Notebook ou tablet: qual é o melhor?

Descubra se é o notebook ou tablet o aparelho ideal para suas tarefas.

Redação - ZoomEditor(a)

Publicado e atualizado 5 min. de leitura.

Compartilhe:

Os tablets tomaram o mercado da computação por volta de 2010, com o lançamento do primeiro iPad. Como que em um passe de mágica, as indústrias de e-Books e aplicativos cresceram, garantindo mais possibilidades tanto para o trabalho quanto para a diversão. Já os notebooks estão por aí há mais tempo, mas também tem na portabilidade sua principal vantagem. Mas qual escolher: notebook ou tablet?

De médicos a artistas, de alunos a professores, todos passaram a creditar aos tablets a solução para edição de textos, fotos, imagens, planilhas e, claro, troca de e-mails.

Mas será que dá para trocar um tablet por um notebook? Bom, depende de vários fatores, até porque hoje já é possível adquirir um notebook que vira tablet. Então, para você não ter dúvidas se escolhe um tablet ou notebook para suas tarefas, relacionamos abaixo algumas dicas que vão ajudar você.

Um tablet pode ser a melhor opção para quem quer praticidade

  • Leve
  • Liga mais rápido
  • Maior autonomia de bateria
  • Preço mais acessível
Na disputa entre notebook e tablet, o tablet costuma ter mais autonomia, além de preço mais acessível (Fonte: Shutterstock/Bongkarn Graphic)
Na disputa entre notebook e tablet, o tablet costuma ter mais autonomia, além de preço mais acessível (Fonte: Shutterstock/Bongkarn Graphic)

Se você precisa de um aparelho que te permita ler e redigir pequenos e-mails, acessa sites de notícias e as principais redes sociais com praticidade, entre tablet ou notebook, um tablet pode ser a melhor escolha para você.

Ele terá inúmeras vantagens em relação ao seu concorrente nesse quesito. Será mais leve, ligará mais rápido e sua autonomia de bateria também pode ser mais longa, dependendo do modelo.

Além disso, um tablet pode ter um valor bem menor que um notebook em alguns casos, dependendo, é claro, da configuração e da marca que você escolher. Um iPad recente, por exemplo, custa mais que um notebook de configurações básicas. Por outro lado, tablets como o iPad Pro costumam ter configurações melhores que um notebook dessa categoria.

Já o notebook é ideal para quem quer desempenho

  • Roda programas mais pesados
  • Tela maior
  • Maior capacidade de armazenamento
  • Conectividade com outros dispositivos
Com tela maior e capacidade de rodar programas mais pesados, o notebook é mais indicado para o dia a dia (Fonte: Shutterstock/Rido)
Com tela maior e capacidade de rodar programas mais pesados, o notebook é mais indicado para o dia a dia (Fonte: Shutterstock/Rido)

Se você faz uso de programas mais pesados, sobretudo os de arquitetura e manipulação de imagens; ou ainda, caso muito comum, se você é consumidor voraz de conteúdos multimídia e baixa esses conteúdos para seu HD constantemente, o notebook ainda é a sua melhor opção.

Ele terá um poder de processamento que pode ser melhor do que, até mesmo, alguns computadores de mesa. Além disso, notebooks costumam ter espaço de sobra no disco interno e capacidade de upgrade de peças como o próprio HD ou memória RAM. Isso sem falar na conectividade, que pode incluir mais portas HDMI e USB (alguns tablets também possuem. Além disso, notebooks contam com porta Ethernet para cabo de rede, permitindo uma conexão mais rápida e estável que o Wi-Fi.

Outro ponto que pesa na hora de escolher entre um tablet e notebook é o tamanho da tela. Notebooks são maiores e, portanto, mais confortáveis para algumas atividades, como assistir a vídeos e filmes. A facilidade de conectá-lo à TV também é uma vantagem, mesmo que muitas smart TVs já permitam ao notebook e tablet a transmissão sem fio.

Além disso, será muito mais fácil editar um arquivo de texto ou uma planilha do Excel em um notebook, por exemplo. No quesito produtividade, o notebook costuma ser muito melhor.

Conheça algumas ofertas de notebook que vão melhorar sua capacidade de produzir:

Tablet + notebook para quem quer o melhor dos dois mundos

Existem, ainda, casos em que você precisa das vantagens dos dois aparelhos. Afinal de contas, por que não os dois?

Nessas ocasiões, você pode fazer o uso complementar entre o notebook e o tablet. Você pode, por exemplo, criar as apresentações de negócios em seu notebook e migrá-los para o tablet, para dar um charme a mais nas apresentações.

Ou ainda pode navegar durante o dia em seu notebook e salvar os artigos que quiser ler depois, em serviços como o Instapaper, e abri-los em seu tablet para ler na cama durante a noite ou no final de semana.

Se você busca esse lado complementar, pode investir na compra dos dois aparelhos, tendo o cuidado de checar a compatibilidade entre eles, é claro. Usuários de aparelhos Apple, por exemplo, costumam aproveitar uma excelente conectividade ao combinarem seus Macbooks com o iPad.

Notebook que vira tablet: por que não os dois em um só lugar?

Outra opção ainda mais inovadora é investir em um notebook que vira tablet. Esse modelo de computador é conhecido como notebook conversível.

Nesse tipo de máquina, o design foi desenvolvido para você ter um notebook dobrável, que pode se tornar um tablet quando quiser. A tela do notebook pode dobrar ou girar (dependendo do modelo), oferecendo essa versatilidade. Além disso, a tela desse tipo de note também é touchscreen.

Os modelos conversíveis fazem parte dos notebooks touchscreen. Com isso, você pode realizar algumas tarefas com o toque dos dedos, assim como você já está acostumado em fazer em um tablet ou em um smartphone.

Lembra do exemplo no qual você pode salvar artigos e vídeos no Instapaper para levar o que você quer ler do notebook para tablet? O que acha da ideia de simplesmente deixar seus artigos guardados e, na hora de lê-los, simplesmente dobrar o seu notebook que vira tablet?

E se você usa o notebook para digitar muito no dia a dia, tudo bem: basta usar o teclado físico. Essa flexibilidade de poder escolher entre o tipo de teclado tem a ver com o sistema operacional.

Notebook e tablet ao mesmo tempo, o notebook conversível vem com touchscreen e traz o melhor dos dois mundos (Fonte: Shutterstock/Monkey Business Images)
Notebook e tablet ao mesmo tempo, o notebook conversível vem com touchscreen e traz o melhor dos dois mundos (Fonte: Shutterstock/Monkey Business Images)

Os modelos conversíveis (também chamados de notebooks híbridos) são notebooks com Windows 10, que, quando oferecem a tela touch, permite que você tenha a opção de digitar tradicionalmente ou com o simples toque dos dedos.

Para quem está pensando em comprar um Ultrabook, também pode encontrar modelos de Ultrabooks conversíveis: assim você tem uma máquina com eficiente configuração, que ainda pode se transformar em tablet.

A grande diferença entre os notebooks conversíveis e os tablets fica por conta da configuração. É verdade que um tablet pode ser útil desde suas horas de diversão (como ver vídeos e jogar) até usando no trabalho.

Porém, os notebooks híbridos oferecem uma boa configuração, a começar que são notebooks Intel, alguns possuem até o processador Intel Core i7, ou seja, um dos melhores em poder de processamento.

Por outro lado, esses modelos costumam ser mais caros que notebooks similares que não são híbridos. Mas seja qual for a sua escolha, é possível encontrar um notebook ou tablet na medida certa para suas tarefas.