Mulher estudando com notebook até 3.000 reais

Melhor notebook até 3.000 reais em 2022: 8 modelos para comprar

Escolha o melhor notebook até 3.000 reais e conheça seus recursos e principais características

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 5 min. de leitura.

Compartilhe:

Com o aumento dos preços, parece cada vez mais difícil achar notebooks num valor mais em conta, mas eles ainda existem. Assim, trouxemos essa lista para que você escolha um notebook até 3.000 reais para usar nos seus estudos, no trabalho ou mesmo para atividades de lazer mais básicas.

Já para quem busca um notebook para jogar, indicamos nossa lista de notebooks gamer. Caso queira economizar e ter um computador potente, temos também um guia de como montar um PC gamer barato!

Antes de entrar na lista, vamos esclarecer quais as características que levam esses produtos a terem preços mais baixos do que outros computadores.

Um notebook prateado sobre uma mesa clara com dois celulares expostos ao seu lado no que parece ser um estande de produtos.
Um notebook até 3.000 reais tem configurações mais básicas indicadas para computadores de estudo ou trabalhos mais simples (Foto: Shutterstock)

Notebook até 3.000 reais se encaixa em quais categorias?

É importante deixar claro que, caso você queira executar programas mais pesados ou jogos mais avançados, um notebook de até 3.000 reais não é o mais recomendado. Isso acontece porque são dispositivos com configurações mais básicas, como Chromebooks e afins.

Porém, se o que você procura é uma máquina para tarefas diárias, rodar programas como os do pacote Office, fazer pesquisas online, usar redes sociais e assistir vídeos, os modelos da lista são indicados. Com eles, você satisfaz suas necessidades e ainda economiza bastante.

Para compreender melhor como as configurações afetam o valor dos notebooks, confira nosso texto para entender os preços dos computadores e nosso guia de como escolher um notebook. Agora, vamos apresentar os melhores notebooks até 3.000 reais!

1. Acer Chromebook C733-C607

O Acer Chromebook C733-C607 abre nossa lista e é um dos modelos mais simples nela. Seu processador é o Intel Celeron N4020, da linha básica da Intel. O sistema operacional é o Chrome OS, que usa armazenamento eMMC. Esse tipo de armazenamento conta com pouca capacidade, mas é mais veloz que o armazenamento em HD.

Com 4GB de memória RAM e 32GB de armazenamento eMMC, o Acer Chromebook é recomendado para quem não se incomoda em ter que usar a nuvem ou HD externo para guardar arquivos maiores. Além disso, ele é indicado apenas para quem só deseja executar programas mais básicos, como o pacote Office e navegar pela internet.

A tela de apenas 11,6 polegadas com resolução HD e o peso de apenas 1.26kg, faz com que esse seja um modelo ótimo para quem procura mobilidade. Para quem trabalha em casa e não tem essa preocupação com transportar seu aparelho, temos uma lista de melhores desktops!

Para mais detalhes sobre o Acer Chromebook, confira nosso review completo do produto.

2. Samsung Flash F30

Mais um aparelho que oferece mobilidade, o Samsung Flash F30 pesa apenas 1,3kg. Isso, somado ao fato de ser um notebook até 3.000 reais, faz com que seja um modelo ótimo para estudantes levarem em suas mochilas ou para quem só usa para tarefas mais simples no trabalho.

Esse modelo segue com configurações mais básicas: processador Intel Celeron N4000 e 4GB de RAM. O armazenamento eMMC de 64GB oferece pouco espaço, mas é mais ágil do que o HD, se aproximando mais do SSD. É possível que seja necessário usar o armazenamento em nuvem ou um HD externo. Outro notebook com configurações similares e um bom preço é o Positivo Motion Plus Q464B, para o que temos uma análise completa.

Sua tela tem apenas 13 polegadas, mas tem resolução Full HD e é antirreflexo, tornando-a uma ótima opção para assistir filmes e séries.

3. Acer Aspire 3 A315-56-356Y

O Acer Aspire 3 já oferece uma configuração mais robusta em relação aos modelos anteriores. Ele tem processador Intel Core i3 de 10ª geração, que não é um dos mais avançados mas não é da linha básica como o Intel Celeron.

No armazenamento, ele tem SSD de 256GB, oferecendo mais agilidade e espaço em relação às opções anteriores. Sua memória RAM é de 4GB. Ainda é um modelo básico, mas oferece melhor desempenho na execução de tarefa do dia a dia.

A tela do Acer Aspire 3 é de 15,6 polegadas e possui resolução Full HD, sendo uma ótima opção para assistir filmes e séries nos streamings.

4. Lenovo Ideapad 3i 82BS0006BR

Esse notebook de até 3.000 reais tem Intel Core i3 de 10ª geração e tem configurações similares às do Acer Aspire 3. Com 256GB de SSD e 4GB de RAM, ele oferece um espaço e velocidade satisfatórios para tarefas mais simples. Segue não sendo recomendado para quem deseja rodar jogos ou programas mais pesados.

Sua tela tem 15,6 polegadas, com resolução HD e tecnologia antirreflexo. Também é uma boa opção para assistir vídeos se você não faz questão de resolução Full HD.

5. Samsung Book NP550XDA-KV3BR

Com Intel Core i3 de 11ª geração, o Samsung Book oferece uma ótima performance para quem procura um notebook até 3.000 reais para usar para trabalhos mais simples, estudo e navegação online. A memória RAM é de 4GB e o armazenamento é SSD e tem 256GB, um espaço bom para quem não precisa guardar arquivos muito grandes.

A tela de 15,6 polegadas e Full HD é antirreflexo e, unida à boa performance oferecida pelo processador, garante uma boa sessão de filmes e séries nos streamings.

6. Lenovo IdeaPad S145 81V70008BR

O Lenovo IdeaPad S145 tem placa de vídeo dedicada e processador AMD Ryzen 5. Ele ainda não roda jogos mais avançados, mas pode ser usado para os jogos mais simples.

Sua memória RAM de 8GB é uma vantagem em relação aos outros notebooks nessa faixa de preço, que costumam ter 4GB. Ela oferece maior desempenho e agilidade, possibilitando que se rode jogos e programas mais simples. Esse modelo tem armazenamento SSD de 256GB, garantindo um bom espaço e performance. A tela de 15,6 polegadas é HD e antirreflexo.

7. Dell Inspiron 3000 i15-3501-M25

O Dell Inspiron 3000 é um notebook com processador Intel Core i3 de 10ª geração. Com 4GB de memória RAM, ele ainda não roda bem jogos ou programas, mas tem uma performance boa para tarefas diárias. Com 256GB de SSD ela tem um bom espaço de armazenamento para quem não guarda arquivo muito extensos.

A tela de 15,6 polegadas não é Full HD, mas é antirreflexo, ainda sendo uma boa opção para assistir vídeos online.

8. Acer Aspire 5 A515-56-327T

Assim como o Samsung Book, o Acer Aspire 5 oferece um processador Intel Core i3 de última geração, o que proporciona uma melhora no desempenho do dispositivo. No restante das configurações, ele segue o padrão de 256GB de armazenamento SSD e 4GB de memória RAM. É um bom notebook para tarefas que não sejam muito pesadas, com uma boa agilidade.

Sua tela de 15,6 polegadas não é antirreflexo, mas tem resolução Full HD. Junto ao seu desempenho, esse modelo é uma ótima opção para assistir vídeos nos seus streamings favoritos.