Foto de uma mulher assistindo a um vídeo em um notebook para estudar

Melhor notebook para estudar 2022: 16 modelos a partir de R$ 2.100

Escolher um notebook para estudar depende do seu perfil e do tipo de estudo. Conheça 16 opções em várias faixas de preço!

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 13 min. de leitura.

Compartilhe:

Ter um notebook para estudar é de grande ajuda no dia a dia. Você pode acessar vídeo-aulas, participar de aulas EAD, fazer pesquisas na internet, editar documentos, entre outras tarefas. No entanto, escolher o melhor notebook para estudo em meio a tantas opções no mercado não é uma tarefa fácil. Por isso, nós montamos uma seleção com alguns dos melhores modelos vendidos no Brasil.

Entre os modelos escolhidos para a nossa lista, há opções de todas as marcas e com diferentes configurações. Assim, conseguimos ajudar tanto o consumidor que busca algo mais “básico” até aqueles mais exigentes, que precisam de uma configuração mais potente.

Como escolher qual o melhor notebook para estudar?

Foto de uma pessoa fazendo anotações e olhando para um notebook para estudos
Veja como escolher o melhor notebook para estudar (Foto: Shutterstock)

Nós selecionamos apenas modelos que custam acima dos R$ 2.100, pois é a partir daí que começam surgir as boas opções, que não devem apresentar travamentos no dia a dia. Mas você deve estar se perguntando: qual o melhor notebook para estudar?

A escolha aqui vai depender do seu perfil de usuário e de quais aplicativos você precisa usar na hora de estudar. Os modelos um pouco mais baratos possuem uma ficha técnica simples, e são indicados para navegação na internet, uso de editores de texto, entre outras ferramentas leves.

Já as opções com i5 ou superior são consideradas intermediárias ou top de linha e trazem mais potência. Elas são boas para aqueles que pretendem rodar programas pesados, sejam eles editores, modeladores 3D, e outros usados em sala de aula.

Obviamente, o preço caminha lado a lado com o “poder de fogo” do hardware do aparelho. Então, quanto melhor o hardware, mais caro será o notebook para estudar. Veja abaixo as indicações de notebooks que preparamos.

Galaxy Book Go

O primeiro notebook para estudar da nossa lista é o Galaxy Book Go, que chega equipado com o processador Snapdragon 7c. É um chip desenvolvido por uma fabricante de processadores de smartphones, e a proposta aqui é trazer algumas das vantagens dos celulares para o notebook, por exemplo, melhor autonomia de bateria.

Esse modelo é leve e compacto. Por isso, vai ser fácil levá-lo para a escola ou faculdade. Além disso, ele possui um teclado macio, já chega com Windows 10 de fábrica e tem um SSD de 128GB, espaço que deve ser o suficiente para guardar uma boa quantidade de arquivos de estudo. O principal destaque desse notebook bom e barato para estudar é a sua tela, que tem, 14 polegadas e resolução Full HD, ideal para quem busca imagens em alta resolução.

Por que o Galaxy Book Go é um bom notebook para estudar?

  • Tela com resolução Full HD é ótima para vídeo-aulas
  • Processador é potente para ferramentas leves, como editores de texto
  • SSD de 128 GB deixa o notebook ainda mais rápido
  • É leve e fácil de transportar
  • Tem boa autonomia de bateria

Lenovo IdeaPad 3i 82BS000JBR

Outro notebook bom e barato para estudar é o Lenovo IdeaPad 3i. Aqui temos um processador Intel i3 de 10ª geração, chip que oferece o desempenho necessário para navegação na internet, uso de editores de texto, entre outras ferramentas casuais. No entanto, fique atento e não abra muitos apps ou abas de internet de uma vez, pois ele só tem 4GB de memória RAM.

Assim como o modelo anterior, esse é leve e compacto, o que facilita o transporte. O SSD é de 256GB, e além de deixar o sistema rápido e fluido, também tem um bom espaço de armazenamento. Por falar em sistema, esse notebook para estudo já chega com Windows 11 instalado, o novo sistema operacional da Microsoft.

Por que o Lenovo IdeaPad 3i 82BS000JBR é um bom notebook para estudo?

