Notebooks de diversas cores empilhados um em cima do outro

Ele é um computadores portátil: a principal vantagem do notebook é justamente a de poder ser usado em qualquer lugar. Em vez de ficar preso a uma mesa, você pode trabalhar, estudar e jogar onde quiser, seja no sofá, na cama ou até mesmo levando em uma viagem.

Aqui, nós temos diversos artigos recomendando notebooks por muitas categorias. Nosso propósito é te ajudar a comprar melhor, não te empurrar computadores. Sendo assim, você não verá apenas indicações de laptops ao longo desse artigo, e sim links para as listas de produtos que podem te interessar.

Você também irá aprender como realizar diversas configurações, personalizar o seu computador e até mesmo resolver alguns problemas. Pense na economia que você vai fazer ao aprender como consertar pequenos erros que qualquer notebook pode apresentar. Claro que, se não entender do que está fazendo, é melhor chamar um técnico. Não precisa trabalhar 100% na ousadia!

Com isso, confira abaixo nossas indicações, dicas, macetes para comprar o melhor laptop para você, além de como resolver erros e problemas!

Notebooks cinzas alinhados em mesa de madeira
Não vão faltar recomendações e dicas sobre notebooks (Fonte: Shutterstock/Alexander Ivchyk)

Notebooks - os melhores e mais vendidos

Você quer saber quais notebooks consideramos os melhores aqui? Nós temos uma lista completa com todos os modelos, para todos os objetivos. Além disso, também temos uma listagem completa atualizada de mês a mês, mostrando quais são os notebooks mais vendidos aqui no site. Confira a seguir!

Quer saber como a história dos laptops começou?

Gosta de história e de saber como a tecnologia de computadores avançou até a chegada dos notebooks? Então veja agora mesmo nossa reportagem especial contando a história do primeiro computador!

Os notebooks que avaliamos

Com alguns dias de uso, avaliamos os notebooks abaixo, atribuindo uma nota a eles, descrevendo em detalhes como foi a nossa experiência e recomendando para que tipo de usuário eles são mais indicados. Confira nossos reviews completos a seguir!

  • Positivo Motion Plus Q464B, um computador básico, mas bastante acessível
  • Lenovo Ideapad S145, um intermediário com SSD rápido e ideal para trabalhar, mas com tela de resolução apenas em HD.
  • Acer Aspire 5, uma das melhores alternativas de laptop intermediário, mas não indicado para jogos
  • Samsung Book E30, um notebook básico e fácil de fazer upgrade
  • Samsung Galaxy Book S, o primeiro da nova linha de ultrafinos da Samsung
  • Acer Aspire Nitro 5, notebook gamer de entrada ideal para começar a jogar seus games favoritos
  • Samsung Book X30, bom laptop intermediário, mas com melhores opções na mesma faixa de preço
  • Samsung Book X40, notebook intermediário com placa de vídeo dedicada, bom para qualquer tarefa, mas sem ser excelente em nenhuma.
Notebook Samsung cinza com a tela aberta sobre mesa preta
Levando a categoria de intermediário a sério, o Samsung Book X40 é competente em qualquer tarefa, mas sem ser o melhor em nada

Nossas análises de ficha técnica

Além do trabalho de avaliação prática dos laptops, também conferimos a ficha técnica completa destes notebooks. Se você ainda não está familiarizado com os termos técnicos usados nessa ficha, nós esmiuçamos e traduzimos tudo o que ela quer dizer. Além disso, avaliamos se o conjunto dessa ficha é um computador ideal para o que ele se propõe. Confira nossas análises de ficha técnica a seguir!

  • Será que o Dell Inspiron 14 5000 é bom? Veja a análise de ficha técnica!
  • Será que o Vaio FE 14 é bom? Confira a análise de ficha técnica e as especificações do notebook!
  • Será que o Macbook Pro 2019 ainda vale a pena em 2021? Conheça a ficha técnica e suas especificações para tirar a conclusão!
Notebook Macbook com tampa semiaberta na tela inicial do Mac OS
O Macbook Pro 2019 foi lançado há dois anos, mas é bem possível que ele ainda seja um ótimo laptop (Fonte: Shutterstock/Achilleas Chiras)

Laptops específicos: os melhores para o que você precisa

Notebooks finos e ultrafinos

O objetivo do notebook é oferecer portabilidade, mas alguns são tão pesados que não cumprem bem esse propósito. Por outro lado, não faltam notebooks finos e ultrafinos que você pode levar e usar em qualquer lugar. Confira nossas listas com notebook finos, leves e também os da categoria de ultrafinos.

Notebooks Samsung Galaxy Book S abertos e enfileirados sob mesa branca, com homens olhando para ele
O Galaxy Book S da Samsung é o primeiro da nova linha de ultrafinos da marca (Fonte: Shutterstock/Cineberg)

Outros tipos e usos

Os computadores a seguir seguem categorias diferentes. Cada um tem vantagens e desvantagens bem específicas, como acessibilidade, rapidez e até mesmo boa resolução de tela.

  • Os Chromebooks são notebooks bem básicos, baratos e ideais para quem não fica baixando muitos arquivos. Conheça os melhores Chromebooks do ano!
  • Estes notebooks são rápidos e potentes o suficiente para que você trabalhe sem ficar esperando telas de carregamento. Veja os melhores notebooks rápidos e potentes de 2021!
  • Muitos laptops contam com telas de resolução apenas em HD, o que já é defasado. Para quem quer um notebook com uma tela boa para assistir a filmes e séries, é hora de conhecer os melhores notebooks Full HD de 2021!

Notebooks de acordo com os componentes

Por processador

O processador é, na maioria das vezes, o componente mais importante de um computador. É ele o responsável por rodar seus programas e jogos e um processador defasado significa um notebook mais lento.

Existem modelos de laptops que vêm tanto com os processadores AMD Ryzen quanto os Intel Core. A seguir, você confere os melhores notebooks de acordo com o processador!

  • Os melhores notebooks Ryzen do ano para quem é fã da AMD.
  • Os melhores notebooks Ryzen 5 para quem precisa de um notebook intermediário e prefere a AMD.
  • Os melhores notebooks i3 do ano para quem quer um laptop básico com processador Intel Core i3.
  • Os melhores notebooks i5 do ano para quem quer um laptop intermediário com processador Intel Core i5.
  • Os melhores notebooks i7 do ano para quem quer um notebook avançado com processador Intel Core i7.
  • Os melhores notebooks i9 para quem quer o máximo de performance em um computador portátil
Duas caixas de processador: uma azul à esquerda com processador Intel Core i9 e outra roxa com azul à direita com processador AMD Ryzen 9
Intel e AMD rivalizam há anos pela preferência dos fãs de computadores e laptops (Fonte: Shutterstock/Tester128)

Por memória RAM

A quantidade de memória RAM de um computador também é importante. Embora existam modelos com 4GB que vão atender a necessidades mais rotineiras e que exijam menos do computador, 8GB é a quantidade mais indicada para qualquer objetivo.

Sendo assim, não deixe de conferir nossa lista com os melhores notebooks com 8GB de RAM!

Por placa de vídeo dedicada

Se você quer um notebook para jogar ou usar programas pesados de imagem, então a placa de vídeo dedicada é mais importante até mesmo que o processador. É possível que você queira apenas um laptop para rodar jogos leves e saiba que uma placa integrada não irá te atender.

Ou que você quer aproveitar os principais lançamentos do mercado e jogá-los onde quiser. A seguir, é possível encontrar notebooks com placa dedicada de todos os tipos!

Placa de vídeo da linha GeForce RTX vista de cima
A placa de vídeo é uma peça essencial para quem quer aproveitar games recentes e as placas da linha RTX da NVidia são uma das melhores para isso (Fonte: Shutterstock/FeelGoodLuck)

Por unidade de armazenamento

A diferença de velocidade entre o HD e o SSD é notável. Além deles, também há o cartão eMMC, normalmente usado em Chromebooks e com capacidade bastante reduzida. Se você quer performance, no entanto, a resposta é só uma: um laptop com SSD!

Para entender melhor a diferença entre esses dois tipos de armazenamento para notebook e desktop, nós explicamos o que é SSD, além de um comparativo HD x SSD. Com eles, você entenderá como ambos funcionam e suas principais diferenças.

Sabendo isso, você já fica apto a escolher um dos melhores notebooks com SSD da nossa lista!

Os melhores laptops de cada marca

Entender como processadores, placas de vídeo, memória RAM e outros componentes é importante, mas não é a única maneira de escolher um notebook. De repente, você já tem uma marca favorita, ou que possui recursos de conectividade com seu celular, smart TV ou tablet, por exemplo.

Se esse é o seu caso, não faltam recomendações de laptops específicos para as principais marcas. Inclusive, temos um artigo específico comparando essas fabricantes, então separa uma aba para aprender como definir qual é a melhor marca de notebook para você e siga para as listas abaixo!

Samsung

Parte traseira de notebook Samsung aberta em mesa de madeira com decoração de livros e plantas ao fundo
A Samsung também é reconhecida como uma das melhores marcas de notebook, sendo especialmente indicadas para quem já tem celulares e tablets da marca (Fonte: Shutterstock/Lastroll)

Com notebooks de todas as categorias, a Samsung tem investido recentemente em ultrafinos como o Galaxy Book S, com excelentes recursos de conectividade com aparelhos da marca. Ainda assim, existem notebooks para todos os gostos e bolsos, como você verá abaixo.

Dell

Internacionalmente reconhecida por conta de seus notebooks robustos, a Dell conta com sua linha de computadores portáteis e laptops gamers, por meio de outra marca, a Alienware. Apesar de não contar com um ecossistema como o da Samsung, a Dell também conta com notebooks de todos os tipos.

Acer

Outra marca mundialmente reconhecida pelos seus notebooks, o foco da Acer também está em oferecer computadores para todos os gostos e bolsos, incluindo na área de games.

Lenovo

Apesar de a Lenovo também contar com linhas de celulares, sua linha de notebooks não costumam contar com opções tão interessantes de conectividade. Por outro lado, os preços de seus notebooks são mais acessíveis, mas sem perder performance.

Pedaço da ponta do notebook Lenovo cinza, com pequena etiqueta com a marca Lenovo na lateral dele
Queridinhos do público, a Lenovo se destaca por oferecer boas configurações a um bom preço (Fonte: Shutterstock/Luqman Noor Buat)

Outras marcas

Embora as marcas acima seja uma das melhores e não faltem opções de notebook, elas estão longe de serem as únicas. A seguir, você pode conferir nossas listas de melhores laptops por marca.

Melhores laptops pelo preço que você pode pagar

Nós podemos ser fãs de uma marca e entender tudo de hardware, mas algumas vezes o bolso aperta ao mesmo tempo que precisamos de um novo notebook. Aí não tem o que fazer, mas separar um orçamento e se manter fiel a ele.

Se o preço é o seu principal critério, então essas listas de notebooks são a melhor forma de conseguir o melhor computador que o seu bolso pode pagar.

Melhores notebooks por tipo de uso e profissão

Algumas profissões exigem softwares particulares, assim como as especificações técnicas necessárias para rodá-los perfeitamente. Não apenas isso, mas algumas atividades, mesmo que não profissionais, podem exigir um pouco mais do seu laptop. Com isso, veja nossas listas de notebooks preparadas com usos específicos em mente.

Homem apontando para tela de notebook preto com caneta, mostrando na tela um programa de projetos estruturais
Programas como o AutoCAD exigem computadores com mais performance (Fonte: Shutterstock/Fernando Blanco Calzada)

Quer um laptop para trabalhar em seus projetos de arquitetura? Então conheça os melhores notebooks para arquitetos!

Melhores notebooks para jogos

Homem jogando o game Cyberpunk 2077 em notebook preto com teclas vermelhas
Notebooks para games costumam contar com as melhores configurações para rodar de tudo (Fonte: Shutterstock/Marti Bug Catcher)

Os melhores acessórios para laptop

Além do próprio notebook, os acessórios vão te ajudar a ter uma experiência melhor. Um suporte, por exemplo, torna o uso do notebook no escritório mais confortável. Já uma capa é essencial para transportar seu computador com segurança. Sendo assim, conheça as melhores opções de acessórios para laptop a seguir.

Pessoa sentada no chão usando notebook no colo e segurando caneca de café na mão esquerda
Uma mesa para notebook será mais confortável do que trabalhar sentado no chão (Fonte: Shutterstock/Ivan Kruk)

Como configurar e usar seus acessórios para laptop?

Acessórios são legais, mas nem todos eles são fáceis de montar ou de usar. Por isso, confira os guias a seguir para configurar e utilizar os acessórios que comprou para o seu notebook!

Melhores guias para você aprender como comprar seu notebook

Até o momento, jogamos essa tonelada de informações e sugestões de notebooks por diversas categorias. Mas como saber que está comprando o laptop certo? Nós também vamos te ajudar com isso, então não deixe de conferir os guias de compras a seguir!

Homem com blusa xadrez vermelha olhando para uma mesa cheia de notebooks alinhados
Com os guias acima, você terá todas as ferramentas para decidir qual o melhor notebook para você! (Fonte: Shutterstock/Bodnar.photo)
  • Os notebooks da Apple são bem caros, mas os usuários os elogiam bastante. Mas será que o computador Apple é bom? Conheça os prós e contras e tire suas conclusões!
  • A rival Samsung também possui sua própria linha de computadores. Mas será que um notebook Samsung é bom? Confira e descubra.
  • A marca brasileira Avell se destaca por oferecer computadores de ótima performance. Antes de comprar o seu, confira os prós e contras e descubra se o notebook Avell é bom.
  • Outra gigante da tecnologia, a Lenovo possui diversas linhas de laptops no Brasil. Saiba se o notebook Lenovo é bom nesse guia.

Comparando notebooks

Você aprendeu nos artigos acima como escolher um notebook. Mas como compará-los e saber qual é o mais indicado para você? Se um notebook é melhor que o outro? Ou até mesmo se comprar um tablet é melhor que um laptop? Conferindo os guias a seguir, é claro!

Mulher sentada em frente a uma mesa de madeira com notebook, segurando um tablet com uma mão e um celular com a outra
Nem sempre um notebook será a melhor solução, mas você precisa saber como distinguir qual equipamento é o melhor para você (Fonte: Shutterstock/Artie Medvedev)

Como melhorar e configurar o seu laptop?

As especificações técnicas de um notebook são importantes para saber o quanto de performance ele pode oferecer. Só que sempre há espaço para melhora, caso saiba configurar seu computador.

Se você ainda não sabe, a gente vai resolver esse problema para você. Basta conferir os guias a seguir e aprender tudo o que precisa para melhorar seu notebook!

Ilustração em fundo preto mostrando silhueta de um processador rodeada por um acelerômetro apontando para o último nível
Overclock é uma prática que aumenta a performance dos seus componentes além do limite, mas que contém seus riscos (Fonte: Shutterstock/Panuwatccn)

Como usar o Windows 10 no notebook?

Tela do Windows 10 com janela de configurações e do menu Iniciar abertas
Apesar de estarmos perto do lançamento do Windows 11, muitas pessoas ainda utilizam versões anteriores ao Windows 10 (Fonte: Shutterstock/Omihay)

Apesar de ser o padrão há alguns anos e até mesmo com o anúncio do Windows 11, o Windows 10 pode causar confusão entre usuários acostumados com versões anteriores, especialmente a 8 ou 8.1. A seguir, confira os guias para se adaptar ao sistema em pouco tempo.

Como resolver problemas no notebook?

Notebook usado por homem negro apresentando mensagem de erro
Em algum momento essa mensagem de erro pode aparecer no seu laptop ou PC (Fonte: Shutterstock/Fizkes)

Eventualmente, pode ser que você se depare com algum problema no notebook para resolver. Muitos deles se resolvem apenas reiniciando o PC, mas alguns são um pouco mais complexos que isso. Para te ajudar a aproveitar seu computador ao máximo, também não faltam guias que montamos para te ajudar a solucionar problemas no laptop.

Homem negro olhando incrédulo para tela de notebook mostrando que algum programa está carregando
Computador lento é um dos principais motivos pelos quais um notebook passa a ser odiado, mas é um problema que pode ter solução (Fonte: Shutterstock/Prostock-studio)

Conheça o notebook mais caro do mundo!

Sabia que existe um notebook de 1 milhão de dólares e que ele nem é bom? Achou curioso? Então é só dar uma olhada no notebook mais caro do mundo para entender do que ele é feito e porque ele é tão caro!