de Windows que possui edição específica para ele.

Sabendo disso, a máquina da HP é mais voltada para jogos. Com uma tela de LCD retroiluminada por LED de 17 polegadas de alta definição total (Full HD), isso é plenamente possível. O detalhe fica com o fato de ser um notebook com recurso 3D, inexistente no note da Apple. Com ele, você pode rodar jogos de última geração em três dimensões com a ajuda do óculos compatível, incluso no pacote. Além de ler e gravar CDs e DVDs comuns, pode também rodar filmes Blu-Ray de alta definição em 3D, recurso também inexistente no Macbook Pro.

Com o processador i7 de quatro núcleos, os dois notebooks possuem desempenho muito parecido: são ultrapotentes. A questão é que a placa gráfica de melhor qualidade do Macbook Pro é mais voltada para aplicações profissionais: edição de vídeo/áudio, manipulação e ajustes de imagens em altíssima resolução, etc. Ele também tem uma maior quantidade de armazenamento, justamente para guardar este tipo de arquivo, que costuma ser bem pesado. Para este fim, o Macbook Pro é imbatível.

Os dois notebooks são equivalentes no quesito multimídia. O Macbook Pro é uma excelente estação de entretenimento. Com sua tela grande de altíssima definição, dá para assistir vídeos incríveis e organizar sua coleção de música com o software iTunes, por exemplo. Ou então editar vídeos simples com o iMovie. O iPhoto funciona como excelente organizador de imagens. Todos já vêm pré-instalados no notebook.

Já o Envy conta com o exclusivo sistema de áudio Beats. Ele é um recurso bacana que otimiza e balanceia o áudio das músicas, deixando-as com melhor qualidade sonora. O note vem até com um subwoofer para realçar os graves.

No final das contas, os notebooks se equivalem nesta categoria. Você precisa se perguntar: "Que uso farei deste notebook?". Se gosta de jogos avançados e música, pode escolher o Envy sem problemas. Se pretende usar o notebook com o Adobe Photoshop, por exemplo, o Macbook Pro é o ideal.

Conectividade

Fica claro que o notebook da HP tem melhor conectividade do que o Macbook Pro. Ele tem mais portas USB, sendo que uma delas conta com o padrão USB 3.0, que transfere dados mais rapidamente do que o USB 2.0. Você pode plugar um HD externo compatível com a tecnologia e transferir vários Gigabytes de dados em questão de segundos.

O note da HP também conta com um leitor de cartões que aceita mais formatos do que o Macbook Pro. Com ele, você tem mais chances de ler cartões de memória de eletrônicos de seus amigos ou família. Com a saída HDMI, você expande a área de trabalho do note em uma TV de alta definição. E com a porta VGA, você usa um monitor de PC como apoio.

O único diferencial do note da Apple fica com sua conexão Thunderbolt. Com um acessório de compatibilidade vendido separadamente, ela funciona como saída VGA, HDMI e transferência de dados rápida em apenas uma conexão. Mas é difícil encontrar acessórios compatíveis com a tecnologia.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em notebook