Designer usando tela de toque do notebook 2 em 1 para editar fotos

Melhor notebook 2 em 1 em 2021: veja 8 modelos e escolha o melhor

O melhor notebook 2 em 1 deve suprir o perfil de uso de cada usuário

Filipe SallesRedator

Publicado e atualizado 9 min. de leitura.

Compartilhe:

Apostar no melhor notebook 2 em 1 pode ser uma boa pedida para quem prioriza um dispositivo versátil, com uso inteligente e recursos que ajudam a aprimorar ainda mais a experiência do usuário. Esse tipo de modelo ganhou versões mais interessantes nos últimos anos, principalmente com relação a capacidade, peso e hardware. Basicamente, é um notebook touchscreen que vira tablet.

A escolha de um notebook 2 em 1 deve considerar uma série de pontos relevantes. Isso envolve sua capacidade de memória, armazenamento SSD, peso, processador e demais recursos. Além disso, é fundamental que se considere as necessidades e objetivos na rotina de uso do notebook touchscreen que vira tablet. Marcas como Dell, Lenovo e Acer são destaques em nossa lista. Portanto, continue lendo abaixo para entender não apenas os prós e contras dessa opção, como também conferir os modelos mais procurados em 2021.

Mulher usando um notebook touchscreen desenhando algo na tela dele com caneta stylus
Com um notebook 2 em 1, você poderá dobrá-lo e usá-lo como se fosse um tablet (Fonte:Shutterstock)

O que é um notebook 2 em 1?

Se você ainda está estudando modelos e buscando os melhores notebooks para você, é possível que um notebook 2 em 1 venha a te atender. Principalmente se já está acostumado com tablets, mas precisa também de um teclado para agilizar tarefas de escrita.

O notebook 2 em 1 nada mais é do que um notebook que vira tablet a qualquer momento. Ou seja, é possível colocá-lo na sua mesa para trabalhar e, caso queira ler algum ebook no sofá ou na cama, é perfeitamente possível dobrá-lo e usá-lo como se fosse um tablet. Lembrando que todos os modelos dessa categoria também são notebooks touchscreen. Pense nele como um meio de caminho para quem ainda está decidindo se quer um tablet ou notebook.

Esse é apenas um exemplo da portabilidade que os melhores notebooks 2 em 1 podem proporcionar. Vale mencionar também que esse computador também é conhecido pelo nome ultrabook. Abaixo, você pode conferir quais são os prós e contras de adotar um notebook 2 em 1 na sua rotina.

Homem observando gráficos empresariais em notebook 2 em 1 dobrado para trás
O notebook 2 em 1 não serve apenas para designers, mas pode ser interessante para conferir relatórios e apresentações (Fonte: Shutterstock/Andrey Popov)

Leia também:

Quais os prós e contras de investir em um notebook 2 em 1?

Antes de optar pelo melhor notebook touchscreen é sempre importante confirmar os prós e contras que ele modelo podem apresentar. E, na verdade, é fundamental que o usuário avalie o perfil de uso almejado e os recursos que poderão fazer diferença na rotina.

Prós:

  • Um modelo que permite versatilidade: isso é, realmente, incontestável. Afinal, ele permite unir a facilidade de uma tela sensível ao toque com o uso intuitivo do teclado. Portanto, você poderá usar seu dispositivo de forma convencional ou como um tablet. Por isso, eles também são conhecidos como "notebook que vira tablet".
  • Investimento: logicamente, o valor pode variar bastante de acordo com a marca e as configurações do produto, mas se você colocar na ponta do lápis estará adquirindo dois produtos em apenas um notebook touchscreen.
  • Design do modelo: por conta do perfil de uso 2 em 1, esses modelos precisam ser obrigatoriamente mais resistentes do que os demais notebooks de uso convencional. Ao mesmo tempo, essa opção permite um visual não apenas mais elegante como também bem mais fino e leve, o que pode ser uma boa pedida para quem precisa levar o dispositivo para diferentes locais.

Contras:

  • Resistência: embora um ponto positivo seja justamente a resistência desse tipo de dispositivo, ainda existem muitos indícios de que as dobradiças nem sempre apresentam essa característica. Por isso, é importante pesquisar sobre o histórico do produto por meio da avaliação de outros usuários.
  • Hardware: um notebook que vira tablet precisa ser realmente mais fino, e isso acaba comprometendo a capacidade de controle da temperatura da máquina. Uma boa notícia é que os modelos mais recentes de notebook touchscreen estão buscando alternativas para sanar esse problema, principalmente com relação aos modelos com placa de vídeo.
  • Modo de uso como tablet: embora a sugestão de uso seja de fato como tablet em alguns momentos, o tamanho mais robusto da tela (de 13,5 ou 14 polegadas) nem sempre permite muita facilidade. Afinal, esse tamanho acaba deixando o dispositivo mais pesado do que um tablet. Um bom exemplo para entender isso é o notebook da linha Spin 3 da Acer. Mesmo pesando 1,7 kg, esse valor pode até ser leve para um notebook convencional, mas para um uso de dispositivo mobile, não.

Leia também:

Positivo Motion C464C

Com especificações um pouco acima do notebook 2 em 1 Multilaser, o Q464C da Positivo não foge muito em relação à proposta da rival. Com processador Intel superbásico Intel Celeron e 4GB de memória RAM, ele servirá apenas para navegação, assistir vídeos ou ler ebooks, já que ele é um notebook que vira tablet.

Seu armazenamento é de 64GB, mas ainda é considerado baixo. Caso precise de algum espaço para armazenar arquivos no próprio computador, poderá fazê-lo com cartões de memórias e pendrives (inclusive, conheça algumas das nossas melhores opções de pendrive!). Alternativamente, pode também trabalhar em serviços na nuvem para armazenar arquivos e evitar lotar o cartão eMMC desse notebook 2 em 1 Positivo.

Por que esse modelo é um dos melhores notebooks 2 em 1?

  • Preço acessível
  • Armazenamento em cartão eMMC é mais rápido que HDs convencionais

Multilaser M11W Prime

Esse notebook 2 em 1 Multilaser vem com configurações básicas que servem para atividades básicas, como navegar na web, trabalhar com serviços na nuvem e ler. Com 4GB de memória RAM, ele pode rodar os principais programas do dia a dia. Por outro lado, o processador Intel Pentium N3700 não te permitirá rodar programas pesados.

Além disso, o armazenamento de 32GB desse notebook Multilaser M11W Prime não permitirá que guarde muitos arquivos, a não ser que expanda a capacidade por meio de cartões de memória ou pendrive. Ou seja, esse é um modelo de notebook 2 em 1 apenas para quem costuma usar serviços na nuvem, como o Google Drive e o app do Kindle para ler ebooks, entre outros.

Por que o Multilaser M11W Prime é um dos melhores notebooks 2 em 1?

  • Preço acessível
  • Armazenamento em cartão eMMC oferece mais velocidade que um HD convencional

Dell Inspiron 5000 i14-5406 com Intel Core i3

O notebook 2 em 1 Dell Inspiron 5000 i14-5406 garante uma boa velocidade. Isso é possível por conta de seu processador Intel Core i3 da geração mais atual da Intel. Além disso, é um notebook que vira tablet com armazenamento SSD de 128GB e memória RAM de 4GB.

Embora a memória já esteja defasada – embora ainda utilizável para tarefas simples –, o SSD é a unidade de armazenamento mais rápida atualmente, tornando-o um computador mais ágil. Esse notebook 2 em 1 Dell Inspiron tem tela de 14 polegadas, mas que não tem resolução Full HD, apenas o HD convencional de 1366 x 768 pixels.

Por que esse notebook 2 em 1 é um dos melhores da categoria?

  • Processador Intel Core i3 da última geração da Intel garante boa performance para tarefas simples
  • Armazenamento em SSD oferece rapidez no uso do PC
  • Teclado retroiluminado é ideal para quem prefere trabalhar à noite

Lenovo IdeaPad Flex 5i 81WS0002BR

Já esse notebook 2 em 1 da Lenovo faz parte da família IdeaPad Flex 5i, que vem equipado como processador Intel Core i5 de 10ª geração. Ele também possui 8GB de memória RAM e SSD de 256GB. Tudo isso é somado à sua tela multitoque com 14 polegadas e o painel com tecnologia IPS, que garante cores mais vivas e que não se perdem ao olhar para a tela desse notebook touch screen por ângulos diferentes.

Além disso, sua tela é Full HD, com resolução de 1920 x 1080 pixels. Embora ele seja fabricado em plástico, é visível sua resistência e bom acabamento. Como resultado, esse é o melhor notebook 2 em 1 para quem busca uma experiência mais ampla – muito mais do que ao adquirir um notebook convencional, por exemplo.

Por que esse notebook 2 em 1 é um dos melhores da categoria?

  • Notebook touchscreen com tela que suporta múltiplos toques
  • Tela de 14 polegadas e resolução Full HD garante bom tamanho e qualidade de imagem para assistir filmes e séries
  • Painel IPS garante maior fidelidade de cores na tela
  • Armazenamento em SSD garante mais velocidade na hora de ligar o computador ou abrir programas

Dell Inspiron 5000 i14-5406 com Intel Core i7

Esse é outro modelo de notebook 2 em 1 Dell que faz parte da família Inspiron 14 5000. O modelo i14-5406 apresenta processador de 11ª geração Intel Core i7 e anda 8GB de memória RAM. Conta ainda com SSD de 256GB, bem como a mais recente GPU integrada Iris Xe Graphics G7. Tudo isso permite um desempenho diferenciado!

Esse notebook Dell 2 em 1 vem com tela touch de 14 polegadas de resolução Full HD de 1920 x 1080 pixels. Já o teclado tem o diferencial de ser retroiluminado na cor branca e dentro do padrão ABNT2. Entretanto, esse notebook touch screen não possui teclado numérico.

Por que esse notebook 2 em 1 é um dos melhores da categoria?

