Logo Buscapé
Logo Buscapé

Primeiro, vieram os computadores de mesa, grandes e pesados. Em seguida, eles ganharam uma versão portátil, os notebooks. Depois, surgiu seu modelo em miniatura e com uma configuração mais básica, os chamados netbooks.

Não demorou muito tempo para os tablets também tomarem conta do mercado. Mas, como a tecnologia não para de inovar, outro tipo de aparelho portátil invadiu o mercado: os Ultrabooks.

À primeira vista, talvez você não perceba a diferença entre notebook e Ultrabook. Mas é bom ficar atento, porque os Ultrabooks e os notebooks contam com algumas características específicas e também várias vantagens.

Ultrabooks são mais finos, leves e têm boa duração de bateria

A nomenclatura Ultrabook foi criada em 2011 pela Intel e, para ser chamado assim, o aparelho precisa atender a algumas exigências, como ter processador da própria Intel, rodar o sistema operacional Windows, ser leve e fino, com até 25mm de espessura, por exemplo.

Os Ultrabooks são concorrentes diretos dos MacBooks Air e, sendo assim, têm a mesma proposta de oferecer mobilidade, boa autonomia de bateria – alguns Ultrabooks chegam a 10 horas de uso –, rapidez ao ligar e desligar a máquina e ao abrir programas.

Confira alguns Ultrabooks

Mas, para isso, alguns itens acabam sendo sacrificados. Também por serem mais finos, os Ultrabooks costumam ser menos potentes que os notebooks, geralmente com menos memória RAM e com placa de vídeo com memória compartilhada com a placa mãe, ou seja, os Ultrabooks são bastante rápidos para tarefas do dia a dia, mas a maioria dos modelos não é indicada para programas e jogos pesados.

Também é comum encontrar Ultrabooks com menos capacidade de armazenamento que notebooks. Isso se deve ao fato dos Ultrabooks virem com SSD, que é um disco de estado sólido, baseado em memória flash, que é mais seguro e rápido, ajudando também a máquina a voltar da hibernação ou ligar rapidinho. Os SSDs dos Ultrabooks costumam ter de 16GB a 512GB e, por isso, alguns modelos são equipados também com um HD.

Agora, o que a gente percebe é que os Ultrabooks estão se aproximando cada vez mais dos tablets. Um dos principais indícios é que a maioria dos Ultrabooks já vem com tela touchscreen, e já é bem comum encontrar Ultrabooks 2 em 1, que podem ser usados tanto com um teclado, como um notebook, quanto só a tela, como um tablet.

Principais vantagens de um Ultrabook:

  • Costuma ter mais autonomia de bateria
  • Tende a ser mais leve e fino que notebooks
  • Vem com disco de estado sólido (SSD), que é mais rápido e seguro
  • É ideal para quem quer portabilidade, e não trabalha com programas muito pesados

Notebooks podem ser mais potentes, ter telas maiores e preços mais baixos

Antes mesmo dos Ultrabooks chegarem ao mercado, os notebooks já faziam bastante sucesso, principalmente pela mobilidade que oferecem. Apesar da maioria dos notebooks ainda ser mais pesada e mais grossa que os Ultrabooks, eles continuam sendo muito mais práticos que um desktop.

Veja alguns notebooks

Sem falar que as dimensões maiores muitas vezes são resultado da inclusão de componentes mais robustos, como é o caso de notebooks com placa de vídeo com memória dedicada, ou ainda com um drive de CD/DVD.

Outro detalhe é que os notebooks costumam vir com HD, que geralmente é de 500GB ou 1TB (mais de 1.000GB). A tecnologia de armazenamento é mais barata que um SSD, por exemplo, e isso ajuda a baratear os notebooks.

Dessa maneira, fica mais fácil encontrar um notebook com preço mais baixo que um Ultrabook com configuração de processador e memória RAM inferiores, por exemplo.

Para quem gosta de telas maiores, uma dica é buscar por notebooks com telas de 15'' a 17'', tamanhos não muito comuns entre os Ultrabooks.

Principais vantagens de um notebook:

  • Por não ser tão fino, é mais comum encontrar aparelhos com componentes mais potentes, como placa de vídeo com memória dedicada
  • Geralmente, tem mais espaço de armazenamento que Ultrabooks
  • É mais fácil encontrar drive de CD/DVD em um notebook que em um Ultrabook
  • Preços costumam ser mais em conta que de Ultrabooks

Qual é o melhor para você: notebook ou Ultrabook?

Os Ultrabooks ainda carregam a fama de "ultracaros", por geralmente custarem mais que notebooks com configuração semelhante. Mas a tendência é que essa diferença de preços fique cada vez menor conforme forem lançados novos modelos de Ultrabook.

A gente também precisa levar em consideração que algumas tecnologias comuns em Ultrabook encarecem o aparelho, como é o caso do SSD, do touchscreen e da possibilidade de usar a máquina como tablet.

Por isso, antes de decidir entre comprar notebook ou Ultrabook, é bom que você saiba direitinho a diferença entre eles. Se o que você quer é um aparelho conversível, com boa duração de bateria e configuração ideal para realizar tarefas mais leves com rapidez, escolha um Ultrabook.

Mas se você precisa de uma máquina mais potente, que tenha tela maior ou mais espaço interno, é melhor optar por um notebook. E se você não quiser perder a mobilidade, é só procurar por um notebook leve, e está tudo certo!

Já que agora você sabe a diferença entre Ultrabook e notebook, que tal dar uma olhada em outros produtos no Buscapé e comparar os preços?

especialista

Ainda está na dúvida? Nossos especialistas em produtos estão prontos para te ajudar!