Homem mexe em notebook linux cinza em cima de mesa branca

Melhor notebook Linux em 2021: 7 modelos com o sistema operacional

O notebook Linux é uma alternativa interessante para quem quer investir um valor mais em conta em um novo dispositivo

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 6 min. de leitura.

Compartilhe:

Atualmente, saber como economizar na hora de um dispositivo com bons recursos é mais do que necessário e, nesse caso, o notebook Linux torna-se uma excelente alternativa. Essa opção ainda envolve uma boa variedade de versões do sistema, como muitos programas gratuitos.

Por outro lado, é preciso ter atenção na hora de seguir esse caminho. O fato é que um notebook com Linux também requer um pouco mais de experiência por parte do usuário. Mas, calma, nós vamos explicar melhor esse ponto e também todos os diferenciais envolvidos nessa decisão de compra!

Antes de seguir adiante nesta lista, vale a pena se inteirar um pouco mais no assunto.

Quais as vantagens de um notebook Linux?

Em geral, quando a escolha é um notebook Linux, há diversas vantagens que merecem o devido destaque. Uma delas é justamente o preço, principalmente porque não é necessário obter uma licença do sistema operacional. Isso permite que dispositivos possam ser vendidos com um valor reduzido, uma vez que o fabricante não precisará incluir a chave do software.

Outra grande vantagem é que o Linux ocupa menos espaço, principalmente quando comparado ao Windows. Existem inúmeras versões dele, mas, geralmente, não é necessário mais do que 10GB livres para sua instalação. Por fim, um notebook com Linux envolve mais segurança, já que a incidência de malwares pode ser menor, por exemplo.

Entretanto, o principal ponto negativo (se podemos chamar assim) é que seu uso demanda um pouco mais de dedicação. Isso ocorre porque o Linux permite que o administrador possa ter um controle superior no sistema. Mas, para poder explorar todo seu potencial, é necessário investir em um conhecimento avançado do OS. Além disso, algumas configurações e até mesmo programas dependem de comando específicos, o que pode ser estranho para usuários iniciantes.

Dito isso, veja abaixo as sete melhores opções de notebook com Linux para comprar em 2021.

Dell Inspiron 3000 i15-3501-U25

Um bom exemplo de notebook i3 Linux para quem prioriza bom custo-benefício. O modelo já vem de fábrica com o sistema operacional Ubuntu Linux 20.04, além de processador Intel Core i3, tela HD de 15,6 polegadas retroiluminada por LED e bordas bem finas.

Ele ainda dispõe de SSD de 256GB do tipo NVMe x4 e também 4GB de memória RAM. Como destaque, ele também apresenta teclado numérico e é considerado um dispositivo bastante leve com apenas 1,91kg, ou seja, perfeito para quem prioriza mobilidade na sua rotina!

O que esse notebook Linux tem de bom?

  • Tela grande, com 15,6 polegadas
  • Armazenamento SSD
  • Teclado numérico
  • É leve, bom para mobilidade

Acer Aspire 3 A315-56-569F

Além de ser um notebook Linux, o modelo A315-56-569F vem com processador Intel Core i5 Ice Lake de 10ª geração, que garante um ganho em desempenho se comparado às gerações anteriores da família Aspire 3. Além disso, eles dispõe de GB de RAM e SSD 256GB NVMe.

Ele também conta com tela HD de 15,6 polegadas e painel do tipo TN com 60Hz. Assim como o notebook com Linux anterior em nossa lista, esse também é considerado um dispositivo extremamente leve, com menos de 2kg, o que garante facilidade na hora de leva-lo junto com você sempre que quiser.

O que esse notebook Linux tem de bom?

  • Tela grande, com 15,6 polegadas
  • Armazenamento SSD
  • Teclado numérico
  • Leve, bom para mobilidade

Lenovo IdeaPad 3i 82CGS00100

Já o Lenovo IdeaPad 3i é um notebook gamer Linux que aposta em um visual discreto e também um conjunto de hardware atual. Aliás, ele conta com o corpo em azul camaleão que, dependendo do ângulo de visão, muda de tonalidade! O dispositivo vem equipado com processador Intel Core i5 de 10ª geração, 8GB de RAM e armazenamento SSD de 256GB.

Diferente dos outros modelos citados anteriormente nessa lista, ele não é um notebook Linux muito leve e, por isso, não é tão prático quando se trata da mobilidade. No entanto, ele dispõe de ótimo desempenho para jogos, com tela Full HD e ampla fidelidade das cores por conta do painel WVA (parecido com o IPS).

Sua placa de vídeo, a GeForce GTX 1650, é um modelo bom para rodar jogos ou fazer trabalhos gráficos, mas não é top de linha. Dependendo do quanto o jogo exigir da máquina, é possível que você precisa abaixar as configurações para que rode em uma boa taxa de FPS.