  • Intel i3 de 10ª geração entrega bom desempenho em apps mais usados pelos estudantes
  • 256 GB de SSD combina velocidade com bom espaço de armazenamento
  • É leve e fácil de transportar
  • Já chega com Windows 11 de fábrica, sistema mais atualizado da Microsoft

Vaio FE14

Para quem está buscando um notebook para estudar que tenha tela Full HD, o Vaio FE14 é mais um dos modelos disponíveis com preço acessível. A tela aqui tem 14 polegadas e alta definição, o que é ótimo na hora de assistir vídeo-aulas, ou mesmo aquele filminho num momento de descanso.

Esse modelo possui processador i3 de 10ª geração, por isso é indicado para softwares leves e navegação na internet. Assim como o anterior, a memória RAM é de 4GB, mas o SSD é um pouco menor (128GB). Porém, você pode fazer o upgrade. Esse notebook é bem fino e leve, pesando apenas 1,5kg.

Por que o Vaio FE14 é um bom notebook para estudar?

  • Tela Full HD é ótima para assistir vídeo-aulas
  • Processador tem desempenho o suficiente para programas mais usados em estudos
  • SSD deixa o sistema rápido
  • Bateria tem autonomia de 7 horas

Asus X515EA-BR1275W

Se você busca um notebook para estudar que seja mais atualizado, esse modelo da Asus é a escolha certa! Ele possui processador i3 de 11ª geração, que além de melhorias no desempenho, também tem maior autonomia comparado a 10ª geração. Além disso, o notebook também já chega com Windows 11 instalado, que traz novas ferramentas e maior fluidez no sistema.

No entanto, em prol de um hardware mais atualizado, será necessário abrir mão de alguns destaques dos modelos anteriores, por exemplo, a tela Full HD. O notebook para estudo da Asus tem uma tela de 15,6 polegadas, mas traz a resolução HD. Ele possui 4GB de memória RAM e 256GB de armazenamento interno em formato de SSD, mas com a possibilidade de expansão.

Por que o Asus X515EA-BR1275W é um bom notebook para estudar?

  • Processador de 11ª geração está mais potente e econômico
  • Bateria tem boa autonomia
  • Já chega com Windows 11 instalado, que traz novas ferramentas
  • SSD deixa o sistema rápido

Lenovo IdeaPad S145 81V70008BR

Outro notebook da Lenovo bom para estudar é o IdeaPad S145, e essa versão vai agradar quem é amante dos processadores AMD. Ela chega equipada com o Ryzen 5 3500U, consideravelmente mais potente que os processadores dos modelos anteriores. Como o notebook possui 8GB de memória RAM, o usuário consegue rodar alguns programas um pouco mais exigentes com bom desempenho.

A linha IdeaPad S145 já é famosa entre os consumidores e busca trazer custo-benefício. Esse notebook tem um SSD de 256GB instalado, que combina boa velocidade de transmissão de dados e uma quantidade “ok” de armazenamento interno. No entanto, você pode fazer o upgrade tanto para um SSD maior, quanto instalar um HD adicional e usar o armazenamento híbrido. A tela acaba sendo um dos pontos fracos, pois tem resolução apenas HD.

Por que o Lenovo IdeaPad S145 81V70008BR é um bom notebook para estudo?

  • Processador Ryzen é potente e roda softwares mais pesados que o “casual”
  • 8 GB de memória RAM evita travamentos no uso do dia a dia
  • É compacto e fácil de transportar
  • SSD de 256 GB deixa o sistema rápido e entrega boa capacidade de armazenamento

IdeaPad 3i 82BSS00200

Mais um modelo IdeaPad 3i aqui na nossa lista, desta vez com um processador mais potente que o já citado. Aqui temos o i5 10210U, um chip classificado como intermediário, mas que aguenta rodar alguns softwares mais pesados, como o Photoshop, editores de vídeo, entre outros, tudo em nível amador. Com os 8GB de memória RAM, esse notebook para estudo não deve apresentar travamentos no dia a dia.

Ele tem o mesmo design e acabamento de outros da linha, e preza pela leveza e portabilidade, o que é requisito de muitos estudantes. O armazenamento interno é feito por um SSD de 256GB, componente rápido e com uma quantidade de memória “ok” para boa parte dos estudantes. O IdeaPad 3i também apresenta boa bateria, mas a tela é um ponto fraco, pois tem resolução apenas HD.

