Entenda antes de comprar em Notebook

Saiba como encontrar o notebook que combina com você

Dê um Zoom nos notebooks para saber qual combina com seu estilo

por Felipe Brito - Especialista em Tecnologia.

Na hora de comprar um notebook surgem muitas dúvidas para você? Isso não vai mais ser um problema! A seguir, o Zoom vai dar informações muito interessantes para você fazer a escolha certa:

Escolhendo o processador para notebook

O processador é responsável pelo desempenho do notebook e comanda todas as operações executadas. No mercado, você vai encontrar uma das mais modernas e recentes linhas da Intel: a série Core i, composta pelos processadores Core i3, i5 e i7.

A Intel oferece ainda o Core 2 Duo e o Pentium Dual Core, presentes em notes de processamento padrão. Existem também três modelos da AMD, mais vendidos em notebooks: o Athlon X2, Athlon Neo e o Turion X2, com menor consumo de energia.

Para escolher entre eles, você precisa saber para que vai usar o seu notebook. Se você usa para internet e documentos mais simples, como escrever textos no Word ou criar planilhas no Excel, você pode comprar um notebook com os processadores Core 2 Duo, Core i3, Pentium Dual Core ou Athlon. Porém, se você precisa de um notebook mais robusto, como um notebook para jogos, edição de vídeos e imagens ou aplicativos mais pesados, notebooks com processadores Turion X2 ou notebooks com processadores Core i7, também conhecidos como notebooks i7 são ótimas opções.

Memória RAM para notebook: saiba escolher a melhor capacidade

A Memória RAM influencia na quantidade de programas que você poderá abrir simultaneamente e na velocidade com que esses programas irão trabalhar no notebook. Para simplificar, veja as informações a seguir:

  • 2GB de memória RAM: para navegar na web e editar documentos simples;
  • 3GB ou 4GB de memória RAM: esses modelos, como os notebooks 4GB, são ideais para jogadores casuais ou para pessoas que fazem edições simples de imagens;
  • 6GB ou 8GB de memória RAM: um notebook com essa memória é ideal para jogos pesados e profissionais que precisam de uma maior capacidade de memória RAM, como os profissionais de áudio, vídeo, fotografia e arquitetura.

Saiba como escolher o HD para notebook ideal

O HD grava de maneira definitiva todos os arquivos e programas do seu notebook. Cada HD deve combinar com o estilo do seu dono. A seguir, descubra qual capacidade do HD tem a ver com o seu estilo:

  • HD com 120 ou 160 GB: para salvar apenas textos, planilhas e fotos em baixa resolução, além de navegar na internet;
  • HD entre 160GB e 320GB: para armazenar no notebook arquivos um pouco mais pesados, áudio e imagens;
  • HD com 500GB ou mais: um notebook 500GB HD ou um modelo com HD de maior capacidade de armazenamento serve para bibliotecas digitais, jogos, grandes acervos de música e vídeos.

Tamanho de tela: qual tamanho deve ter o seu notebook?

Quanto mais tempo na frente do notebook, maior deve ser a tela. Isso por que telas muito pequenas geram desconforto visual após horas de uso. Então, notebook 14" é suficiente para navegar, consultar arquivos de texto e realizar trabalhos escolares. Para quem, além disso, vai jogar ou assistir a vídeos com maior frequência, notebooks com telas entre 15 e 18 polegadas dão maior conforto.

Quem vive com o notebook, para lá e para cá, deve evitar telas muito grandes, pois representam alguns gramas a mais no peso final do aparelho. Ou podem optar por um netbook.

Sistema operacional para notebook: qual é o mais indicado para você?

Quando você liga o notebook, este é um dos primeiros programas a ser executado. E por ser o principal programa do seu notebook, é nele que todos os seus aplicativos irão rodar e interagir com você. Os principais sistemas operacionais são:

  • Sistema operacional Windows, da Microsoft: opera em praticamente qualquer notebook e é o mais utilizado hoje em dia, nos chamados notebooks Windows;
  • Sistema operacional Mac OS: sistema exclusivo dos notebooks da Apple. Ele não funciona em equipamentos de nenhuma outra marca, apenas em modelos conhecidos como Macbook Mac OS;
  • Sistema operacional Linux: sistema operacional gratuito que realiza funções semelhantes às do Windows, e pode ser encontrado nos notebooks Linux.

Hoje, os notebooks têm configurações muito semelhantes aos desktops. Por isso, são uma alternativa perfeita para quem não tem espaço em casa ou precisa de um escritório móvel.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em notebook