Notebook gamer Dell G3 3590 com GTX 1050 é bom? Analisamos o modelo

Veja se vale a pena comprar o modelo mais barato da linha de notebooks gamer da Dell

Redação - ZoomEditor(a)

Publicado e atualizado 4 min. de leitura.

O Dell G3 3590 é um notebook gamer da Dell com processador de alto desempenho e placa de vídeo integrada recomendado para rodar jogos com mais qualidade e boa taxas de quadros por segundo (FPS). Na linha, há este modelo mais barato equipado com um Intel Core i5 9300H e uma placa de vídeo dedicada GeForce GTX 1050 para jogos menos exigentes.

Para complementar, o notebook tem memória RAM de 8 GB e um HD de 1 TB que é padrão na maioria dos aparelhos voltados para jogos. A bateria, no entanto, deixa bastante a desejar e dura cerca de três horas fora da tomada. Quer saber se vale a pena investir em um Dell G3 3590 com GTX 1050? Confira a análise de preço e ficha técnica, a seguir.

Leia também: Dell G3 vs Dell G5: qual é o melhor notebook gamer com GTX 1660 Ti?

Ficha técnica completa do notebook Dell G3 3590:

  • Tamanho da tela: 15,6 polegadas
  • Resolução da tela: Full HD (1920 x 1080 pixels)
  • Processador: Intel Core i5 9300H
  • Velocidade do processador: 2,4 GHz até 4,1 GHz
  • Núcleos do processador: 4
  • Memória RAM: 8 GB
  • Armazenamento: HD de 1TB
  • Slot M.2 para SSD: Sim
  • Placa de vídeo: NVIDIA GeForce GTX 1050 com 3GB de memória dedicada
  • Bateria: 3 células e 51 Wh
  • Portas USB: 1x USB 3.1 e 2x USB 2.0
  • Portas de vídeo: 1x HDMI 2.0
  • Portas de áudio: 1x combo (áudio + microfone)
  • Portas de rede: Ethernet (RJ-45)
  • Entrada para cartão SD: Leitor de cartão SD (SD, SDHC, SDXC)
  • Conexões sem fio: Wi-Fi 802.11ac e Bluetooth 4.1
  • Teclado retroiluminado: Sim
  • Tela sensível ao toque: Não
  • Dimensões (LxPxA): 36,5 cm x 25,4 cm x 2,16 cm
  • Peso: 2,34 kg
  • Sistema operacional: Windows 10 Home

Design

Assim como outros notebooks gamer, o Dell G3 3590 tem um estilo mais robusto. As bordas são quadradas e possuem linhas discretas na cor azul. O logo da fabricante na tampa está na cor azul também.

Toda a construção externa é feita de plástico, o que diminui o preço geral do notebook, mas diminui a resistência geral do aparelho. O formato do modelo também busca aumentar a refrigeração dos componentes internos.

Tela

A tela é de 15,6 polegadas com resolução Full HD (1920 x 1080) e tem tecnologia antirreflexo. Para completar, o display é IPS, que garante mais fidelidade nas cores mesmo em ângulos de visão maiores. A gama de cores do painel, no entanto, tem um alcance de 65% do espectro RGB, o que não é recomendável para quem quer trabalhar em edição com programas voltados para imagens como Photoshop, por exemplo.

Conheça o canal do Zoom no YouTube:

Desempenho

A placa de vídeo GTX 1050 e o processador Intel Core i5 9300H trabalham juntos para entregar uma boa performance em jogos mais leves. Por exemplo, você terá uma alta resolução no GTA 5 e mais de 60 quadros por segundo sem muitos problemas. Já em games muito atuais, como o Shadow of the Tomb Raider, o mais recomendável é uma configuração gráfica média.

Os 8 GB de memória RAM são suficientes para rodar os jogos, mas sem ter qualquer programa aberto em segundo plano. Se você precisar realizar muitas tarefas simultâneas, é recomendado comprar mais pentes e trocar para 16 GB ou mais. Vale lembrar que o notebook aguenta até 32 GB de RAM.

Notebook Dell G3 tem software que melhora desempenho nos jogos. (Foto: Divulgação/Dell)
Notebook Dell G3 tem software que melhora desempenho nos jogos. (Foto: Divulgação/Dell)

Armazenamento

O HD de 1 TB é suficiente para guardar muitas imagens e vídeos em alta resolução. Se você quiser ainda mais performance, é recomendado escolher um modelo do Dell G3 3590 que já vem com SSD instalado de fábrica ou comprar um armazenamento sólido separadamente.

Bateria

A bateria de 3 células e 51 Wh suporta até três horas sem estar conectada na tomada com brilho no nível médio. Ou seja, é possível usar o notebook longe de casa para tarefas básicas, como enviar e-mails, preencher planilhas, acessar sites, entre outras, mas não para jogar. É recomendado sempre estar conectado à energia, até para ter o desempenho máximo do notebook.

Recursos extras

O teclado é retroiluminado e o touchpad apresenta um deslize agradável. O botão modo Boost libera a capacidade da ventoinha para o máximo, o que diminui a temperatura das peças e garante mais desempenho para o computador.

O software Alienware aprimora configurações dos jogos e sistemas para resolver possíveis problemas e otimizar o tempo. Você poderá controlar melhor o seu hardware e software de acordo com o game escolhido, de uma maneira que não interfira na jogabilidade e em outras tarefas.

Conclusão

O Dell G3 tem uma capacidade boa para games leves em configurações altas e jogos mais pesados com gráficos no médio ou baixo. No entanto, por causa do sistema de refrigeração que não é muito potente, o desempenho poderá ficar melhor com um cooler externo.

Modelos como esses conseguem proporcionar o necessário para o jogador que deseja um desempenho intermediário sem precisar investir grandes valores, que começam na faixa dos R$ 4 mil. Contudo, é possível encontrar outros notebooks gamer com desempenho parecido, mas com sistemas de refrigeração melhores, como o Acer Aspire Nitro 5.

Confira as melhores ofertas para o notebook gamer dell G3 3590 no Zoom!

Confira ofertas para o Acer Aspire Nitro 5, outra opção de notebook com GTX 1050!

Leia também: