Zoom indica em Notebook

Quais os melhores programas para Linux?

Para faciltar sua vida com o sistema Linux.

por Felipe Brito - Especialista em Tecnologia.

Linux é qualquer sistema operacional que usa o núcleo Linux desenvolvido pelo finlandês Linus Tovalds. Ele já é encontrado em muitos notebooks. Com um código fonte disponível sob licença GPL (para ser breve é uma espécie de licença livre) o sistema oferece muitos aplicativos Open Source, ou seja, gratuitos e que dispensam licenças e outros termos tão comuns ao Windows.

Os notebooks com Linux estão ai para quem quiser usar, para quem tiver ideias de como melhorá-lo ou de novos programas e aplicativos. Hoje em dia, graças a uma interface mais legal e a sua capacidade de rodar aplicativos e programas, todo mundo consegue ter o linux em casa. Abaixo segue uma lista com os melhores e mais legais programas e aplicativos para Linux.

Ekiga: Um programa para de comunicacão criado com padrões Open Source, tem chamada SIP, videoconferência e LAN, além de permitir chamadas, seja para ligar ou para atender com preços difíceis de superar.

VLC: Coloque seu DVD e se divirta, essa é a graça e a facilidade de usa um visualizador de vídeos conhecido como VLC media Player. Oferece, entre outras coisas, re-encodar vídeos, reproduzir vídeos on-line e a capacidade de rodar praticamente qualquer formato de vídeo (incluindo Flash) sem problemas.

Audacity: Um excelente software livre gravador e editor de audio para quase qualquer formato. Pode gravar canais múltiplos, dividi-los, mesclar áudio e muitas outras funções. Suporta até gravação de entrada e placa de som.

GIMP: A alternativa do linux para o editor de fotos mais famoso do mercado. É um programa avançado que requer um pouco de tempo para aprender como utilizar sua total capacidade, mas faz praticamente tudo o que o photoshop faz.

Pacote Open Office: Uma alternativa Open Source para o pacote Office do Windows, tem todos os programas, como editor de planilhas, de texto e cria apresentação de slides com praticamente a mesma forma de usar que o Office do windows, o que é uma vantagem, uma vez que não é necessário aprender a usar um programa.

Thunderbird: Cliente de e-mail já conhecido criado pela Mozilla Foundation, oferece múltiplo acesso a contas, IMAP e SMTP, tem proteção de senha, agenda de contatos e endereços e muito mais.

OpenShot: Hoje em dia existem tantos editores de vídeo para o Linux quanto navegadores, infelizmente a maioria desses editores ou é muito complexo ou tem funcionalidades pobres. Entretanto uma interface utiliΩeavel surgiu com o nome de OpenShot. Intuitivo, simples de se trabalhar e divertido com muitas opções de transição e efeitos divertido de audio e vídeo e possibilidade avançada de edição.

Blender 3D: Possivelmente a estrela dessa lista. Um software que cria animações 3D de alta qualidade com facilidade, um dos aplicativos mais utilizados do Linux, totalmente gratuito e com muitos documentos disponíveis grátis.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em notebook