Pessoa usando notebook pequeno, fino e leve em uma mesa

Uma das vantagens de ter um notebook em vez de um computador de mesa é a sua portabilidade. Com um notebook em mãos, você tem acesso à sua máquina com tudo que precisa em casa, no trabalho, nas viagens e onde mais quiser. Se você é alguém que carrega o notebook para todos os cantos, ter um notebook pequeno, fino e leve pode literalmente tirar um peso das costas.

No mercado, não faltam opções de máquinas portáteis para escolher. Mas, por causa disso, definir qual a melhor pode variar bastante de pessoa para pessoa. Afinal, você pode ter tanto um notebook pequeno, simples e bem barato quanto um notebook leve e potente que usa tecnologias de ponta e sai mais caro.

Para ajudar na sua busca, nós selecionamos os melhores modelos de notebook pequeno para 2022. A lista inclui produtos de várias faixas de preço para você encontrar um que caiba no orçamento. Além disso, você ainda confere dicas de como escolher seu próximo notebook fino e leve para não ter erro.

Como escolher seu notebook pequeno, fino e leve?

Homem usando notebook pequeno no ônibus
Um notebook pequeno é ótimo para levar por aí, mas fique de olho nas configurações (Foto: Shutterstock/AnnaTamila)

O tamanho e o peso de um notebook é tipicamente consequência do resto da construção. De maneira geral, um hardware mais potente precisa de mais espaço e é mais pesado. Por causa disso os conhecidos notebooks gamer são mais robustos. Saiba mais no artigo de melhor notebook gamer.

Um exemplo é a placa de vídeo dedicada. Essa peça ajuda a rodar programas com imagem, como jogos e softwares de edição. Mas ela ocupa um espaço que deve ser considerado e, por isso, não costuma entrar em um notebook pequeno. O armazenamento é outro ponto, já que ter muitos slots para HD e SSD vai requerer um notebook maior. O HD do tipo SATA em particular é maior e mais pesado, então este é um ponto interessante para observar.

No entanto, existe ainda a modalidade de notebook leve e potente, que reduz o peso nos detalhes sem afetar a potência. As fabricantes têm apostado em tecnologias mais novas para manter a capacidade do hardware em máquinas portáteis. Mas, como se pode esperar, são produtos mais caros. O próprio armazenamento é um exemplo desse fato, já que um SSD do tipo M.2 é mais fino e também mais veloz. No entanto, é caro usar um SSD de alta capacidade.

No exterior do notebook, a tela é uma das responsáveis por tornar um notebook pequeno ou grande. Notebooks de ponta hoje em dia podem vir com telas de até 17 polegadas. O tamanho é excelente para ver vídeos e jogar, mas inadequado para o transporte constante. Por isso, um notebook pequeno e leve naturalmente tem uma tela menor, entre 11 e 15 polegadas.

Como consequência, o espaço menor para tela se reflete em menos espaço para teclado. Assim, esses produtos não costumam ter teclado numérico a parte. Dessa forma, os produtos que incluímos na lista têm telas menores e pesam até 1,9kg para serem considerados como notebook pequeno, leve e fino, embora algumas opções tenham até menos de 1kg.

Notebook Samsung Galaxy Book GO NP340XLA-K02BR

O Samsung Galaxy Book GO é um notebook pequeno e feito para ser bem móvel. Trata-se de um produto de entrada, então seu hardware é bem simples. Ele usa um processador Qualcomm Snapdragon 7c Gen 2, voltado para notebooks baratos, e não tem placa de vídeo dedicada. Ainda assim, é válido ressaltar que é um processador novo, lançado em 2021, o que é bom pra longevidade da máquina.

Para ser um notebook pequeno e portátil, ele tem uma memória RAM de 4GB e um SSD de 128GB, ambos soldados. Isso significa que não podem ser trocados ou atualizados. É um recurso comum de notebooks finos justamente para economizar espaço. A tela de 14 polegadas e é do tipo TN com resolução Full HD. A resolução é uma vantagem, considerando que é um notebook de entrada.

Com isso, o Samsung Galaxy Book GO é um notebook principalmente para navegar na internet e estudar. Como tem uma webcam de 720p, ainda pode participar de reuniões e aulas online sem problemas. Mas não serve para programas mais pesados ou jogos. Esse notebook pequeno tem 1,49 cm de altura quando está fechado, 32,3 cm de largura e 22,4 cm de profundidade. Ele pesa 1,38kg.

Por que esse notebook pequeno é uma boa opção?

  • Preço acessível
  • Processador é simples, mas atual

Notebook Acer Chromebook C733-C607

O Notebook Acer Chromebook C733-C607 é um notebook simples e bem barato. Custando menos de R$ 2.000 mesmo nas maiores altas de preço, é um produto para quem tem orçamento bem apertado e precisa de um notebook para estudar, usar a internet e ver vídeos. Por ser um Chromebook, isso significa que ele usa o Chrome OS como sistema operacional, em vez de Windows ou Linux.

O Chrome OS funciona como um smartphone e só permite aplicativos da sua loja. Se você só quer ter um navegador e usar programas como editores de texto e planilhas, você pode usar esse notebook. Seu processador é um modelo de entrada, o Intel Celeron N4020, e ele não tem placa de vídeo dedicada e a memória RAM soldada é de 4GB. O armazenamento é um eMMC e tem apenas 32GB. Ou seja, você precisa guardar seus arquivos na nuvem pois o espaço interno é limitado.

A tela tem 11,6 polegadas e resolução HD, mas usa painel IPS que tem uma qualidade melhor. Esse notebook pequeno e simplório vem com uma webcam de 720p para reuniões e aulas. O Acer Chromebook tem 2,13cm de altura, 30,2 de largura e 20,9 de profundidade. Ele pesa 1,26kg, então é ótimo para levar na bolsa. Inclusive, vale conferir o artigo de mochila para notebook se você pretende carregar seu notebook pequeno por aí.

Por que esse notebook pequeno é uma boa opção?

  • Preço muito baixo
  • Dimensões menores são boas para o transporte
  • Tem tela de qualidade maior com painel IPS

Notebook Acer Aspire 3 A315-56-304Q

O Notebook Acer Aspire 3 A315-56-304Q é um modelo ainda em conta, mas com um pouco mais de capacidade. Ele possui um processador Intel Core i3 1005G1 que é útil para trabalhar e estudar sem problemas. A memória RAM tem 8GB e o armazenamento é em um SSD de 512GB. Além de mais velocidade e espaço, ambos são expansíveis se quiser dar mais poder. Veja mais no artigo de notebook i3 SSD.

Ele sai um pouco fora da curva de notebook pequeno com uma tela de 15,6 polegadas, resolução full HD e painel TN. Vem até com teclado numérico. O motivo de ainda ser incluído aqui é que mesmo que seja um pouco maior na largura, ele ainda é relativamente fino. Por isso ele acaba sendo um bom intermediário para quem quer um notebook com uma tela maior, que ainda seja fino e sem precisar gastar muito.

A altura é de 2,03cm, a largura de 36,3cm, a profundidade de 24,7cm e o peso de 1,9kg. Apesar de ser bem prático e ter a vantagem de poder ser melhorado, ele tem um ponto contra que é sua webcam que é inferior, com qualidade VGA (640 x 480 pixels).

Por que esse notebook pequeno é uma boa opção?

  • Tem um processador Intel Core i3 que fica entre entrada e intermediário
  • Memória RAM e armazenamento são maiores e expansíveis
  • Tem uma tela maior de 15,6 polegadas e teclado numérico

Notebook Vaio FE14 VJFE43F11X-B0111H

O Vaio FE14 VJFE43F11X-B0111H é um notebook leve na mesma categoria e faixa de preço do Acer Aspire 3, mas sendo ainda menor. Ele vem com o processador Intel Core i3 1005G1 e sem placa de vídeo dedicada. A memória RAM é de 8GB e o armazenamento 256GB SSD, ambos expansíveis.

A tela tem 14 polegadas, o que o torna um notebook pequeno. Ela é de painel TN e resolução Full HD. A webcam, por outro lado, é VGA. Assim o Vaio FE14 acaba sendo um notebook bom para estudo e trabalho sem engasgar muito. A possibilidade de expandir o armazenamento e a memória RAM são bons extras que fazem valer mais o preço.

As dimensões do Vaio FE14 são típicas de um notebook leve e pequeno, com 1,98cm de altura, 32,4cm de largura, 22,1cm de profundidade. Para fechar, ele pesa apenas 1,55kg, bem leve para suas configurações e slots extras.

Por que esse notebook pequeno é uma boa opção?

  • Tem um processador Intel Core i3 que é um dos melhores de entrada
  • Memória RAM e armazenamento são expansíveis

Notebook Lenovo IdeaPad Flex 5i 82LT0003BR

O Lenovo IdeaPad Flex 5i é um notebook pequeno e 2 em 1. Isso porque a tela dele, além de ser Full HD de 14 polegadas e IPS, é touch e gira 360º para virar um tablet. Por causa disso, ele é prático para quem precisa trabalhar com anotações rápidas ou quer mais precisão em programas de edição.

O hardware também é superior, por usar um processador Intel Core i5 1135G7. Esse modelo não só é de uma categoria intermediária como é de uma geração recente, então é mais potente. Por causa disso, mesmo sem placa de vídeo dedicada, você pode jogar alguns jogos, por ter uma placa de vídeo integrada melhor do que a média da categoria.

A memória RAM é de 8GB e o armazenamento é um SSD de 256GB. É um notebook pequeno com uma boa webcam, de 720p, com porta de privacidade para ter mais segurança. Por fim, o leitor biométrico e o teclado retroiluminado são bônus nesse modelo. As dimensões deste notebook pequeno são: 1,79cm de altura, 32,1cm de largura e 21,7cm de profundidade. Já o peso é 1,5kg. Ou seja, ele é um notebook leve e fino, além de versátil.

Por que esse notebook pequeno é uma boa opção?

  • Notebook 2 em 1 que vira tablet
  • Tela touch full HD com painel IPS
  • Processador i5 de última geração é potente

Notebook Acer Swift 3 SF314-42-R4EQ

O Notebook Acer Swift 3 SF314-42-R4EQ é um notebook pequeno com outro tipo de processador. É um AMD Ryzen 5 4500U. O modelo foi lançado em 2020 e seu equivalente direto é o Intel Core i5. Por causa disso, seu desempenho é acima da média e encaixa bem com um notebook intermediário. A sua placa de vídeo é integrada, mas tem poder o bastante para edições simples e jogos leves.

A memória RAM dele é de 8GB, enquanto o SSD é de 512GB, uma boa capacidade para este armazenamento rápido. No entanto, não pode ser aumentado. A tela tem 14 polegadas, resolução Full HD e painel IPS, o que é uma vantagem. O Acer Swift 3 tem webcam de 720p. Como recurso extra, este notebook pequeno vem com sensor biométrico ótimo para dar segurança ao usá-lo fora de casa.

No quesito portabilidade, ele é verdadeiramente um notebook leve e fino. Ele pesa apenas 1,2kg e a sua altura é de 1,59cm. As outras medidas incluem largura de 32,3cm e profundidade de 21,8cm. É um bom notebook pequeno capaz de fornecer uma boa potência.

Por que esse notebook pequeno é uma boa opção?

  • Tela de qualidade com painel IPS
  • Processador AMD Ryzen 5 de categoria intermediária
  • Armazenamento rápido com boa capacidade

Notebook Samsung Galaxy Book S NP767XCM-K01BR

O Notebook Samsung Galaxy Book S NP767XCM-K01BR é um notebook que surpreende de tão fino e leve que é. Seu tamanho já é reduzido por causa da tela de 13,3 polegadas, mas que não deixa de ter uma resolução Full HD e um painel IPS. Além disso, por ser parte da linha Galaxy, ele tem touchscreen e ainda conecta facilmente com smartphones e tablets da Samsung.

O processador é um especial feito para notebooks finos, o Intel Lakefield Core i5 L16G7. Ele é de categoria intermediária e como sempre apenas tem uma placa de vídeo integrada para seu trabalho e lazer. No caso de videochamadas, você pode usar a webcam de 720p. Por ser fino, a memória RAM de 8GB e o armazenamento em SSD de 256GB são soldados e não permitem substituições.

Este notebook pequeno, fino e leve pesa apenas 0,95kg. Sua altura também impressiona com só 1,18cm. Para completar, a largura é de 30,5cm e a profundidade de 20,3cm, que são equivalentes a uma folha de papel A4. Ou seja, ele é perfeito para carregar na bolsa e levar para o trabalho. Veja outros bons notebooks para trabalho neste artigo.

Por que esse notebook pequeno é uma boa opção?

  • Tela touch de qualidade com painel IPS
  • Notebook ultrafino que pesa menos de 1kg
  • Processador i5 tem bom desempenho

Notebook Lenovo IdeaPad Flex 5i 82LT0000BR

O Notebook Lenovo IdeaPad Flex 5i 82LT0000BR é um notebook leve 2 em 1 com mais potência. Ele vem com tela touch que vira 360º para funcionar como tablet. O tamanho da tela é 14 polegadas, com resolução Full HD e painel WVA que funciona como um IPS com ainda melhor ângulo de visão. Recursos de segurança como a porta de privacidade da webcam de 720p e o leitor biométrico são pontos que chamam atenção no modelo.

