Zoom indica em Notebook

Sony VPC-F215FB ou Macbook Pro: o duelo dos poderosos

A grande disputa entre Apple e Sony.

por Felipe Brito - Especialista em Tecnologia.

Repletos de recursos. Altamente conectados. Máximo desempenho. Esses são os principais atrativos dos notebooks top de linha da Sony e da Apple, que trazem o que há de melhor em sofisticação de design e capacidade de processamento.

 

Sony VPC-F215FB

Macbook Pro

Design 

 

 

Gráficos e multimídia 

 

 

Conectividade 

 

Design

Você já ouviu falar da tradição da marca Vaio? Todos os computadores da Sony recebem esse nome, que significa, acima de tudo, prestígio. Os notebooks da Sony são uma primazia em termos de desenho de produto, confiabilidade e inovação técnica.

Os notes da série F são voltados para entretenimento multimídia e altíssimo desempenho. E são exemplos incontestáveis da elegância da marca Vaio. A cor predominante do Vaio VPC-F215FB é o preto. As linhas do note são retas e mais conservadoras. Mas o resultado final não deixa de ser pra lá de sofisticado.

A Apple sempre se supera quando o assunto é design. Os notebooks da Apple são cobiçadíssimos, porque são conjuntos que unem beleza e sofisticação. A Apple fabrica três tipos de notes, sendo que o Macbook Pro encontra-se no topo. É o que a empresa fabrica de mais avançado em tecnologia de computação móvel.

Este Macbook Pro tem acabamento em alumínio fosco inteiriço, estrutura que a Apple chama de Unibody. Não dá para enxergar as linhas características dos notebooks comuns, como os traços do tapete sensível aos toques e saliências diversas. Um outro diferencial fica com o touchpad do Macbook Air. Ele tem apenas um botão e tem melhor sensibilidade do que notebooks comuns.

Quando o Macbook Pro é ligado, o detalhe fica com o símbolo da Apple aceso na tampa. Tudo no Macbook Pro é bonito e refinado. Um design bem mais bonito do que o note da Sony.

Gráficos e multimídia

Os dois notebooks contam com o que há de mais moderno em tecnologia de display para notebooks. Ambos contam com uma tela grande de LCD iluminada por trás com tecnologia LED, o que garante mais brilho e cores mais vívidas.

Os dois contam com a tecnologia Full HD: ela garante a mais alta resolução de imagem disponível no mercado. Um diferencial do notebook da Apple sobre seu concorrente é que a tela tem 17 polegadas, uma a mais do que o note série F da Sony.

Por outro lado, o VPC-F215FB tem uma característica irresistível. Sua tela é capaz de reproduzir imagens 3D. É possível jogar games 3D com muita qualidade e o note já vem com óculos compatível. Também dá para ver filmes em alta definição Blu-Ray em 3D. Já o Macbook Pro só consegue ler e gravar CDs e DVDs. Ponto para o note da Sony.

A placa gráfica e a quantidade de memória RAM são itens importantes para os jogos. O processador ajuda a deixar o computador mais estável. E é importante ter um bom espaço de armazenamento não só para os jogos em si, mas para seus arquivos digitais diversos, principalmente vídeos.

O Macbook Pro conta com uma placa gráfica híbrida (desempenho inteligente para distribuir energia para determinados tipos de tarefa) mais sofisticada, mas a plataforma Windows é a ideal para jogos, já que a maioria dos games para PC sai nesse formato.

O Macbook Pro roda com o sistema operacional (o software-mestre que rege o computador) Mac OSX. Ele é um pouquinho diferente do Windows. É elegante e fácil de usar. Mas ele roda programas próprios. Não é todo jogo nem todo programa que possui versão para Mac. Já quando o assunto é multimídia, os dois notes são equivalentes. O Sony Vaio série F conta com mais memória RAM, mas a placa gráfica do Macbook Air é extremamente potente.

Estes itens são fundamentais para que você possa rodar, por exemplo, vídeos em alta definição com naturalidade, sem tropeços. Em termos de desempenho total, os dois também carregam por dentro o mais potente processador: são notebooks com processador Intel Core i7 de quatro núcleos, que deixa o computador rápido como um foguete.

Conectividade

Os dois notes contam com excelente conectividade, mas o notebook da Sony leva certa vantagem sobre o concorrente. O Vaio Série F se apoia em tecnologias mais comuns para transmissão de dados, como o USB 3.0. Esse padrão transmite dados mais rapidamente do que o padrão anterior, o USB 2.0. Dá para descarregar fotos, vídeos e músicas de um HD externo compatível em questão de segundos.

Se quiser espelhar o conteúdo do notebook em uma TV de alta definição, pode usar a porta HDMI. Assim, você pode usar o notebook como Blu Ray player, por exemplo. A saída VGA também é super comum. Com ela, você usa um monitor de PC grande para aumentar sua área de trabalho.

Já a Apple usa a tecnologia Thunderbolt não só para transferência de dados rápidos, mas também para fazer a mesma função das portas HDMI e VGA presentes no computador da Sony. E você pode conectar vários acessórios ao mesmo tempo, como monitores e HDs externos.

Ela também é 2 vezes mais rápida que o USB 3.0 e 20 vezes mais rápida que o USB 2.0. O porém é que você precisa comprar um acessório separadamente. Outra desvantagem é que poucos acessórios são compatíveis com a tecnologia.

O padrão 3.0 de Bluetooth do note da Sony transfere dados mais rapidamente que o 2.1 do Macbook Pro. O note Série F também lê mais tipos de cartão do que o note da Apple. Assim, o notebook da Sony leva novamente vantagem sobre o Macbook Pro.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em notebook