Notebook Asus i5 divulgação

Notebook Asus i5 com 8GB de RAM e SSD é bom? Confira análise completa

Esse notebook Asus i5 tem configurações intermediárias por um preço bem acessível

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 5 min. de leitura.

Compartilhe:

O notebook Asus i5 X515JF-EJ360T é uma excelente pedida para quem está em busca de um computador novinho, com alto desempenho para os programas mais usados no dia a dia de trabalho e estudos e não quer gastar muito. Por tudo isso, ele é um dos notebooks mais buscados no Buscapé em 2022.

A ficha técnica conta o excelente Intel Core i5 1035G1, de 10ª geração, com um clock que vai de 1,0GHz a 3,6GHz. A memória RAM tem 8GB, uma capacidade excelente para trabalhar com multitarefas.

O armazenamento é SSD, um tipo de memória bem mais rápido do que os antigos HDs. A capacidade dela é de “apenas” 256GB. Esse parâmetro pode até desagradar quem precisa guardar muitos arquivos pesados na memória do computador, mas o usuário pode aumentar essa capacidade com uma outra unidade SSD no futuro.

Ainda tem mais! A tela é ótima para quem busca experiências visuais mais bacanas, e o notebook Asus i5 ainda tem design que favorece a portabilidade e uma placa de vídeo dedicada. Veja aqui embaixo as principais ofertas do produto e logo depois siga a leitura e conheça todos os detalhes do modelo!

Vaja também quais são os melhores notebooks Asus para comprarem 2022 e conheça as linhas Asus Zenbook, Asus Zenbook 14 e Asus Vivobook.

Tela para quem busca experiências superiores

Notebook Asus i5 divulgação tela
A tela do notebook Asus i5 tem a tecnologia NanoEdge, 15,6 polegadas e resolução Full HD. (imagem: Divulgação Asus)

Já ficou para trás o tempo em que o notebook era apenas uma ferramenta de trabalho. Muitos usuários fazem questão de um produto que também favoreça a experiência visual na hora do lazer. Ver filmes e séries com excelente qualidade é fundamental.

A tela do notebook Asus i5 X515JF de 15,6 polegadas oferece essa experiência. Ele tem a tecnologia NanoEdge que possibilita uma tela altamente estreita, com revestimento fosco antirreflexo e ângulo de visão que vai até 178 graus.

A resolução é Full HD, com 1920x1080 pixels. Isso significa uma alta definição, bem melhor do que aquela oferecida pelos painéis HD (de 1366x720 pixels).

Outro detalhe interessante é que a tela ocupa 83% da parte frontal do notebook. Ou seja, as bordas são bem fininhas, o que favorece uma maior imersão nos conteúdos. E, por falar no design...

Design que favorece a portabilidade

Notebook Asus i5 divulgação portabilidade
Leve e ultrafino, o Asus i5 X515JF é uma excelente opção para quem busca por portabilidade (imagem: Divulgação Asus)

O peso do Asus X515JF é de apenas 1,8kg e ele também é ultrafino, com menos de 2cm quando fechado. Definitivamente não chega a incomodar quando for preciso levá-lo em uma mochila.

A estrutura conta com um suporte de metal embaixo do teclado. Ela garante uma plataforma mais estável tanto para a hora de digitar quanto para o uso do touchpad. Essa estrutura ainda melhora a rigidez estrutural e oferece uma proteção extra ao notebook Asus i5 contra impactos.

Desempenho do notebook Asus i5 X515JF-EJ360T

Notebook Asus i5 divulgação desempenho
O desempenho do Asus i5 agrada bastante e vai bem além do básico (Imagem: Divulgação Asus)

O Asus X515JF é um excelente modelo para quem quer ir um pouco além do básico. O conjunto processador + memórias sugere que usuários intermediários não terão do que reclamar, mas ele tem ainda mais um trunfo: a placa de vídeo dedicada.

A GeForce MX130 é um modelo mais básico das placas fabricadas pela Nvidea. Ela não é suficiente para quem espera alto rendimento nos games ou alta velocidade em renderização. No entanto, uma placa dedicada, ainda que mais simples, garante um bom ganho de processamento gráfico, evitando a sensação de picotes na fluidez de imagens.

Mais um ponto alto no quesito desempenho é a boa capacidade de trabalhar com vários programas abertos ao mesmo tempo. Isso acontece porque o modelo tem 8GB de RAM, o que também minimiza a possibilidade de travamentos e deixa a inicialização do sistema mais rápida. O sistema operacional é o Windows 10.

Boa conectividade e carregamento rápido de bateria

Notebook Asus i5 divulgação bateria
O desempenho do Asus i5 agrada bastante e vai bem além do básico. (imagem: Divulgação Asus)

Há uma porta USB Tipo-C 3.2 no notebook Asus i5, e isso é uma grande vantagem. Essa é uma entrada USB que permite transferência de dados até 10 vezes mais rápida do que as conexões USB 2.0.

Como, hoje em dia, uma porta USB não basta, o modelo tem outras opções para que periféricos sejam ligados a ele. Há mais uma porta USB Tipo-A 3.2 e duas USB 2.0 Tipo-A. Além delas, há entrada para fone de ouvido ou headset, conector de áudio combinado de 3,5mm, leitor de cartão Micro SD, uma saída HDMI, Bluetooth 4.1 e Wi-Fi integrado.

Já a bateria conta com carregamento rápido. Com apenas 49 minutos na tomada é possível carregar 60% da bateria, que também tem com uma tecnologia de e proteção contra sobrecargas. Segundo a Asus, essa tecnologia aumenta a vida útil da bateria em até três vezes.

Alto custo-benefício

Notebook Asus i5 divulgação preço
O Asus i5 se destaca por ter bom desempenho por um custo que cabe no bolso. (imagem: Divulgação Asus)

Já deu para notar que boas características não faltam para esse notebook Asus i5, mas o mais bacana é que o conjunto, apesar de ter um desempenho bastante satisfatório, tem um preço bem competitivo.

Em maio de 2022 é possível encontrar ofertas por 3.191 reais, um preço que muitas vezes vemos para modelos bem inferiores. Ótima opção para quem está em busca de um notebook com alto custo benefício.

Boas alternativas a esse notebook

Caso esse não seja exatamente o modelo que você busca, conheça também outros notebooks na mesma faixa de preço:

Com o processador AMD Ryzen 5 5500U, 8GB de RAM, armazenamento SSD de 256GB, o Lenovo IdeaPad 3 82MF0003BR tem boas configurações para o dia a dia, mas a falta de uma placa de vídeo dedicada é uma desvantagem para quem busca desempenho para games.

Por outro lado, ele é ultrafino e tem apenas 1,65kg, o que agrada bastante a quem precisa andar como notebook para cima e para baixo. A tela Full HD de 15,6 polegadas favorece bastante quem curte ver filmes e séries no aparelho. As bordas são bem fininhas, o que aumenta a sensação de imersão nos conteúdos.

Esse é mais um modelo voltado para trabalhos mais simples e estudos, e sem uma placa de vídeo para melhorar a performance gráfica. O Acer Aspire 5 que você vê aqui em cima conta com o processador Core i3 1115G4, um chip mais modesto, mas que dá conta do recado para o usuário menos exigente.

Ele tem ainda 8GB de RAM e armazenamento SSD de 256GB. A tela é de 14 polegadas, com resolução Full HD. Isso faz com que o tamanho total dele seja um pouco menor e, consequentemente, mais fácil de levar na mochila. Se você não faz questão de uma tela grande, nem do desempenho para games, essa pode ser uma boa opção de compra.

E se você procura por modelos mais baratos, fica aqui mais uma sugestão. Confira a nossa lista com os melhores notebooks Asus i3 e encontre a melhor compra para você e o seu bolso!