Por que o IdeaPad 3i 82BSS00200 é um bom notebook para estudar?

  • Processador i5 é potente e roda programas de estudos que são mais pesados
  • Tem 8 GB de memória RAM para evitar travamentos no dia a dia
  • SSD de 256 é rápido e tem um armazenamento “ok”
  • É compacto e fácil de transportar
  • Bateria tem boa autonomia

IdeaPad 3 82MFS00100

Assim como citamos uma versão melhor do IdeaPad com Intel, também é justo que citemos o upgrade da versão com processador AMD! Esse notebook para estudar usa o chip Ryzen 5500u, um modelo que se encaixa na categoria intermediária e dá um show em desempenho no multi-tarefas, então se você usa algum software um pouco mais pesado nos seus estudos, é provável que esse notebook dê conta do recado.

A memória RAM é de 8GB, o que é o suficiente para uso no dia a dia. O armazenamento interno é de 256GB no formato SSD, e apesar de o notebook ser indiscutivelmente rápido por isso, a quantidade de espaço pode ser pouco para alguns usuários, e neste caso será necessário o upgrade. Um ponto importante é que esse computador para estudar possui tela Full HD, uma vantagem interessante perante os modelos anteriores.

Por que o IdeaPad 3 82MFS00100 é um dos melhores notebooks para estudar?

  • Tela Full HD é ótima para assistir vídeo-aulas
  • Processador Ryzen 5500u tem um ótimo desempenho em programas de estudo
  • 8 GB de memória RAM evita travamentos no dia a dia
  • 256 GB de SSD deixa o computador rápido
  • É compacto e fácil de transportar
  • Tem boa autonomia de bateria
  • Sistema Linux é bom para programadores

Samsung Book X30 NP550XDA-KF2BR

Esse é o modelo atualizado do Samsung Book X30. Além da adição do i5 de 11ª geração, também trouxe o SSD já de fábrica, que era um dos pontos negativos da versão com i5 de 10ª geração. O processador foi feito para rodar tarefas do dia a dia com ótimo desempenho e também alguns softwares mais pesados. Então, se o seu uso é acima do casual, mas não “hardcore”, o X30 deve dar conta do recado.

Além do processador i5 de 11ª geração, esse notebook para estudar também traz 8GB de memória RAM e 256GB de armazenamento interno, e em ambos os casos é fácil de fazer o upgrade, já que o acesso aos componentes é facilitado. O sistema operacional aqui é o Windows 10, mas o notebook já tem a atualização para o Windows 11 garantido pela Samsung!

Por que o Samsung Book X30 NP550XDA-KF2BR é um bom notebook para estudo?

  • Processador i5 de 11ª geração dá conta de vários softwares de estudo com bom desempenho
  • SSD de 256GB deixa o notebook rápido
  • Tem upgrade garantido para o Windows 11
  • É compacto, leve e tem bom acabamento

Acer Aspire 5 A514-54-54LT

Esse notebook para estudar usa o mesmo processador do modelo anterior, o i5 1135G7, e também traz a mesma quantidade de memória RAM (8GB) e SSD de 256GB. Com um hardware igual, é esperado que o desempenho também seja semelhante, então essa será uma alternativa para o modelo da Samsung, caso você não tenha preferência de marcas na hora de comprar.

A tela também tem 14 polegadas e resolução Full HD, excelente na hora de assistir vídeo-aulas, ou mesmo curtir aquela série no momento de descanso. O Acer Aspire 5 é um pouco mais compacto, mas aceita upgrade tanto de memória RAM quanto de armazenamento interno, já que possui uma entrada SATA adicional, que pode ser usada para a instalação de um HD.

Por que o Acer Aspire 5 A514-54-54LT é um bom notebook para estudo?

  • Processador i5 de 11ª geração dá conta de vários softwares de estudo com bom desempenho
  • SSD de 256GB deixa o notebook rápido
  • Tela Full HD proporciona boa qualidade de imagens
  • É compacto, leve e tem bom acabamento

Aspire 5 A515-54-58KB

Outro notebook bom para estudar e que tem processador i5 de 10ª geração é esse modelo do Apire 5. O desempenho é acima dos modelos básicos, mas não chega a ser indicado para usuários “hardcore”, que precisam usar softwares muito pesados para estudar, ou mesmo gostam de jogar no tempo livre.

