Windows 10X: tudo sobre o sistema operacional para PCs dobráveis

Nova atualização do Windows 10 promete melhorar experiência do usuário em computadores de duas telas e dobráveis.

Windows 10X: tudo sobre o sistema operacional para PCs dobráveis
Felipe BritoEditor(a)

Publicado e atualizado 3 min. de leitura.

O Windows 10X é um sistema operacional adaptado para a nova leva de computadores portáteis dobráveis ou com tela dupla que está chegando ao mercado em 2020. A própria Microsoft já anunciou o Surface Neo, que deve chegar ao mercado no final de 2020, a Lenovo terá o Thinkpad X1 e a Dell apresentou protótipos Ori e Duet durante a CES 2020. A atualização é uma versão otimizada do já conhecido Windows 10, mas com melhorias para dispositivos com duas telas.

Confira, a seguir, as principais novidades do sistema, quais as diferenças entre o Windows 10X e o Windows 10 tradicional, e quando será o lançamento oficial da nova atualização.

Leia também: Os Melhores Notebooks para Comprar em 2020

Windows 10X: o que muda?

Em primeiro lugar a mudança mais aparente: a do layout. Um computador de tela dupla ou dobrável é diferente do de tela única. Por isso há necessidade de uma nova forma de interação com o usuário. Essa é a premissa básica do Windows 10X.

Pegue como exemplo o Menu Iniciar e a barra de pesquisa, que tradicionalmente ficam no canto inferior esquerdo da tela do seu computador. Agora imagine qual seria a melhor forma de acessá-los em uma tela dupla. A solução do novo sistema operacional é apresentar estes recursos em forma de pop up, de forma que possa ser acessado em qualquer uma das telas dos novos dispositivos.

Este é um exemplo mais básico. Lembre-se também há computadores de tela dupla que podem ser usados com o aparelho dobrado, com apenas uma tela, como se fosse um tablet, ou também aberto, com as duas telas funcionando ao mesmo tempo.

Windows 10X vai melhorar a navegação em computadores dobráveis ou notebooks com duas telas (Foto: Divulgação/Microsoft)
Windows 10X vai melhorar a navegação em computadores dobráveis ou notebooks com duas telas (Foto: Divulgação/Microsoft)

O sistema operacional precisa oferecer boas experiências e navegabilidade em qualquer um dos modos de uso, isso significa se adaptar de maneira imediata. A Microsoft chama essa natureza versátil do novo Windows de “postura múltipla”

Outras características esperadas em um computador de tela dupla são a possibilidade de arrastar um programa de uma tela para outra e a multitarefa, ou seja, o uso de vários programas abertos ao mesmo tempo, muitas vezes em telas diferentes.

O Windows 10X oferece essas possibilidades. O usuário, por exemplo, pode ter uma tela de com um programa de lazer, como o Netflix ou o Spotify, e um aplicativo de trabalho no outro. Para melhorar a experiência, essa tela de trabalho conta com uma “WonderBar”, uma barra acima do teclado, totalmente equipada com emojis, gifs e outros recursos.

Uma ausência bastante sentida até agora nas versões mostradas para a imprensa é a ausência do Cortana, o que pode significar que haverá um suporte para Assistentes Virtuais como o Google Assistente. Contudo, a Microsoft não confirmou e nem desmentiu essa possibilidade.

Windows 10X é só para computadores Microsoft?

O Windows 10X estará disponível no Microsoft Surface e em dispositivos de vários parceiros do ecossistema do Windows, incluindo ASUS, Dell, HP e Lenovo.

No entanto ainda faltam algumas explicações sobre a compatibilidade com dispositivos que já estão no mercado, como o ZenBook Pro Duo. Novidades como essa certamente vão aparecer mais perto da data de lançamento.

Zenbook Pro Duo é um notebook com duas telas que pode receber o Windows 10X no futuro (Foto: Divulgação/Asus)
Zenbook Pro Duo é um notebook com duas telas que pode receber o Windows 10X no futuro (Foto: Divulgação/Asus)

Data de lançamento do Windows 10X

A Lenovo e a Dell já apresentaram as suas armas na “guerra” pelo mercado de computadores dobráveis e espera-se que eles cheguem ao mercado até o fim de 2020, ou no início de 2021. Já o Microsoft Surface Neo está sendo preparado para chegar ao mercado para o período de Natal de 2020.

Ora, para que o sistema esteja perfeitamente funcional são necessários vários testes. Além disso, o Windows 10X deve ser liberado para que desenvolvedores possam adaptar apps e criar novas aplicações.

Todas essas informações nos levam a crer que veremos muitas novidades durante o Microsoft Build 2020, encontro de desenvolvedores que será realizado em maio. Já a chegada ao consumidor final deve acontecer por volta de outubro, junto com os novos computadores dobráveis e de tela dupla que vão invadir o mercado de olho nas vendas de fim de ano.

Leia também: