Pessoa sentada em barraca de camping mexendo em um notebook pequeno

Notebook pequeno, fino e leve: 8 opções para comprar

Listamos as melhores opções de notebook pequeno, fino e leve para você ter muita portabilidade sem perder qualidade

Filipe SallesRedator

Publicado e atualizado 6 min. de leitura.

Compartilhe:

Um notebook pequeno e leve é ideal para quem precisa de muita portabilidade. Afinal, hoje o computador é um companheiro que nos acompanha para cima e para baixo, para o escritório e para a sala de aula, no dia a dia ou em viagens.

Se esse é o seu caso, não é difícil encontrar um notebook ultraleve de uma das melhores marcas como Vaio, Acer, Lenovo, Asus e Samsung, mas aí entra a grande questão: qual é o melhor notebook leve para comprar em 2021?

Nós fizemos essa lição de casa e traz para você a resposta. Para essa lista selecionamos notebooks pequenos, com menos de 1,5kg e tela de no máximo 14 polegadas. Dessa forma, qualquer uma das opções cabe facilmente em uma mochila para notebook e ainda sobra espaço para um mouse, um HD externo, cabos, cadernos, documentos e o que mais você precisar.

Um detalhe: um notebook pequeno, fino e leve requer materiais de alta qualidade para que a integridade e a durabilidade estejam garantidas e, por isso, o preço tende a ser um pouco mais alto se comparamos com modelos maiores e com a mesma configuração. Se você quer uma máquina mais barata, confira as nossas listas de melhores notebooks entre 1500 e 2000 reais e melhores notebooks de até 2000 reais em 2021.

Leia Também: Os melhores notebooks de 2021: 33 modelos para usos variados

Notebook Samsung Galaxy Book S sobre mesa branca
O Galaxy Book S é uma boa opção de notebook fino (Foto: Divulgação/Samsung)

Vaio FE14

O Vaio FE14 tem algumas vantagens quando comparado ao modelo anterior de notebook pequeno, como a tela Full HD (1920 x 1080 pixels), que permite uma experiência visual bem mais bacana, e o armazenamento SSD de 256GB, que melhora a velocidade de processamento ao abrir e fechar programas.

Mesmo com essas melhorias, é bom saber que esse também é um notebook pequeno, fino e leve para as tarefas do dia a dia e não é o mais adequado para quem quer uma máquina para jogos ou programas mais pesados, como os de designer gráfico ou de edição de imagens.

Outros pontos interessantes são o design, que oferece 83% do espaço frontal para a tela, e a resistência ao derramamento de água. Estar protegido contra acidentes é sempre bom, né? Esse é um benefício desse notebook fino e leve.

Acer Aspire 5

Quanto melhor o processador, melhor para o usuário. Gastar um pouco mais no seu notebook fino e leve para ter um chip mais potente é uma boa ideia. O Acer Aspire 3 A514-53-59QJ, por exemplo, tem o Intel Core i5 1035G1, de 10ªgeração, um processador bem moderno e com desempenho excelente para o dia a dia.

Esse notebook pequeno tem ainda 8GB de RAM, uma vantagem considerável em termos de desempenho em relação a máquinas com RAM de 4GB. O armazenamento é SSD de 256GB.

Caso o usuário queira uma melhoria, pode apostar na instalação de mais um SSD no slot M.2 livre, aumentando a capacidade de armazenamento e melhorando o desempenho desse notebook leve. O lado negativo é a tela HD, mas isso ajuda a tornar o produto mais barato.

Lenovo IdeaPad Flex

A Lenovo também apresenta ótimos notebooks leves. Sem dúvidas o destaque é o Lenovo IdeaPad Flex 5i, com o processador Intel Core i7 1065G7 de 10ª geração, SSD de 256GB e RAM de 8GB.

Quando falamos sobre portabilidade, ele apresenta ainda mais uma vantagem: seu design. A tela multitouch tem abertura de 360 graus, o que permite que ele seja usado tanto como um notebook pequeno tradicional quanto como um tablet. Um verdadeiro notebook 2 em 1.

