Notebook i5 preto

Melhor notebook i5: veja 14 modelos com o processador intermediário

Descubra o motivo do notebook i5 ser um ótimo investimento para o home office e conheça os melhores modelos do mercado

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 13 min. de leitura.

Compartilhe:

Comprar um bom notebook i5 não precisa ser uma tarefa árdua. Atualmente no mercado existem diversas opções com características que agradam todos os gostos. Com uma performance mais que adequada para tarefas mundanas e um valor acessível, um notebook com processador i5 é uma ótima alternativa para muitas pessoas.

Marcas populares como Samsung, Acer, Dell e Lenovo reconhecem a eficiência de um processador i5. Mesmo sendo considerado um chip intermediário, ele apresenta um ótimo desempenho para estudos, trabalhos e até alguns jogos. Se você tem interesse em comprar uma máquina dessas, nós já adiantamos a sua pesquisa.

Dica: antes de conferir nossas sugestões, que tal conhecer um pouco mais dos notebooks equipados com esse chip da Intel?

Por que comprar notebook i5?

A imagem realça um adesivo colado em um notebook i5 que indica qual processador a máquina utiliza
Um notebook i5 é um computador intermediário, mas que serve para muito mais do que se imagina (Reprodução/Shutterstock)

A Intel é uma das maiores fabricantes no meio da informática e ela se destaca pelos seus processadores. A família Intel Core traz, até então, quatro tipos de processadores: i3, i5, i7 e i9, que possuem diferentes usos e diferentes gerações. Mas num geral, esses processadores são classificados como:

  • Intel Core i3: Básico
  • Intel Core i5: Intermediário
  • Intel Core i7: Completo
  • Intel Core i9: Top de Linha

Sobre o i5, primeiramente é necessário fixar que um notebook com esse processador é destinado para a vida cotidiana. Isto é, trabalhos, estudos, navegar nas redes sociais, assistir vídeos e filmes em plataformas de streaming. Esse é o ponto forte do chip.

Se você está buscando uma máquina que rode jogos pesados em resoluções altíssimas, a recomendação é que compre um notebook com processador mais avançado, como um i7 ou i9. Isso e uma placa de vídeo potente, já que as placas integradas ao processador, mesmo que sejam i7 ou i9, são incapazes de rodar esses jogos.

Interessado numa máquina mais potente? Confira nossa lista com os melhores notebooks i7 de 2021.

Notebook i5 em estrutura de madeira, apresentando dois adesivos: um que indica o processador da máquina e outro que indica sua placa de vídeo.
Até mesmo um notebook com processador i5 de geração mais antiga pode ser equipado com componentes poderosos, como placas de vídeo GeForce da NVIDIA (Reprodução/Shutterstock)

Atualmente, o notebook i5 é uma das melhores opções do mercado. E o motivo disso é o aumento constante da necessidade de home office e EAD. Com diversos brasileiros precisando se adaptar a uma vida confinada, o real se tornou virtual. Para a realização de tarefas como trabalhar e estudar, o notebook com processador i5 é a opção mais barata, com um desempenho mais do que o suficiente.

E não se engane pelas famílias dos processadores. Esses chips também são especificados de outras formas, como pela sua geração, modelo e consumo de energia. Então, dependendo do produto, um i5 pode servir muito melhor que um i7, e ter um custo reduzido.

Com tudo isso em mente, confira nossas sugestões de modelos e escolha o notebook i5 ideal para você!

Já que um notebook i5 serve tão bem para o cotidiano, será que é mesmo interessante gastar muito dinheiro com modelos mais atuais? Leia nossa matéria sobre e descubra por si mesmo se um notebook i9 vale a pena!

Samsung Book X30 NP550XDA-KF2BR

Iniciando com o notebook i5 Samsung Book X30, esse é um ótimo modelo para tarefas mais mundanas, como navegar em redes sociais e estudar. Ele é equipado com um processador Intel Core i5 de 11ª geração, com velocidade de 2,40GHz até 4,20GHz. Isso, unido com sua tela de 15,6 polegadas com tecnologia antirreflexo e resolução Full HD, o destaca como um ótimo modelo para assistir filmes e séries, além de rodar alguns jogos mais leves.

Esse notebook com processador i5 também possui uma memória adequada. Sua memória RAM é do tipo DDR4 2666MHz com 8GB de capacidade, expansível para até 32GB. Além disso, seu SSD tem capacidade de até 256GB. Tudo isso é mais que suficiente para as atividades mais cotidianas.

Sobre sua conectividade, o notebook i5 Samsung Book X30 apresenta diversas entradas. Ele é equipado com uma porta USB-C, uma porta USB 3.0, uma porta USB 2.0 e entrada HDMI. Dessa maneira, não é necessário se preocupar com suas conexões. Para um notebook intermediário focado em estudos, esse modelo é mais que suficiente.

Vantagens desse notebook i5

  • Tela grande de ótima qualidade
  • RAM de 8GB e SSD de 256GB que garantem bom desempenho
  • É um notebook intermediário ideal por um valor acessível

Se o notebook i5 mais básico ainda tem valor que extrapola o esperado, não se preocupe! Veja modelos ainda mais em conta na nossa lista de melhores notebooks i3 em 2021.

Acer Aspire 5 A514-54G-586R

O próximo notebook i5 é o Acer Aspire 5. Ele tem um preço mais salgado que o anterior, mas suas configurações explicam isso. Ele é semelhante ao produto acima na memória, pois também possui memória RAM de 8GB e SSD de 256GB. Mas é possível um upgrade de até 512GB para o SSD e até 20GB para a RAM.

Seu processador i5-1135G7 é Quad Core, ou seja, equipado com 4 núcleos e 8 threads, com uma frequência de até 4.20GHz. Mas esse notebook i5 se destaca pela sua placa de vídeo. Sua NVIDIA GeForce MX350 traz para a máquina um desempenho mais veloz que o comum. A tecnologia NVIDIA Maxwell garante uma boa edição de imagens e vídeos, e a NVIDIA Optimus permite que o usuário faça muito mais do que o exigido, enquanto economiza energia.

Seu exterior é estiloso e compacto, com a cor Safari Gold e apenas 1,8cm de espessura. Assim fica fácil levar o produto para qualquer lugar. A tecnologia de Wireless UM-MMO 2X2 permite uma conexão mais rápida que o padrão. Além disso, o notebook é equipado com entrada USB 3.2 Tipo C, o padrão da nova geração.

Com uma bateria de até 8 horas de autonomia, já está claro que esse produto é ideal para o uso no dia a dia. Mesmo sendo considerado intermediária, essa máquina é bem atualizada e uma das melhores opções de notebook i5 atualmente.

Vantagens desse notebook i5

  • Estrutura estilosa e compacta que facilita a mobilidade
  • RAM de 8GB e SSD de 256GB, ambos expansíveis para mais espaço de armazenamento
  • Placa de vídeo NVIDIA GeForce MX350 torna o modelo ainda mais veloz

A Acer é uma marca muito conhecida no mercado, com diversas linhas diferentes, que usam tecnologias diferentes. Se está interessado em saber que outro processador é muito utilizado na Acer, confira nossa lista sobre melhores notebooks Ryzen 5 em 2021.

Lenovo Flex 5i 82LT0003BR

Seguindo a lista, temos o notebook i5 Lenovo Flex 5i. Ele é um modelo com design sofisticado e elegante, além de trazer recursos inéditos, como por exemplo sua tela Multitouch Full HD WVA de 14”. Seguindo com as adições, essa máquina garante a sua privacidade com um leitor de impressão digital que, além de tornar o produto mais seguro, agiliza o acesso do usuário.

Mas definitivamente, seu maior destaque é a sua flexibilidade. O produto é nomeado como “Flex” pois sua tela é projetada para girar em até 360º. Dessa maneira, a máquina atende suas necessidades tanto como notebook, tanto como tablet. Algumas versões podem incluir até mesmo uma caneta digital.

Sua memória DDR4-3200MHz é de 8GB soldada, enquanto seu armazenamento SSD alcança 256GB. Esse notebook i5 é equipado com placa de vídeo Intel Iris Xe Graphics e teclado retroiluminado. Suas laterais são compostas por três portas USB 3.2, uma entrada HDMI, um leitor de cartões e entrada para Microfone/Headset.

Com tantos recursos inéditos e um valor que não extrapola a média, esse notebook com processador i5 é um dos melhores no quesito custo-benefício.

Vantagens desse notebook i5

  • Tela multitouch e dobrável para maior conforto durante o uso
  • RAM de 8GB e SSD de 256GB que garantem bom desempenho
  • Garantia de privacidade com leitor de impressão digital

Acer Aspire 5 A514-54-568A

Retornando para a Acer, esse notebook i5 não apresenta tantas diferenças em relação ao Acer Aspire citado anteriormente. O valor do modelo A514-54-568A é até menos elevado, e a explicação é clara: esse notebook não possui a placa de vídeo dedicada do outro modelo. Equipado com uma Intel Iris Xe Graphics, essa versão pode ser um pouco inferior no quesito de edição de imagens ou vídeos e até para rodar jogos.

Todavia, o modelo também tem suas qualidades. O A514-54-568A se destaca por seus 512GB de SSD. De resto, é muito semelhante, apresenta 8GB de RAM, tela de 14 polegadas Full HD, design ultrafino, processador i5-1135G7 e as mesmas conexões.

Com todas essas características, o notebook i5 Acer Aspire 5 A514-54-568A consegue ser mais barato que o anterior. Dessa forma, para usuários que não necessitam de uma placa de vídeo, esse modelo serve perfeitamente.

Vantagens desse notebook i5

  • Estrutura estilosa e compacta que facilita a mobilidade
  • RAM de 8GB e SSD de 512GB, espaço de sobra para todos seus arquivos
  • Processador de 11ª geração com um bom desempenho

Lenovo IdeaPad 5i 82LT0005BR

O Lenovo IdeaPad 5i, de versão 82LT0005BR é um notebook i5 leve e compacto. Ele se adequa bem ao home office, pois é equipado com uma câmera HD de 720p, além de uma porta de privacidade. O notebook i5 também vem com uma tela Full HD antirreflexo de 14 polegadas, sendo fácil realizar videoconferências com a melhor qualidade possível.

Além disso, a máquina é equipada com memória RAM DDR4-3200MHz de 8GB e SSD de 256GB. Suas conexões incluem duas entradas USB 3.1, uma USB 3.0 e uma porta para HDMI, além de um leitor de cartões 4 em 1 (SD, SDHC, SDXC, MMC).

Também trazendo a tecnologia de tela 360º e um teclado retroiluminado, esse modelo é flexível e duradouro, com uma bateria que alcança até 10h. Uma ótima opção para quem busca um modelo intermediário, mas não inova muito em comparação à versão 82LT0003BR, citada anteriormente.

Vantagens desse notebook i5

  • Tela multitouch e dobrável para maior conforto durante o uso
  • Bateria de longa duração, atingindo até 10h de autonomia
  • RAM de 8GB e SSD de 256GB que garantem bom desempenho

A linha Lenovo Ideapad é extensa e não se limita a apenas processadores da Intel, como também usa chips da principal rival. Quer saber mais sobre? Confira nossa lista com os melhores notebooks Ryzen 7 em 2021.