  • Tela touch de 14 polegadas com resolução Full HD garante boa qualidade de imagem e bom tamanho de tela para assistir vídeos e aulas
  • Processador Intel Core i7 de 11ª geração traz excelente performance
  • Armazenamento em SSD oferece mais velocidade que HD e cartão eMMC
  • Teclado retroiluminado é ideal para quem prefere trabalhar à noite

Lenovo IdeaPad Flex 81WS0004BR

Outro modelo de notebook 2 em 1 Lenovo que investe realmente na versatilidade, afinal, ele acaba sendo um excelente exemplo de notebook touch screen. O Lenovo IdeaPad Flex 81WS0004BR permite um bom desempenho, principalmente por conta do processador Intel Core i7 de 10ª geração, 8GB de memória RAM e ainda SSD com 256GB.

Além disso, esse notebook que vira tablet apresenta também tela de 14 polegadas multitoque com reesolução Full HD. Veja a seguir o motivo pelo qual o consideramos um dos melhores notebooks Lenovo 2 em 1.

Por que esse notebook 2 em 1 é um dos melhores da categoria?

  • Tela de 14 polegadas com resolução Full HD traz bom tamanho e qualidade de imagem
  • Tela touch screen suporta múltiplos toques
  • Processador Intel Core i7-1065G7 garante excelente performance
  • Armazenamento em SSD de 256GB torna as tarefas abrir arquivos e carregar o Windows após ligar o PC bem mais rápidas que um HD comum

Acer Spin 3 (SP314-54N-59HF)

O melhor notebook 2 em 1 com caneta para quem está em busca de um dispositivo intermediário com desempenho diferenciado. O Acer Spin 3 (SP314-54N-59HF) dispõe de processador Intel Core i5 de 10ª geração, SSD de 256GB e tela de 14 polegadas Full HD multitoque.

Esse notebook 2 em 1 Acer vem com a caneta Acer Active Pen já inclusa. Ela é uma caneta touch que ajuda a aprimorar ainda mais a experiência do usuário, sendo ideal para a tela sensível ao toque desse notebook que vira tablet.

Por que esse notebook 2 em 1 é um dos melhores da categoria?

  • Tela de 14 polegadas com resolução Full HD combina bom tamanho e imagem
  • Notebook touchscreen vem com caneta para evitar manchas no uso da tela de toque
  • Armazenamento em SSD traz mais rapidez ao computador

Samsung Galaxy Book Pro 360

Anunciado e lançado esse ano, o Galaxy Pro 360 é um notebook 2 em 1 potente, especialmente se trabalha com produtos gráficos por conta da caneta stylus que acompanha o notebook. Inclusive, ele é um dos melhores notebooks Samsung em geral!

Seu processador é o Intel Core i7 de última geração da Intel em 2021. Além disso, ele é super portátil, ideal para trabalhar de onde quiser. Falando sobre o tamanho, sua tela é de 13,3 polegadas, mas com resolução Full HD (1920 x 1080 pixels).

Voltando a falar da performance desse notebook touchscreen, o Galaxy Book Pro 360 vem com 16GB de memória RAM e SSD de 512GB. Ou seja, uma boa combinação de armazenamento e velocidade. Essa memória RAM te permitirá abrir qualquer programa e ainda manter dezenas de abas abertas em navegadores, por exemplo.

Por que esse notebook 2 em 1 é um dos melhores notebooks da categoria?

  • Processador Intel Core i7 da geração mais recente garante excelente performance
  • Notebook touchscreen portátil que pode ser usado em qualquer lugar
  • SSD de 512GB garante boa agilidade ao ligar o PC sem abandonar uma boa capacidade de guardar arquivos
  • Memória RAM de 16GB é perfeito para multitarefa
  • Tela em Full HD garante boa qualidade de imagem

Acer Spin 5 SP513-54N-595M

Um dos melhores notebooks touch screen da Acer é o modelo Acer Spin 5 SP513-54N-595M. Ele é indicado para usuários que priorizam o conforto, versatilidade e ainda praticidade, principalmente porque ele pode ser usado de diferentes maneiras na rotina diária.

Ele é equipado com processador Intel Core i5 de 10ª geração, memória RAM de 8GB, SSD de 512GB e tela de 13,5 polegadas multitoque com abertura de até 360º. A resolução da tela é outro diferencial, uma vez que ela é Surface Laptop (SL), que é uma configuração superior à Full HD.

Esse notebook 2 em 1 da Acer vem acompanhado da caneta Acer Active Pen e apresenta GPU integrada Iris Plus Graphics (uma opção mais avançada que a UHD Graphics, embora ainda não seja indicada para jogos).

Por que esse notebook 2 em 1 é um dos melhores da categoria?

  • Tela com resolução QHD traz mais qualidade de imagem que os notebooks 2 em 1 Full HD
  • Notebook touch screen vem com a caneta Acer Active Pen para facilitar o uso e evitar manchas na tela
  • Armazenamento em SSD de 512GB combina melhor performance e boa capacidade para guardar arquivos

Conheça nosso canal no YouTube!

Veja também: