Zoom indica em Notebook

Panasonic Toughbook: um laptop durão

Para quem quer ter um notebook à prova de tudo.

por Felipe Brito - Especialista em Tecnologia.

A linha Toughbook, de notebooks Panasonic, como já deixa claro o nome (que em inglês significa "durão"), veio trazer notebooks que podem ser usados em condições adversas. O foco da Panasonic é investir em um mercado bem diferente do usual.

Notebook resistente Panasonic ToughbookSeu objetivo é oferecer um produto de qualidade para funcionar em locais diferenciados como o ambiente militar, locais inóspitos como deserto, ou para pessoas que se preocupam em ter um computador extremamente durável.

Esta linha Toughbooks é dividida em três categorias principais: rugged (robusto), semi-rugged e business rugged (uma versão para escritórios). Todos são extremamente resistentes, mas eles se diferenciam em termos de componentes e funções.

O material utilizado nestes notebooks Toughbooks é de grande qualidade, a versão mais avançada (rugged) é revestida em um metal mais resistente e completamente acolchoado, praticamente um pequeno tanque, aumentando seu peso. Eles também vêm com todo tipo de aparelhagem necessária, como GPS, internet via satélite, rádio e outras coisas que podem facilitar a sua vida em um ambiente mais hostil.

A versão com robustez média (semi-rugged) tem quase a metade do peso de sua irmã mais resistente, no entanto ainda é um verdadeiro forte se comparado a um laptop comum, e é feito para aguentar quase todo tipo de impacto. Assim como a versão completa, ele mantém a aparelhagem destinada a locais inóspitos como GPS e câmeras de campo, mas não é tão invulnerável quanto à versão rugged.


O modelo para negócios possui peso semelhante à versão semi-rugged e se diferencia por seu design mais resguardado e um número reduzido de funções. Basicamente, ele é um notebook Panasonic comum, porém, bem mais resistente, que pode ser carregado como uma elegante maleta. Outras variações deste modelo para negócios existem, com funções específicas para o tipo de trabalho a ser exercido pelo dono do notebook, alguns, por exemplo, vêm equipados com leitores de código de barra.

Notebook para negócios Panasonic Toughbook

Uma característica vital a esta linha é a qualidade dos componentes internos dos Toughbooks. Estes notebooks contam com alguns dos melhores desempenhos entre os computadores móveis, com bons processadores, boa memória RAM e placas on-board extremamente eficientes.

O preço também não é absurdo levando em conta as características da linha, e podendo ser equiparados a alguns notebooks concorrentes, inclusive mais frágeis, ou seja, representa uma vantagem considerável adquirir um Toughbook.

Com todas estas qualidades, os Toughbooks da Panasonic parecem ser uma linha em franca expansão, com aparelhos cada vez mais especializados e com mais empresas interessadas em adotá-los. Dos militares, passando por médicos, aventureiros e até homens de negócios, motivos não faltam para se adquirir o primeiro Toughbook, certamente uma boa e duradoura compra.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em notebook