O diferencial desse notebook pequeno e conversível é seu alto desempenho. Esse IdeaPad Flex 5i vem com um Intel Core i7 1165G7. Este processador faz parte de uma das linhas de ponta da Intel. Por causa disso você tem mais velocidade e poder para usar seus programas para trabalho e lazer. Com a placa de vídeo integrada que o acompanha você pode ainda fazer algumas edições de vídeo e jogar mais jogos, com alguma parcimônia.

O armazenamento é feito por um SSD de 256GB e a memória RAM tem 8GB soldados. O Lenovo IdeaPad Flex 5i é um notebook pequeno e fino, com 1,79cm de altura, 32,1cm de largura e 21,7cm de profundidade. Seu peso é de 1,5kg.

Por que esse notebook pequeno é uma boa opção?

  • Notebook fino 2 em 1 que vira tablet
  • Tela touch Full HD com painel WVA
  • Processador i7 é modelo de ponta

Notebook Samsung Galaxy Book S NP767XCM-K02BR

Mais uma versão do ultrafino da marca, o Notebook Samsung Galaxy Book S NP767XCM-K02BR é um modelo com mais capacidade sem perder as características de notebook fino e leve. Seu processador é o Intel Lakefield Core i5-L16G7, com placa de vídeo apenas integrada.

A tela touch tem 13,3 polegadas, painel IPS e resolução Full HD. A integração com dispositivos da linha Samsung Galaxy continua presente, bem como a webcam de 720p e o leitor de digitais. A memória RAM tem 8GB soldado.

O armazenamento é o diferencial deste para outros modelos de Galaxy Book S, já que ele tem 512GB de espaço em um SSD. Como ele é soldado e não tem slot de expansão, a maior capacidade é um bom ponto positivo. Como um notebook pequeno, fino e leve ele pesa 0,95kg e tem como dimensões 1,18cm de altura, 30,5cm de largura e 20,3cm de profundidade.

Por que esse notebook pequeno é uma boa opção?

  • Tela touch de qualidade com painel IPS
  • Notebook ultrafino que pesa menos de 1kg
  • Processador i5 tem bom desempenho
  • Armazenamento de 512GB SSD tem mais espaço para arquivos e programas

Notebook Asus Zenbook 14 UX435EA-A5072T

O Notebook Asus Zenbook 14 UX435EA-A5072T é o notebook fino e leve da Asus. A sua tela Full HD tem 14 polegadas e é bem aproveitada com a borda fina. Mas esse tamanho não prejudica o desempenho, uma vez que acompanha um processador de ponta, o Intel Core i7-1165G7. A combinação o torna um bom notebook para trabalhar com edições. Para quem trabalha no laptop, a webcam de 720p é boa para reuniões.

A memória RAM é de 8GB e não expansível, enquanto o armazenamento é de 512GB SSD. O espaço a mais é útil uma vez que não há slots extras. Um detalhe bem único do Asus Zenbook 14 é que o seu touchpad é um screenpad. Isso significa que tem uma pequena tela embutida no pad que permite você organizar e acessar os principais programas que usa rapidamente com um toque.

Quanto às medidas do Asus Zenbook 14, ele não deixa nada a desejar como notebook pequeno. A altura é de 1,69cm, a largura é de 31,9cm e a profundidade é de 19,9cm. Esse conjunto todo pesa 1,19kg.

Por que esse notebook pequeno é uma boa opção?

  • Processador i7 é modelo de ponta
  • Tem um screepad para acessar programas com um toque
  • Armazenamento de 512GB SSD tem mais espaço para arquivos e programas
  • Tela de qualidade com painel tipo IPS

MacBook Apple Air A2337 M1

O MacBook Apple Air A2337 M1 é o representante da Apple nesta lista. MacBooks tipicamente já são bem finos, por isso não podíamos deixar de fora da nossa seleção um modelo da marca. O MacBook Apple Air A2337 M1 é um bom notebook pequeno com características típicas da Apple. Em vez de usar o Windows, presente na maioria dos produtos da lista, o MacBook usa o exclusivo macOS.

Além disso, o processador também é próprio e usa o chip Apple M1. O chip foi lançado em 2020 e usa arquitetura ARM comum em peças para celulares e notebooks finos. O desempenho dele surpreende sendo capaz de rodar programas de edição e mais jogos do que equivalentes do mercado. Você pode saber mais no nosso artigo do M1. De resto ele fica dentro do esperado, com memória RAM de 8GB e armazenamento SSD de 256GB.

A tela Retina tem 13,3 polegadas e resolução 2560x1600 pixels. O Macbook Apple Air M1 vem ainda com câmera FaceTime HD de 720p e leitor biométrico. Em relação ao tamanho, ele tem 1,6cm de altura, 30,4cm de largura e 21,2cm de profundidade. Ele pesa 1,2kg. Um verdadeiro notebook fino e leve!

Por que esse notebook pequeno é uma boa opção?

  • Processador exclusivo Apple M1 oferecem bom desempenho
  • Usa sistema macOS útil para quem possui outros dispositivos da Apple
  • Tela Retina tem alta qualidade e resolução

Notebook Dell XPS 9000 XPS-13-9300

O Notebook Dell XPS 9000 XPS-13-9300 é um notebook pequeno e premium. Os destaques começam com a sua tela. Com 13,4 polegadas, ela é pequena como as demais. No entanto, a qualidade surpreende por oferecer uma resolução 4K, algo raríssimo em laptops, e uma borda infinita. Para completar, ela também é touchscreen.

O processador é igualmente de ponta, com um Intel Core i7 1065G7 capaz de rodar bem os programas de edição, embora a ausência de uma placa de vídeo dedicada pode complicar esse tipo de atividade.

A memória RAM soldada tem o dobro do padrão, com 16GB ao todo. O armazenamento tem 1TB de puro SSD. Ou seja, bastante espaço para seus arquivos sem comprometer a velocidade.

Esse notebook pequeno e bem potente é ideal para trabalhar sem medo de travamentos. Afinal, ele tem componentes capazes de rodar os programas de forma suave, guardar arquivos grandes e exibir as imagens em alta qualidade. Tudo isso em uma máquina portátil com 1,48cm de altura, 29,6cm de largura, 19,9cm de profundidade e 1,2kg de peso.

Por que esse notebook pequeno é uma boa opção?

  • Tela touch de altíssima qualidade com resolução 4K
  • Armazenamento espaçoso e rápido com 1TB de SSD
  • Mais memória RAM para programas mais pesados

MacBook Apple Pro M1

O MacBook Apple Pro M1 é outra versão de notebook pequeno dos modelos mais novos da Apple. Por causa disso, o sistema operacional usado é o macOS e o processador é o Apple M1. A tela Retina da Apple tem 13,3 polegadas e resolução 2560x1600.

Como diferencial, o Macbook Apple Pro M1 tem uma touchbar logo acima do teclado. Esta peça é uma tela touch com funcionalidades rápidas tanto para o notebook como um todo, como som e brilho, quanto para programas específicos, como em um editor de texto ou em um navegador. Você ainda pode personalizar a touchbar como desejar.

A câmera FaceTime HD de 720p e o leitor biométrico são os mesmos, assim como a memória RAM de 8GB e o SSD de 256GB. O Macbook Apple Pro M1 continua um modelo bem portátil, com 1,4kg de peso, 1,5cm de altura, 30,4cm de largura e 21,2cm de profundidade.

Por que esse notebook pequeno é uma boa opção?

  • Processador exclusivo Apple M1 oferecem bom desempenho
  • Usa sistema Mac OS útil para quem possui outros dispositivos da Apple
  • Tela Retina tem alta qualidade e resolução
  • Touchbar com funções rápidas e personalizáveis

Notebook Samsung Galaxy Flex 2

O Notebook Samsung Galaxy Flex 2 é um notebook pequeno e leve, além de ágil e premium. A começar pelo processador, um Intel Core i7 1165G7 de última geração. O SSD de 512GB tem uma capacidade interessante e a memória RAM chama ainda mais atenção pelos 16GB.

A tela do Samsung Galaxy Flex 2 é touch e vira até 360º para transformar esse notebook pequeno em um tablet. Ela é feita com tecnologia QLED e tem resolução QHD de 2560x1440. Dessa forma as imagens estão sempre em boa definição e cores bem vívidas.

Para fechar, é ainda um notebook leve. Na verdade, chega a ser um dos mais leves da lista, pesando apenas 1,1kg. A sua altura é de 1,2cm, a largura 30,2cm e a profundidade 20,2cm. São boas medidas que combinam com esta versão premium de um notebook pequeno, fino e leve.

Por que esse notebook pequeno é uma boa opção?

  • Notebook leve e fino 2 em 1 com tela touch de alta qualidade e resolução QHD
  • Armazenamento de 512GB SSD tem mais espaço para arquivos e programas
  • Mais memória RAM para programas mais pesados