Zoom indica em Notebook

Quais as diferenças entre Macbook Air e Macbook Pro?

Para você não ter mais dúvidas na hora de escolher o seu Apple.

por Felipe Brito - Especialista em Tecnologia.
 

MacBook Pro

MacBook Air

Design

Processador

Memória

Conectividade

Bateria


Design

Enquanto um encanta pela suavidade – como o próprio nome "Air" denuncia -, o outro apela ao lado prático com opções de telas maiores. Apesar de suas opções de apenas 11" e 13", o MacBook Air ainda se destaca por sua leveza e facilidade de transporte, como no modelo MacBook Air 11.6, o que lhe garante a vitória no quesito design. Porém, para quem não costuma carregar o notebook por aí, os modelos de 15" e 17" do MacBook Pro podem ter mais vantagens em desempenho.

Processador

Ambos modelos podem vir com o processador Intel Core i5 ou i7; porém, o MacBook Pro traz um mínimo de 2,4GHz contra 1,6GHz do Air. Um modelo que conta com ótimo processador, de 2,4GHz, é o MacBook Pro 13.3. Além disso, alguns modelos do Pro, de 15" e 17", por exemplo, oferecem processadores de 2,8GHz, com o i7, não encontrado nos modelos do MacBook Air.

Apple Macbook Air | um notebook ultra fino

Porém, tudo depende para que você precisa do seu notebook. Para um profissional, tanta capacidade de processamento é fundamental para um dia-a-dia produtivo, mas para o uso recreativo a diferença não é nada significativa. Na prática, os processadores Intel Core i atendem a praticamente todo perfil de usuário.

Memória

Justamente por ser projetado para softwares e arquivos profissionais, o MacBook Pro conta com mais opções de capacidade do que o MacBook Air. Por exemplo, enquanto o Air possui um máximo de 4GB de memória e 256GB de armazenamento Flash (SSD), o mesmo modelo de 13" do Pro comporta até 8GB de memória com disco rígido de até 750GB. Contudo, vale lembrar que o armazenamento em SSD tem algumas vantagens sobre o HD comum. Ele é mais seguro contra quedas e mais rápido para acessar dados e iniciar o sistema.

Apple Macbook Pro | notebook profissional

Outro ponto a ser levado em consideração, é que não é possível mexer na memória RAM no Macbook Air, um componente que boa parte das pessoas gosta de fazer um upgrade. E, nesse caso, nem levando a uma assistência técnica, pois a memória é soldada na placa. Com o MacBook Pro você tem mais chances de upgrade, já que é possível comprar uma bateria nova ou memória RAM, e trocar mais facilmente.


Conectividade

Mais um ponto onde o MacBook Pro se destaca. Embora ambos modelos contem com Wi-Fi, Bluetooth, Thunderbolt e portas USB, apenas a versão Pro tem entrada FireWire e SuperDrive. Com mesmo sistema operacional e compatibilidade com iTunes e App Store, a diferença fica de fato só por conta desses dois elementos a mais do Pro.

Bateria

Exceto o modelo de 11" do Macbook Air, todos os modelos Pro e Air resistem a até 7hrs de navegação sem fio. Um ótimo tempo que garante bastante autonomia para usar seu Mac em qualquer lugar. O modelo de 11 polegadas, do Macbook Air, ainda aguenta um pouquinho menos, com cerca de 5 horas de navegação.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em notebook