O que esse notebook Linux tem de bom?

  • Tela grande, com 15,6 polegadas
  • Armazenamento SSD
  • 8GB de RAM
  • Painel tipo WVA
  • Placa de vídeo GeForce GTX 1650

Acer Aspire Nitro 5 AN515-54-574Q

Outra boa opção de notebook gamer Linux de entrada que garante bom desempenho na hora de rodar jogos e programas mais pesados. Vale reforçar que, para isso, é necessário considerar reduzir os gráficos ou realizar um upgrade depende do perfil de uso.

Além de ser um notebook Linux, ele conta com a vantagem do armazenamento SSD de 512GB, tela Full HD de 15,6 polegadas com bordas finas e taxa de atualização de 60Hz. Seu processador Intel Core i5 é de 9ª geração e dispõe ainda de RAM com 8GB – o que faz toda a diferença para evitar possíveis travamentos. Há também a possibilidade de fazer um upgrade para 32GB para rodar games mais pesados.

O que esse notebook Linux tem de bom?

  • Tela Full HD de 15,6 polegadas
  • Armazenamento SSD 512GB
  • Bateria com autonomia de até 7h de uso básico
  • Placa de vídeo dedicada GTX 1650

Acer Aspire Nitro 5 AN515-54-79YX

Outro notebook Linux que faz parte da família Acer Aspire Nitro 5. O modelo possui processador Intel Core i7 de 9ª geração e ainda memória RAM de 16GB, com possibilidade de expansão para 32GB. Mas é improvável que você precise fazer essa atualização, já que a memória que vem de fábrica é bem boa.

Além disso, ele conta com placa de vídeo dedicada NVIDIA GeForce GTX 1650, o que proporciona bom desempenho para diferentes jogos, embora talvez exija que você diminua as configurações gráficas de lançamentos mais pesados.

No quesito armazenamento interno, ele também não deixa a desejar – ele vem equipado com SSD de 512GB. Além disso, tem slot hibrido com a possibilidade de inclusão de um HD SATA III de até 2TB se você precisar de mais espaço para salvar seus arquivos. No entanto, o HD não vem de fábrica, teria que ser adquirido à parte.

O que esse notebook Linux tem de bom?

  • Tela Full HD de 15,6 polegadas
  • 16GB de memória RAM deve dar conta até de atividades pesadas
  • Armazenamento SSD 512GB
  • Possibilidade de incluir até 2TB HDD SATA III
  • Placa de vídeo dedicada GTX 1650
  • Teclado com iluminação

Dell G3 G3-3500

Outra boa pedida de notebook com sistema Linux que compõe a família G3 Dell. O modelo conta com processador da linha H de 10ª geração da Intel (i5-10300H), focada em performance. Além disso, tem RAM de 8GB. Em relação ao processamento gráfico, ele traz a GeForce GTX 1650, que garante bom desempenho para jogos e até mesmo atividades profissionais.

Esse notebook Linux dispõe ainda de 256GB de SSD do tipo NVMe. Em geral, seu conjunto consiste em dispositivo de entrada, ideal para jogos. Outro diferencial é a sua tela de 15,6 polegadas Full HD, com painel tipo WVA, que é semelhante ao IPS, enquanto a frequência é de 120Hz, mais alta do que outros modelos da lista, favorecendo bastante uma boa experiência gamer.

O que esse notebook Linux tem de bom?

  • Tela Full HD de 15,6 polegadas WVA com 120Hz de frequência
  • Armazenamento SSD 256GB
  • Placa de vídeo dedicada GTX 1650
  • Teclado iluminado

Acer Predator Helios 300 PH315-52-79VM

E, para fechar a nossa lista, nada mais justo do que o notebook Linux Acer Predator Helios 300. O modelo vem com processador Intel Core i7 de 9ª geração, bem como GPU GeForce RTX 2060, uma placa de vídeo bem mais potente do que a GTX 1650 que aparece em outros produtos da lista.

Além disso, ele possui 16GB de RAM e 256GB de SSD PCIe NVMe somado a um HDD de 1TB.

Um diferencial interessante desse notebook é o seu visual, com tampa e também base do teclado em alumínio, o que lhe confere modernidade e resistência. Vale mencionar ainda sua tela Ful HD de 15,6 polegadas e painel do tipo IPS com frequência de 60Hz.

O que esse notebook Linux tem de bom?

  • Tela Full HD de 15,6 polegadas IPS/ 60Hz
  • Armazenamento SSD 256GB + HDD de 1TB
  • Placa de vídeo dedicada RTX 2060
  • 16GB de RAM

Se mesmo depois de conferir essas 7 opções de notebook com Linux você ainda não ter certeza se essa é uma boa escolha, pode ser uma boa pedida optar por um dispositivo com Windows.