Apesar de ter uma ficha técnica semelhante aos anteriores, aqui temos um diferencial importante: 512GB de armazenamento em SSD. Sabemos que algumas áreas de estudo demandam muito espaço para guardar arquivos... Por isso, esse computador para estudo deve suprir esse problema sem que o usuário precise comprá-lo já pensando em upgrade, apesar de ser possível.

Por que o Aspire 5 A515-54-58KB é um bom notebook para estudar?

  • 512 GB de armazenamento em SSD é muito espaço
  • Processador é potente para uso em programas populares para estudar
  • É compacto e fácil de transportar
  • Aceita upgrade de memória RAM e SSD

Samsung Book NP550XDA-KH3BR

Gostou da ideia de ter 512GB de armazenamento interno, mas deseja um notebook mais atualizado? Então a escolha ideal é esse modelo do Samsung Book, pois ele chega equipado com i5 de 11ª geração e com Windows 11 instalado de fábrica. O novo processador é mais potente que a geração anterior e trabalha melhor o gerenciamento de energia, o que resulta em uma melhor autonomia.

Outra vantagem desse notebook para estudar é a tela de 15,6 polegadas com resolução Full HD, o que é excelente para quem precisa assistir vídeo aulas, e também pretende usar o aparelho para curtir aquele filme na Netflix. Por ser um modelo intermediário, esse aparelho não possui placa de vídeo dedicada.

Por que o Samsung Book NP550XDA-KH3BR é um bom notebook para estudo?

  • 512GB de armazenamento em SSD é muito espaço
  • Hardware atualizado de 11ª geração é ótimo para estudos
  • É compacto e fácil de transportar
  • Aceita upgrade de memória RAM e SSD
  • Possui tela Full HD, ideal para quem assiste muitas vídeo-aulas

Acer Aspire 5 A514-54-719N

Se você usa algum software mais pesado na hora de estudar e os modelos com Intel i5 podem não dar conta de rodá-lo com bom desempenho, então a solução é subir um nível e pegar um notebook para estudar com processador i7. Esse modelo da linha Aspire 5 usa o i7 1165G7, consideravelmente mais potente que os processadores anteriores, feito para quem precisa rodar programas pesados.

A memória RAM é de 8GB, mas, para aproveitar melhor todo o poder do processador, você pode expandi-la. O SSD é de 512GB, o que deve ser suficiente para boa parte dos usuários, mas também é possível fazer o upgrade, tanto dele, quanto instalando um HD. A tela é a cereja do bolo e possui resolução Full HD para imagens em alta resolução.

Por que o Acer Aspire 5 A514-54-719N é um bom notebook para estudo?

  • Processador i7 é mais que o suficiente para estudos
  • 512 GB de armazenamento interno oferece um bom espaço para guardar arquivos
  • Possui tela Full HD para vídeo-aulas em alta definição
  • Aceita upgrades de memória RAM e armazenamento interno
  • Bateria dura até 8 horas

VivoBook 15 X513EP-EJ231T

Algumas áreas de estudo demandam programas que precisam de um processamento gráfico melhor. Por isso, os notebooks com placa de vídeo dedicada acabam sendo a melhor escolha. O VivoBook 15 é um desses. Além de um processador i7 de 11ª geração, ele também traz a placa de vídeo MX230, um modelo de entrada, mas que já dá um “boost” no processamento gráfico do aparelho.

Esse notebook para estudar é consideravelmente mais potente que os anteriores justamente por ter placa de vídeo dedicada. Ele traz 8GB de memória RAM e mantém o SSD de 512GB, bem como a tela Full HD para imagens em alta resolução. Além disso, é um modelo que pesa apenas 1,7kg e, por ser fino, é fácil de levar para a faculdade.

Por que o VivoBook 15 X513EP-EJ231T é um dos melhores notebooks para estudar?

