Zoom indica em Notebook

Posso turbinar meu notebook?

É possível colocar mais HD, memória ou trocar a placa de vídeo do meu notebook?

por Felipe Brito - Especialista em Tecnologia.

Computadores pessoais, os famosos desktops, sempre tiveram a grande vantagem de serem absolutamente customizáveis, eles são aparelhos onde a vontade do usuário impera. Notebooks por sua vez raramente são pensados desta forma e a maioria dos proprietários nunca tentou modificar nada em seus equipamentos.

Nem todos os notebooks podem ser modificados. A verdade é que um número considerável deles é montado de uma forma quase que permanente. A exceção seria a troca dos HDs internos, que normalmente ficam em locais de "fácil" acesso, e por isso podem ser aprimorados em quase qualquer modelo disponível no mercado. A busca por HDs com mais espaço e mais rápidos sempre pode ser um fator relevante na hora de melhorar o desempenho de seu aparelho (veja alguns modelos de Notebooks HD 320GB).

Como fazer upgrade em notebookOs dois componentes mais importantes para melhorar o desempenho de notebook em jogos e vídeos são uma Placa de Vídeo e a memória RAM. Quase nunca vale a pena trocar o processador, porque é sempre mais difícil encontrar algo que seja compatível com a sua placa mãe, além de que ele não é tão importante na hora de melhorar o desempenho em games e afins (a não ser que seu processador seja realmente muito ruim).

Trocar a memória RAM costuma a ser até mais simples do que mudar o HD. A maioria dos notebooks modernos possibilita que a troca seja feita sem muitos problemas. Geralmente o custo benefício desta troca costuma a valer a pena, e uma quantidade maior de memória faz uma diferença considerável na usabilidade do notebook. Dica: confira nas especificações do produto até quanto a memória dele é expansível (veja alguns modelos de Notebooks 8GB).

Se você quiser uma placa de vídeo nova, a operação se torna um pouco mais complicada. Na maioria dos modelos, é necessário desmontar o seu notebook inteiro para conseguir acessar e retirar a antiga. Se você contar com a ajuda de um profissional experiente, esta é uma operação que vale a pena, pois uma boa placa de vídeo é o quesito mais marcante na hora de rodar um jogo. Entretanto, não é recomendado que se tente esta troca se você não conhece bem o seu modelo de notebook.

Mas afinal, posso turbinar meu notebook? Pode sim, e se você procura um bom notebook para jogos você precisa atualizá-lo constantemente. Lembre-se sempre de contar com ajuda de alguém qualificado.

Pesquise sobre as compatibilidades de seus componentes e planeje com cuidado quanto aos custos e benefícios de suas aquisições. Tomando estas medidas, você conseguirá ter um notebook adequado as suas necessidades e bem mais aprimorado em relação ao seu produto original.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em notebook