Samsung Book NP550XDA-KH3BR

Outra ótima opção de notebook i5 intermediário é o Samsung Book NP550XDA-KH3BR. Ele possui design de cor cinza chumbo elegante e uma arquitetura bem atualizada. Seu processador é um Intel Core i5-1135G7, uma das mais recentes gerações, além de também trazer o Windows 11 instalado de fábrica.

Sobre seu armazenamento, a máquina possui 512GB de SSD, já sua memória RAM alcança até 8GB. Quando o assunto é assistir filmes ou séries, esse notebook se destaca com sua tela de 15.6 polegadas Full HD LED antirreflexiva. Ele também traz recursos como webcam e microfone integrado, além de diversas entradas USB e uma HDMI.

É um produto de excelente qualidade, mas seu valor pode sair salgado dependendo de onde pesquisa. Por isso, confira nossa vitrine, compare os preços e decida qual a melhor maneira de comprar seu novo notebook i5.

Vantagens desse notebook i5

  • Apresenta uma tela grande e de ótima qualidade
  • Possui RAM de 8GB e SSD de 512GB, espaço de sobra para todos seus arquivos
  • Webcam e microfone embutidos, para qualquer um que precise participar de videoconferências

Dell Inspiron 5000 i5402-M10S

O primeiro notebook i5 da Dell que recomendamos é o Inspiron i5402-M10S. Ele é equipado com um processador Intel Core i5 1135G7 de 11ª geração com 4 núcleos e 8 threads. A frequência desse chip é de 2.40 GHz até um máximo de 4.20 GHz.

Ele é ideal para reuniões online, com sua tela LED FULL HD de 14 polegadas e sua webcam com resolução de 720p. Além disso, é equipado com 2 alto-falantes e uma entrada para microfone. Também traz 2 portas USB 3.1, uma USB-C, uma entrada HDMI e um leitor de cartões.

Esse notebook com processador i5 é fino e leve, com espessura de 1,79cm e peso de 1,42kg. Além disso, é uma opção com uma memória adequada, com 8GB de RAM DDR4-3200 MHz, expansível para até 32GB. Já seu armazenamento SSD chega até 256GB.

Vantagens desse notebook i5

  • Estrutura leve e compacta que facilita a mobilidade
  • SSD de 256GB e RAM de 8GB, com upgrade para até 32GB
  • Processador de 11ª geração com um bom desempenho

Dell Inspiron 5000 i14-5406

Ainda na linha Inspiron, temos o notebook i5 de versão 5000 i14-5406. Ele se parece muito com o anterior, tendo o mesmo processador i5-1135G7, o mesmo armazenamento SSD de 256GB e a mesma memória RAM de 8GB. Porém, esta última pode se expandir a até no máximo 16GB.

Mas a grande alteração dessa versão, que também altera o valor do notebook, é sua tela que pode dobrar a até 360º. Ela é touchscreen e é projetada para com vários modos flexíveis – notebook, para digitar; tablet, para desenhar ou estudar e tenda ou apresentação, para entretenimento e jogos. Definitivamente uma opção válida, mas com um valor um pouco mais elevado que a anterior.

Vantagens desse notebook i5

  • Estrutura leve e fina que facilita a mobilidade
  • SSD de 256GB e RAM de 8GB, com upgrade para até 16GB
  • Tela touchscreen e dobrável para maior conforto durante o uso

Samsung Galaxy Book S

O Samsung Galaxy Book S é um notebook i5 que se destaca entre os modelos ultrafinos. Isso por que sua espessura é ínfima, com apenas 1,18cm. Já seu peso é fora do comum. Com 950 gramas, esse produto é extremamente leve e garante conforto e facilidade para levá-lo a qualquer lugar.

Ele é completamente feito de alumínio, na cor cinza mercúrio. Já sua tela, é um tanto menor que o comum, com 13,3 polegadas, apenas. Porém, ela compensa isso por ser touchscreen e Full HD. Seu teclado ABNT2 é do tipo membrana e sua placa de vídeo é uma Intel UHD Graphics G7. Já sua memória não inova tanto: uma memória RAM de 8GB. Seu armazenamento é de 256GB.