O IdeaPad Flex também conta com monitor Full HD (1920 x 1080), com 14 polegadas. A tela agrada bastante quem busca um notebook fino e leve para ver seu serviço de streaming preferido e também tem bom tamanho seja para a sala de aula ou para o escritório.

Asus Zenbook

Esse modelo do Asus Zenbook é um notebook leve com o processador Intel Core i5 10210U de 10ª geração, memória RAM de 8GB, SSD de 256GB e design que agrada muito quem busca alta portabilidade.

Esse notebook fino e leve tem apenas 1,48 kg e medidas de 1,59cm de altura, 32,3cm de largura e 21,1cm de profundidade. As bordas da tela são bem finas, o que possibilitam maior poder de imersão no conteúdo. Aliás, o monitor é Full HD e ocupa 86% da parte frontal do laptop, favorecendo a sensação de imersão nos conteúdos.

Mais um detalhe: ao apertar o ícone do numberpad na tela, um teclado luminoso aparece no touchpad do notebook. Uma saída bem inteligente e moderna para economizar espaço nesse notebook ultraleve!

Samsung Galaxy Book S

Outra façanha foi alcançada pela Samsung com o Galaxy Book S NP767XCM-K01BR. Esse é o menor da nossa lista, com apenas 1,18cm de altura, 30,5 de largura e 20,3cm de profundidade. Ele também é um genuíno notebook ultraleve, com 0,95kg.

O tamanho da tela Full HD é levemente afetado pela necessidade de redução de espaço e tem 13,3 polegadas. Já as demais configurações desse notebook pequeno agradam bastante: são 8GB de RAM e armazenamento SSD de 256GB.

O destaque do notebook ultraleve da Samsung, no entanto, é o processador Intel Lakefield Core i5-L16G7, que oferece bom desempenho com ótima eficiência energética. Aliás, a bateria do dispositivo suporta até 17 horas de reprodução de vídeo com uma única recarga, segundo a fabricante.

MacBook Air M1

Os MacBooks são conhecidos por serem compactos, embora não falte performance e qualidade de imagem. O MacBook Air vem com o processador M1, próprio da Apple. Além disso, seu SSD de 256GB e 8GB de memória RAM darão conta de qualquer tarefa rapidamente.

O destaque, claro, fica para a tela Retina, uma resolução maior que Full HD, entregando imagens belíssimas e com excelente fidelidade de cores, ideal para designers gráficos. O Mac OS também é simples de se adaptar e possui funções e atalhos que facilitam mexer no sistema.

Como um notebook pequeno, sua tela é de 13,3 polegadas, mas sua qualidade de imagem é bem melhor. Além disso, o MacBook Air M1 é super leve, pesando apenas 1,25kg.

  • Para saber mais sobre esse notebook leve, não deixe de ver nossa análise completa do MacBook Air M1 2020 da Apple!

Acer Swift 5

A Acer conseguiu uma proeza com o notebook ultraleve Swift 5. Ao mesmo tempo que o dispositivo tem altura de apenas 1,49cm e pesa menos de 1kg, ele conta com uma placa de vídeo dedicada (GeForce MX350 da NVIDIA), aumentando significativamente o desempenho gráfico.

As demais configurações também são bem bacanas: o notebook fino e leve da Acer tem processador Intel Core i5 1035G1, 8GB de RAM, 512GB de armazenamento SSD e monitor Full HD de 14 polegadas.

Outro ponto importante para quem está sempre com o notebook leve na mochila é o acabamento em fibra de carbono e liga de magnésio, que promete muita resistência. Uma boa combinação para garantir uma durabilidade maior sem deixar de lado um ótimo desempenho em um notebook fino e leve.

MacBook Pro M1

Se o MacBook Air já é uma opção elegante e com excelente performance, o MacBook Pro traz a robustez. Só que com um detalhe importante: sem deixar de ser um notebook pequeno, fino e leve! Enquanto a tela permanece com 13 polegadas, o peso aumenta um pouco, mas ainda o suficiente para que seja considerado um notebook leve.

Em relação ao MacBook Air, o MacBook Pro traz um SSD de 512GB. Além disso, o modelo é o único a contar com uma touchbar, ao invés dos botões F1 a F12. Isso te dá maiores opções de personalização para aumentar a produtividade.

Leia também com a gente!