  • Placa de vídeo dedicada ajuda em programas que precisam de processamento gráfico
  • Tem processador i7 de 11ª geração para melhor desempenho
  • SSD de 512GB entrega um bom espaço de armazenamento
  • É leve e muito fino

MacBook Air com M1

Sabemos que o MacBook Air é caro, mas, se você tem condições de comprar um, com certeza não irá se arrepender. A começar pela portabilidade, esse aparelho é pequeno, fino e muito leve, pesando menos de 1,3kg, e ainda conta com uma carcaça resistente feita de alumínio.

O seu grande destaque é o processador M1, consideravelmente mais rápido que os concorrentes com processadores Intel. Junto ao macOS, esse notebook para estudos oferece um ótimo desempenho, seja em tarefas básicas do dia a dia, ou mesmo em softwares pesados, editores, entre outros.

Ele possui 256 GB de armazenamento interno, mas aceita upgrades de até 2TB. Além disso, a vantagem do macOS é ter alguns softwares exclusivos, principalmente voltados para a área de edição. A cereja do bolo é a bateria, que dura incríveis 18 horas!

Por que o Macbook Air com M1 é um bom notebook para estudo?

  • Processador M1 é consideravelmente mais potentes que rivais Intel
  • macOS possibilita o estudante a ter softwares exclusivos
  • Aceita upgrade de SSD
  • Bateria dura incríveis 18 horas
  • É muito leve e tem carcaça de alumínio

Galaxy Book Pro

O Galaxy Book Pro é talvez um dos melhores notebooks para estudar vendidos aqui no Brasil. Ele possui um hardware potente e traz o processador i7 de 11ª geração, que junto aos 16GB de memória RAM, não deve apresentar travamento nem mesmo em softwares mais exigentes.

Armazenamento interno também não é um problema com esse aparelho, pois ele conta com 1TB de SSD do tipo NVMe, que é ainda mais rápido que o convencional. Além disso, o notebook da Samsung é fino e leve, pesando pouco mais de um quilo.

A Samsung caprichou na tela desse notebook bom para estudar, que usa tecnologia AMOLED para cores mais vívidas e um ótimo contraste de preto. A resolução é Full HD, e as bordas finas ajudam a dar mais imersão de conteúdo ao usuário. Para completar, ele oferece um pareamento rápido a dispositivos Bluetooth e conta com uma bateria que dura até longa duração, com carregamento rápido.

Por que o Galaxy Book Pro é um bom notebook para estudo?

  • Processador i7 de 11ª geração roda praticamente qualquer programa de estudos
  • 16GB de memória RAM evita travamentos e engasgos
  • 1TB de armazenamento interno dá para guardar muitos arquivos
  • Possui tela com cores vívidas graças a tecnologia AMOLED
  • Bateria tem boa autonomia e conta com carregamento rápido

Galaxy Book Pro 360

Outro modelo que figura entre os melhores notebooks para estudar é o Galaxy Book Pro 360. Assim como o citado anteriormente, este possui um formato compacto e é muito leve, pesando pouco mais de um quilo.

O processador i7 de 11ª geração também foi mantido, bem como a memória RAM de 16GB, o que significa que o desempenho será o mesmo do Galaxy Book Pro. O armazenamento interno foi reduzido pela metade e aqui tem 512GB no padrão NVMe, mais rápido que os SSDs convencionais.

A maior diferença fica para a tela. Ela mantém a resolução Full HD e tecnologia AMOLED, mas traz o destaque de ser touch, ou seja, você pode usar o Galaxy Book Pro em modo tablet. O novo recurso deixa a interação com o notebook ainda mais prática, e o usuário pode inclusive fazer desenhos com a caneta S Pen, que acompanha o aparelho.

Por que o Galaxy Book Pro 360 é um bom notebook para estudar?

  • Tela touchscreen é ótima para quem estuda desenhos
  • Processador i7 roda programas pesados sem grandes problemas
  • Tem 16 GB de memória RAM para evitar travamentos
  • 512 GB de armazenamento interno ainda é um ótimo espaço
  • É um notebook compacto e leve

Não encontrou o notebook para estudar ideal de acordo com suas necessidades? Não tem problema, pois ainda temos várias outras listas, inclusive divididas por preços! Veja abaixo as nossas indicações:

Também temos indicações de notebooks baratos para comprar no Brasil, bem como notebooks voltados para o trabalho.