Mas seu grande diferencial é seu processador incomum: um processador Intel Lakefield Core i5-L16G7. Esse componente se assemelha aos chips de arquitetura ARM que prometem um ótimo desempenho unido a um baixo consumo de energia.

Quer saber mais? Então dê uma olhada nesse review completo que fizemos do Samsung Galaxy Book S!

Vantagens desse notebook i5

  • Estrutura durável, leve e compacta, que facilita a mobilidade
  • SSD de 256GB e RAM de 8GB, espaço mais que suficiente para a vida cotidiana
  • Processador que promete ótimo desempenho e consome pouca energia

Dell Inspiron 5000 i5402-M20S

Esse notebook i5 é uma evolução direta da versão i5402-M10S. Também é equipado com um Intel Core i5 de 11ª geração, memória RAM de 8GB e SSD de 256GB. Sua tela e teclado retro iluminado também são os mesmos da versão mais antiga, assim como suas portas laterais.

Mas então, o que muda nesse modelo? Sua placa de vídeo dedicada. Mais uma vez trazendo a NVIDIA GeForce, esse notebook é equipado com a placa da versão MX330, GDDR5 de 2GB. Esse produto é um pouco mais caro que seu antecessor, mas o valor compensa com a adição da GeForce. Agora, além de trabalhar e estudar, também é possível editar imagens e vídeo e rodar jogos leves.

Vantagens desse notebook i5

  • Equipado com a excelente placa de vídeo NVIDIA GeForce MX330
  • SSD de 256GB e RAM de 8GB, com upgrade para até 32GB
  • Processador de 11ª geração com um bom desempenho

Acer Aspire Nitro 5 AN517-52-56PR

Retomando a linha Acer Aspire, o notebook i5 Nitro 5 AN517-52-56PR é uma excelente opção para aqueles que desejam trabalhar, estudar e jogar no tempo livre. Seu SSD é de 512GB, o dobro do normal, enquanto sua memória RAM segue o padrão de 8GB. Esse notebook gamer possui um processador um pouco atrasado, sendo ele um i5 de 10ª geração, mas compensa em suas outras configurações.

O grande destaque dessa máquina é sua placa de vídeo: uma NVIDIA GeForce GTX 1650. Equipada com 4GB GDDR6, ela garante uma ótima experiência para os aficionados por jogos. Mas não para por aí. Sua tela de 17,3 polegadas Full HD tem taxa de atualização de 144Hz, o que gera uma ótima vantagem nos jogos competitivos.

Esse notebook com processador i5 é mais que o suficiente para lidar com o home office e para aproveitar os games no tempo livre.

Vantagens desse notebook i5

  • Tela gigantesca, com taxa de atualização que garante vantagem em jogos online
  • RAM de 8GB e SSD de 512GB, espaço de sobra quaisquer arquivos e programas
  • Equipado com a placa de vídeo NVIDIA GeForce GTX 1650, um grande destaque do mercado

Lenovo Yoga 7i

Yoga é o nome da família de notebooks ultrafinos da Lenovo, e a nossa sugestão da vez é o Lenovo Yoga 7i. Esse notebook i5 em equipado com o processador Intel Core i5-1135G7, Tiger Lake de 11ª geração, memória RAM de 8 GB DDR4 3200 MHz, SSD de 256GB e placa de vídeo integrada Intel Iris Xe Graphics G7.

Seu sistema operacional de fábrica é o Windows 10 e ele traz uma webcam HD de 720p, perfeita para realizar videoconferências. Sobre sua tela, ela tem funcionalidade touchscreen e tem tamanho de 14″ polegadas com resolução Full HD. Além disso, a tela é completamente dobrável.

Esse produto tem 1,77 cm de espessura e pesa apenas 1,43 kg, sendo fácil de utilizar em qualquer ambiente. O design desse notebook i5 é considerado premium, com construção em alumínio na cor grafite, cantos levemente arredondados, tela com bordas finas e linhas discretas.

Todavia, o modelo é um tanto salgado. Com um teclado retro iluminado que não possui a lateral numérica e apenas 2 portas USB-C e 1 porta USB-A, esse notebook i5 pode não valer muito a pena para aqueles que desejam economizar.

Vantagens desse notebook i5

  • Estrutura leve e compacta que facilita a mobilidade
  • Tela dobrável Full HD com funcionalidade touchscreen
  • RAM de 8GB e SSD de 256GB que garantem bom desempenho

Dell G15 i1100-M30P

Mantendo os preços ainda no alto, o notebook i5 Dell G15 i1100-M30P é uma opção incrível para o público gamer. O modelo é equipado com o processador Intel Core i5-11400H e memória RAM de 8GB DDR4 com 3200 MHz de frequência. Já seu armazenamento SSD alcança até 512GB. A máquina possui Windows 11 como seu sistema operacional padrão.

Sua tela tem tamanho de 15,6 polegadas, com resolução Full HD e frequência 120 Hz. O que combina bem com sua placa de vídeo NVIDIA GeForce RTX 3050 com 4GB de VRAM. Ela promete um desempenho acima do normal tanto para se divertir com seus games favoritos ou trabalhar em atividades de design ou edição profissionais.

Sua estrutura de alumínio em cor grafite é um tanto robusta. Com uma espessura de 2,49cm e peso de 2,55kg, essa máquina pode ser um pouco desconfortável para alguns usuários. Principalmente pois seu teclado retro iluminado segue o padrão internacional, que exclui o “ç”.

Ainda assim, é um notebook i5 potente para games de configurações altas, servindo bem para trabalhos que envolvem edição de vídeo ou renderizações 3D também. Mas vale ressaltar que seu valor é tão alto quanto seu desempenho.

Vantagens desse notebook i5

  • Equipado com uma tela grande e Full HD
  • Equipado com a excelente placa de vídeo NVIDIA GeForce GTX 3050, uma das melhores da atualidade
  • Memória RAM de 8GB e SSD de 512GB, suficiente para trabalhar, estudar e armazenar jogos

Dell G15 15-5511

Por fim, o Dell G15 15-5511 é um notebook i5 com processador de 11ª geração, 6 núcleos e 12 threads. Sua memória RAM é de 16GB e armazenamento interno SSD de 512GB. Sua RAM acima do normal é seu grande diferencial, pois o resto de suas configurações são parecidas com o produto citado acima.

Sua tela também é Full HD com 15,6 polegadas, o que é um certo padrão para notebooks gamers. Mas fora de padrão é sua placa de vídeo, que também é uma NVIDIA GeForce RTX 3050 com as mesmas especificações.

Esse modelo de estrutura em alumínio e cor grafite também traz um teclado retro iluminado, assim como sua limitação que elimina a letra “ç”, por ser de padrão internacional. Não existem diferenças em suas entradas, que são duas portas USB 2.0, uma USB 3.1, uma USB-C e uma entrada HDMI.

Assim como seu antecessor, é um notebook i5 caro e destinado principalmente a games. Isso também o torna mais que perfeito para qualquer atividade de home office ou EAD.

Vantagens desse notebook i5

  • Equipado com uma tela grande e Full HD
  • Equipado com a excelente placa de vídeo NVIDIA GeForce GTX 3050, uma das melhores que existem
  • Memória RAM de 16GB e SSD de 512GB, garantindo ainda mais espaço para todos seus arquivos

Depois disso tudo, é fácil pensar que a Intel domina o universo dos processadores. Porém, não é bem assim. Confira uma lista da maior competidora da Intel e descubra quais são os melhores notebooks Ryzen em 2021.