Qual a melhor marca de notebook? Conheça modelos de cinco fabricantes

Marcas como Samsung, Lenovo, Dell, Acer e Asus oferecem um catálogo extenso para diferentes tipos de públicos.

Redação - ZoomEditor(a)

Publicado e atualizado 6 min. de leitura.

Existem diversas marcas de notebook disponíveis atualmente no Brasil. Fabricantes como Samsung, Lenovo, Dell, Acer e Asus oferecem em seus catálogos diversos modelos que buscam atrair diferentes tipos de consumidores. Desde notebooks mais simples e baratos para estudar ou trabalhar, até a categoria mais premium, para quem deseja alto desempenho em programas mais pesados.

Além disso, grande parte das fabricantes conta ainda com uma linha de notebooks gamer, que visam qualidade de imagem e boa execução dos jogos mais atuais. Pensando nessa ampla gama de dispositivos, o Zoom preparou um artigo que detalha as cinco principais marcas de notebooks disponíveis no Brasil. Veja a seguir!

Leia também: Os melhores notebooks para comprar em 2020

Samsung

O Samsung Style S51 Pro é ideal pra designers. (Foto: Divulgação/Samsung)
O Samsung Style S51 Pro é ideal pra designers. (Foto: Divulgação/Samsung)

Com um catálogo bem variado, os notebooks da Samsung sempre foram bem vendidos no mercado brasileiro. A fabricante sul-coreana possui opções para usuários que buscam um dispositivo apenas para o dia a dia, além de contra com modelos potentes voltados para o uso de programas pesados e jogos. Além disso, de acordo com a marca, seus dispositivos possuem garantia e suporte a domicílio para eventuais problemas técnicos.

Entre os modelos mais simples está o Essentials E30. O modelo possui Intel Core i3 de sétima geração, 4 GB de memória RAM e armazenamento de 1 TB que deve ser suficiente para serviços de streaming e produtividade. Já para o consumidor que busca uma máquina potente para jogos, o Samsung Odyssey 2 garante dar conta do recado.

O modelo gamer vem equipado com Intel Core i5 de nona geração, 8 GB de RAM e 1 TB de armazenamento. Para garantir ainda mais potência e gráficos excelentes, o dispositivo possui uma GeForce GTX 1650 como placa de vídeo dedicada e tela Full HD (1920 x 1080 pixels).

Caso ainda não seja o suficiente, o Samsung Style S51 pode ser uma boa opção. Com Core i7 de oitava geração e 16 GB de memória RAM, o aparelho é voltado para quem utiliza programas mais pesados, como editores de vídeo e softwares de engenharia e arquitetura. Além disso, o armazenamento em SSD de 256 GB acelera ainda mais o dispositivo e garante rodar jogos atuais pela presença da GeForce GTX 1650 como placa de vídeo.

Lenovo

O Yoga S740 é o notebook premium da Lenovo. (Foto: Divulgação/Lenovo)
O Yoga S740 é o notebook premium da Lenovo. (Foto: Divulgação/Lenovo)

Outra marca que se destaca no Brasil com seus notebooks é a Lenovo. Assim como outras fabricantes, a marca chinesa também conta com um catálogo extenso que busca abranger todo tipo de usuário. Um dos notebooks mais simples e mais buscados da fabricante é o IdeaPad S145, modelo voltado para produtividade em razão do Intel Core i3 como processador e 4 GB de memória RAM. Além disso, o dispositivo não possui tela em resolução Full HD, o que pode decepcionar alguns usuários.

Já na linha mais intermediária, que deve ser suficiente para agradar o público gamer, o IdeaPad L340 garante executar jogos atuais com desempenho considerável. Assim como o dispositivo da Samsung, a grande razão disso é a presença do Intel Core i5 de 9ª geração e 8 GB de memória RAM. Entretanto, a GeForce GTX 1050 como placa de vídeo dedicada deve ter desempenho inferior ao do Samsung Odyssey.

Um dos modelos mais completos da marca é o Lenovo Yoga S740. Um dos lançamentos da fabricante para 2020, o modelo já vem equipado com a 10ª geração do Intel Core i7, modelo mais atual. Além disso, com a presença de um sistema de armazenamento em SSD de 256 GB e 8 GB de memória RAM, o aparelho deve ser suficiente para jogos atuais e programas que precisam de bom desempenho.

Dell

Dell tem modelos de notebooks básicos, gamer e de alta performance. (Foto: Divulgação/Dell)
Dell tem modelos de notebooks básicos, gamer e de alta performance. (Foto: Divulgação/Dell)

A Dell também é uma ótima opção para se analisar antes de finalizar a compra. Conhecida no Brasil todo por seu suporte e pelas opções de garantias oferecidas aos usuários, a marca conta com inúmeros dispositivos que vão desde os mais simples até workstations complexas voltadas a empresas. Entre os notebooks mais básicos da fabricante está o Dell Inspiron 3583, notebook que pode ser considerado intermediário em comparação com outras marcas.

O modelo conta com Intel Core i5 de oitava geração, 8 GB de RAM e armazenamento de 2 TB. Além disso, possui uma AMD Radeon 520 como placa de vídeo dedicada que, em conjunto com as outras características, deve garantir bom desempenho em jogos e atividades mais exigentes.

Uma opção ainda mais completa oferecida pela Dell é o G5 5590. O aparelho potente garante rodar os jogos mais atuais em virtude de seu Core i7 de nona geração, os 16 GB de memória RAM e o SSD de 256 GB, que acelera o desempenho da máquina. Outra característica importante é a GeForce GTX 1660 Ti como placa gráfica, modelo que é um dos mais potentes do mercado.

Caso ainda não seja suficiente, a Dell também possui dispositivos com aspectos premium. O Dell XPS é um notebook que chegou ao mercado para competir, principalmente, com os MacBooks. O aparelho conta com a 10ª geração do Intel Core i7 e SSD de 512 GB, além disso, sua tela de 13 polegadas em Full HD auxilia no transporte para diferentes lugares sem perder qualidade na exibição de imagens.

Acer

O Predator Helios 300, da Acer, é um dos notebooks gamer mais poderosos atualmente. (Foto: Divulgação/Acer)
O Predator Helios 300, da Acer, é um dos notebooks gamer mais poderosos atualmente. (Foto: Divulgação/Acer)

Entre as marcas mais conhecidas pelo brasileiro está a Acer. Assim como os concorrentes, a fabricante conta com diversos produtos em seu catálogo para atender todas as exigências do consumidor. Com notebooks voltados para tarefas simples, usuários exigentes e também para os gamers, um dos dispositivos mais básicos é o Acer Aspire 3.

O modelo foge um pouco do tradicional já que vem equipado com um AMD Ryzen 5 como processador. Além disso, a presença de 12 GB de RAM é um ponto positivo perto de outras marcas que oferecem no máximo 8 GB. Não tenho placa de vídeo dedicada e possuindo 1 TB de armazenamento, o notebook não deve apresentar problemas em multitarefas. Porém, caso use para jogos mais pesados, o desempenho não deve agradar tanto.

Pensando nesse tipo de público, a Acer disponibiliza o Aspire Nitro 5, um dos mais conhecidos do mercado. O notebook gamer vem equipado com Intel Core i5 de oitava geração, 8 GB de RAM e conta com uma GTX 1050 como GPU. Sendo assim, deve ser mais fácil executar jogos mais atuais.

Porém, caso queira ainda mais desempenho e qualidade de imagem, a Acer oferece o Predator Helios 300. Esse dispositivo tem preço bem mais alto já que possui um Intel Core i7 de nona geração. 16 GB de memória RAM, SSD e uma GTX 1660 Ti como placa gráfica. Esse conjunto é capaz de rodar jogos mais novos sem quaisquer problemas.

Asus

O ZenBook 14 é o lançamento mais recente da Asus.(Foto: Divulgação/Asus)
O ZenBook 14 é o lançamento mais recente da Asus.(Foto: Divulgação/Asus)

Encerrando nossa lista de marcas mais atuantes do e-commerce brasileiro, a Asus também pode ser uma boa opção na hora de comprar seu notebook. Assim como a Dell, a fabricante também possui modelos premium para competir com os MacBooks, mas sem deixar o usuário menos exigente na mão. Com promessa de garantia e suporte técnico em caso de problemas, um dos modelos mais básicos é o Asus VivoBook 15.

O dispositivo tem design moderno com bordas finas, processador Intel Core i7 de oitava geração e preço abaixo da média do mercado. Além disso, o notebook conta com 8 GB de memória RAM e placa de vídeo GeForce MX 230, capaz de rodar alguns jogos mais tradicionais sem problemas.

Um modelo com desempenho superior e um pouco mais caro é o Asus F570ZD. Tendo um AMD Ryzen 5 como processador e 8 GB de RAM, o modelo promete desempenho um pouco maior graças à presença da GTX 1050 como GPU dedicada.

Porém, entrando na categoria premium, o principal notebook da fabricante é Asus ZenBook 14. Último lançamento da marca, o aparelho não é voltado para o público gamer e sim para a produtividade de alto desempenho. O modelo conta com a 10ª geração do Intel Core i7, armazenamento em SSD de 256 GB e placa de vídeo integrada para manter a leveza do produto. O principal diferencial do modelo é a presença de uma tela secundária que permite facilitar atividades em multitarefas.

Leia também: