Melhor notebook i3 SSD: 6 modelos para comprar em 2021

Um notebook i3 SSD é uma máquina com processador básico, mas maior velocidade graças ao armazenamento

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 7 min. de leitura.

Compartilhe:

Quem não quer ter um computador ou notebook que não trave e suporte as tarefas do dia a dia? Bem, se você quer opções mais em conta, um notebook i3 SSD dá conta do recado!

Com as gerações do processador mais atuais, essas máquinas se destacam pelo ótimo custo-benefício, além de atenderem às necessidades do consumidor.

Mas se você tem dúvidas de qual modelo escolher, não se preocupe. Aqui, nós selecionamos os seis melhores modelos de notebook i3 SSD para te ajudar.

O processador i3 é da linha mais básica da Intel, mas tem qualidade se o seu uso da máquina não exigir muito do hardware, ou seja, se você usar programas mais leves. Exemplos de uso básico são navegação na internet, uso de editores de texto e programas do pacote Office e assistir a filmes e séries.

Outra dica: também temos artigos que vão facilitar na sua escolha. Vale a pena dar uma olhada no artigo onde explicamos com mais detalhes como escolher um notebook com SSD e como comparar notebooks.

Uma outra matéria que fizemos é uma superlista com os 42 melhores modelos de notebooks em 2021!

Por que comprar um notebook i3 SSD?

Etiqueta azul do processador Intel Core i3 no notebook.
Descubra porque comprar um notebook i3 SSD em 2021 (Foto: Reprodução/Shutterstock)

Comprar um notebook i3 SSD em 2021 é uma estratégia interessante, visto que os valores desses modelos são menores se comparado a processadores superiores, sem abrir mão da qualidade e rapidez esperadas em um notebook.

Esse processador é um dos mais básicos da Intel, mas tem bom desempenho em tarefas do dia a dia. Ele não vai servir para quem precisa usar o notebook para atividades como edição de vídeo, jogar games grandes que foram lançados recentemente ou programas com requisitos altos para execução.

Temos uma lista com os melhores notebook i3 em 2021, com opções que vão além do SSD. Além disso, temos uma lista também com mais opções que apenas o i3, sendo relacionado os melhores notebook com SSD em 2021.

Geração do i3

Etiqueta sinalizando o processador Intel Core i3 no notebook.
Selecionamos apenas notebook i3 SSD da 10ª e 11ª geração (Foto: Reprodução/Shutterstock)

Quando falamos em notebook i3 SSD, logo pode vir a ideia de ser um notebook menos potente. Isso é verdade, se compararmos às linhas i5 e i7, que são mais poderosas. No entanto, o poder do processador também depende da sua geração, que é o período que ele fio lançado no mercado. Obviamente, as primeiras gerações do processador i3 são inferiores às mais atuais.

Na nossa lista, nós selecionamos apenas notebooks que tenham um i3 de 10ª ou 11ª geração. Eles vão ter a melhor performance possível dentro desse tipo de processador. E, claro, o SSD presente em todos os modelos da lista é um grande aliado para garantir a rápida inicialização do sistema.

Como escolher a RAM?

Parte de trás de um notebook com SSD sendo desmontada por duas mãos.
Descubra a diferença entre 4GB e 8GB de RAM (Foto: Reprodução/Shutterstock)

Mas qual modelo de notebook i3 SSD eu devo escolher? O que possui 4GB ou 8GB de memória RAM? Essa é uma dúvida comum e vamos responder agora.

Quanto maior a quantidade de memória RAM, mais rápidos serão os processos e maior será a quantidade de arquivos que ela pode suportar “em espera”.

Se você precisa de uma máquina mais potente, sugerimos que dê uma olhada nos modelos de 8GB de RAM. Mas caso seu uso seja básico, como o de estudos, por exemplo, o modelo de 4GB de RAM já garante uma boa performance.

Veja opções notebook i3 4GB SSD

Escolhemos 4 modelos de notebook i3 4GB SSD para você decidir qual o melhor para você. Os modelos garantem bom desempenho em funções básicas e por isso possuem um preço menor que os modelos de 8GB.

Vamos à lista!

Dell Inspiron 3000 i15-3501-M25

O notebook Dell Inspiron 3000 i15-3501-M25 vem de fábrica com o processador i3 de 10ª geração, podendo chegar até a 3,4GHz de clock máximo. Sua tela de 15,6 polegadas suporta a resolução HD, o que significa que tem uma qualidade inferior ao padrão de monitores e TVs atualmente, que é Full HD.

Seu SSD de 256GB garante boa velocidade para inicializar o sistema operacional e salvar e acessar os arquivos no dia a dia. Os 4GB completam as configurações que não são as mais potentes, mas entregam boa experiência ao usuário, desde que não exija demais desse notebook i3 SSD.

Caso o usuário deseje, ele pode expandir a memória RAM em até 16GB com novos pentes.

Prós

  • A Dell é uma marca com ótima qualidade
  • Possibilidade de expansão de memória RAM
  • Teclado padrão ABNT2

Contras

  • Seu clock base não permite tarefas mais pesadas
  • Teclado não é iluminado
  • Tela tem resolução apenas HD

Vaio FE14 VJFE42F11X-B0331H

Se você procura um notebook i3 SSD 4GB com um design sofisticado, o Notebook Vaio FE14 VJFE42F11X-B0331H pode ser uma opção interessante. Contando com uma tela de 14 polegadas, o laptop possui apenas 19,8mm de espessura e pesa só 1,55kg.

Com o i3 de 10ª geração, SSD de 128GB e memória RAM de 4GB, o modelo tem uma ótima autonomia de bateria, prometendo entregar até sete horas de uso contínuo sem estar conectado na tomada.

É importante ressaltar que esse notebook i3 SSD vem de fábrica com o sistema operacional Linux, não o Windows. Muitos usuários não têm familiaridade com ele.

Prós

  • Ótima autonomia de bateria
  • Design sofisticado
  • Fino, o modelo possui apenas 19,8mm de espessura

Contras

  • SSD de 128GB tem pouco espaço para salvar arquivos
  • Teclado não é iluminado
  • Sistema operacional é Linux

Dell Inspiron 5000 i14-5406-OS10SF

Se você procura versatilidade, o Notebook Dell Inspiron 5000 i14-5406-OS10SF pode suprir suas necessidades. Esse é um notebook 2 em 1, o que significa que você pode utilizar o modo tablet pois a tela é sensível a toque.

Possuindo quatro modos de uso (notebook, tablet, tenda, apresentação) o modelo conta com o bom processador i3 da 11ª geração, possuindo um clock inicial de 3,00GHz e um SSD de 128GB.

O ponto positivo é que a memória RAM de 4GB pode ser expandida até os 16GB. Outro ponto positivo é o teclado padrão ABNT2 ser retroiluminado, além de possuir o leito de impressão de digital, dando mais segurança a suas informações pessoais.

Prós

  • Processador i3 da 11ª geração
  • Pode ser utilizado como tablet
  • Tela sensível ao toque
  • Teclado padrão ABNT2 retroiluminado, possuindo também leitor de digitais

Contras

  • Conta apenas com SSD de 128GB, pouco espaço para guardar arquivos

Modelos de notebook i3 8GB SSD

Iremos analisar agora modelos de notebook i3 8GB SSD. Selecionamos o que consideramos com boas tecnologias em relação ao preço. Se você quiser ver mais opções de notebooks com 8GB, mas não que não sejam apenas i3, recomendamos a nossa lista com os melhores notebooks de 8GB de RAM em 2021.

Acer Aspire 3 A315-56-35ET

Se você precisa de espaço no SSD para guardar seus arquivos, o Notebook Acer Aspire 3 A315-56-35ET é uma excelente opção.

Além de contar com o processador i3 da 10ª geração, o modelo possui um SSD de 512GB de capacidade. Os 8GB de memória RAM completam o setup. É possível instalar ainda mais SSDs para aumentar a capacidade.

O modelo conta também com um teclado numérico auxiliar, ampliando o conforto na hora de digitar números. A bateria também possui boa capacidade, prometendo até sete horas de autonomia.

Você pode conferir mais opções da linha na lista de melhor notebook Acer Aspire 3!

Prós

  • SSD de 512GB de capacidade
  • Teclado padrão ABNT2 e teclado numérico auxiliar
  • Possibilidade de expansão de SSD
  • Boa autonomia de bateria

Contras

  • Baixa frequência base do processador impede tarefas mais pesadas

Notebook Samsung Book E45

Quem procura uma tela com boa resolução para assistir a filmes e séries encontra no Notebook Samsung Book E45 uma opção interessante. Sua tela de 15,6 possui a resolução Full HD (1920x1080 pixels), dando mais qualidade as imagens. É a melhor tela entre os produtos da lista até aqui.

O processador i3 é da 10ª geração, possuindo clock máximo de 2,1GHz. Os 8GB de memória RAM auxiliam no processamento das tarefas e evitam travamentos. O modelo conta ainda com um SSD de 256GB, suficiente para estudar e usar arquivos mais leves.

Este modelo também chama atenção por conta das suas entradas, tendo opção de USB-C, USB 3.0 e 2.0, além de entrada para cartão de memória.

Como alternativa ao Notebook Samsung Book 45, fizemos uma análise completa de outros dois modelos da mesma fabricante. Confira qual o melhor notebook Samsung i3: Book E30 vs Book E40;

Prós

  • Resolução Full HD da tela
  • Boa variedade de conexões

Contras

  • Baixa frequência base do processador impede tarefas mais pesadas
  • Teclado não é retroiluminado

Macbook Apple Air Intel Core i3 13,3"

Quem tiver mais para gastar e não se preocupa com o valor pode encontrar opções com ótimo desempenho e design. Selecionamos o Macbook Air Intel Core i3 da Apple.

Contando com o processador i3 que tem ótimo desempenho no ecossistema da Apple, conta ainda com 8GB que são mais que suficientes para desempenhar até funções mais pesadas no Macbook Air.

A tela de 13,3 polegadas é de retina, com resolução máxima de 2560x1600 pixels, sendo um Full HD aprimorado. A tecnologia True Tone completa o setup da tela, ajustando automaticamente o ponto de branco da tela à iluminação ambiente.

A bateria do Macbook Air i3 promete entregar 11 horas de navegação na internet ou até 12 horas, reproduzindo mídias. No entanto, caso seja utilizado aplicativos mais pesados, esse tempo pode diminuir.

Você pode ver mais opções de MacBooks por aqui.

Prós

  • Resolução de 2560x1600p, um Full HD aprimorado
  • Ecossistema Apple, que gera mais performance ao notebook
  • Leve e fácil de ser transportado

Contras

  • Não permite upgrades que sejam instalados facilmente
  • Preço elevado se comparado às outras opções da lista