Notebook Samsung Expert X30 é bom? Veja análise da ficha técnica

Confira o design, tela, hardware, desempenho, bateria e o custo-benefício do notebook intermediário da linha Expert.

Notebook Samsung Expert X30 é bom? Veja análise da ficha técnica
Felipe BritoEditor(a)

Publicado e atualizado 3 min. de leitura.

A linha de notebooks Samsung tem diversos aparelhos. O catálogo aumentou ainda mais em abril de 2019 com a chegada de novos membros da família Expert, entre eles o novo X30, um modelo intermediário, com recursos que agradam usuários que precisam de um computador mais potente.

O X30 original foi lançado em 2017 e recebeu atualizações no ano passado. A principal mudança foi o processador: saiu o Intel Core i5 8250U que equipava a primeira versão e entrou o i5 8265U presente no novo modelo. Confira, a seguir a análise da ficha técnica do modelo novo e veja se o Expert X30 vale a pena.

Se você quer modelo semelhantes, conheça aqui no Zoom também o Lenovo IdeaPad S145, o Asus VivoBook X512FA e o Dell Inspiron 15 3000 (i15-3583-A2).

Leia também: Os Melhores Notebooks para Comprar em 2020

Hardware do Samsung Expert X30: mais processamento memória extra fácil

A troca por um processador mais moderno representa uma melhora no desempenho do X30 que, no entanto, só vai ser sentida quando o chip realmente for exigido. A maior diferença está na velocidade turbo do clock 5 GHz maior (3.9 GHz contra 3.4GHz).

A memória RAM é de 8 GB, o suficiente para um modelo intermediário, e a memória interna é HD de 1 TB.

Um detalhe que pode ser interessante é a facilidade para a ampliação da memória. Há uma entrada na base do notebook bastante prática para colocar mais memória RAM. É só abrir a portinha, encaixar a memória e pronto.

Desempenho do Samsung Expert X30: ideal para o dia a dia e até um pouco mais

Com essas configurações o computador deve rodar muito bem todos os programas mais usados no dia a dia para estudos ou trabalho. Também dá até para arriscar alguns jogos com mais pesados e softwares gráficos.

A máquina tem o Bluetooth 4.2, que permite o uso de recursos de espelhamento do celular ou a transferência de arquivos sem o uso de cabos.

Há também recursos como a função Nota de Voz (que pode ser prático para quem passa o dia perto do computador) e o Studio Plus, uma ferramenta de edição de fotos e vídeos bem prática.

Compartimentos para a ampliação do armazenamento são bem práticos (Divulgação/ Samsung)
Compartimentos para a ampliação do armazenamento são bem práticos (Divulgação/ Samsung)

Design do Samsung Expert X30: muita portabilidade e duas opções de cores

O design do Samsung Expert X30 é bastante minimalista. Trata-se de um modelo fino, com dimensões de 37,7 cm de largura, 24,8 de profundidade e apenas 1,9 mm de altura quando fechado. O peso é de 1,95 Kg. Dá para carregar em uma mochila sem problemas.

O X30 pode ser encontrado nas cores cinza (um cinza mais escuro, chamado pela Samsung de Titanium Metálico) e branca. Um detalhe: No modelo branco, as teclas também são brancas (e não pretas como no X30 mais antigo).

Tela e bateria do Samsung Expert X30: poderiam ser melhores

A tela tem 15,6 polegadas e resolução HD de 1366x768 pixels. Neste quesito, poderia ser melhor, já que o X20, outro membro da família Samsung Expert, é Full HD, ou seja, oferece mais qualidade de imagens.

O notebook oferece boas condições de imagem para o uso do dia a dia nos estudos ou trabalho e também deve proporcionar uma experiência agradável para quem curte assistir filmes, séries e outros vídeos no computador.

A bateria de três células de 43 W/hr oferece, segundo a Samsung, a possibilidade de 5 ou 6 horas de uso longe das tomadas. É uma boa capacidade, mas modelos mais recentes oferecem mais autonomia.

Afinal, vale a pena comprar o Samsung Expert X30?

De fato, tela e bateria poderia ganhar um upgrade, mas é compreensível que um modelo de notebook intermediário mantenha algumas especificações um pouco mais baixas para que o preço não fique muito elevado.

A vantagem deste notebook está no desempenho, excelente para a categoria. E como o custo fica bem perto de outros modelos intermediários, dá para afirmar que sim, o Samsung Expert X30 é uma boa opção de compra para quem busca uma máquina para estudos, trabalho, internet, redes sociais e entretenimento básico.

Mas fique atento. Se você é fã de jogos de última geração ou trabalha com programas que precisem de um desempenho gráfico elevado, é melhor procurar um modelo mais potente.

Quer comparar preços? Confira nossas ofertas do Samsung Expert X30:

Leia também: