Disco e pastilha de freio com destaque em fundo preto

Pastilha de freio: como saber se está gasta e devo trocar?

Saiba tudo sobre a pastilha de freio, um dos itens mais importantes do sistema de frenagem, e descubra quando trocar

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 4 min. de leitura.

Compartilhe:

A pastilha de freio é um dos itens mais importantes do sistema de frenagem a disco. Quando em bom estado, evita muitos acidentes. A sua principal função é criar um atrito com o disco, que faz a roda parar. Mas como ele só funciona bem em boas condições, é fundamental saber a hora de trocar.

Mas fique tranquilo. Existem diversas formas de você descobrir o momento da troca. Nós vamos te ensinar as principais. Além disso, vamos te explicar melhor o que é e como funciona a pastilha de freio. Falaremos sobre o que fazer para que elas durem mais. Por fim, daremos dicas de modelos para você comprar.

Quer conhecer mais dicas para o seu carro? Então veja como fazer a manutenção adequada do seu ar-condicionado.

O que é pastilha de freio?

Pastilha de freio na mão de mecânico em oficina
A pastilha de freio é parte importante do sistema de frenagem (Foto: Shutterstock)

Uma das partes mais importantes do carro é o seu sistema de frenagem. Existem três tipos atualmente. São eles: freio a tambor, o ABS e o mais comum, encontrado na maioria dos carros, o freio a disco.

Um dos itens mais importantes deste sistema é a pastilha de freio. A pastilha é uma peça metálica. Ela pode ser também orgânica ou de cerâmica. Esse item é acionado quando pisamos no freio.

Ao acionar o pedal, a pastilha de freio pressiona o disco. Isso faz com que a sua rotação diminua, ocorrendo a frenagem. Mas esta frenagem só ocorre da maneira correta se a pastilha estiver em boas condições. Caso contrário, você pode ter problemas.

Além de não frear perfeitamente, uma pastilha muito desgastada pode danificar o disco, gerando prejuízos muito maiores. Por isso, é fundamental fazer a revisão constante desta peça, fazendo a sua substituição no tempo certo.

Como saber se a pastilha de freio está gasta?

Pastilha de freio gasta na mão de mecânico em oficina
Quanto tempo dura uma pastilha de freio? Aprenda mais sobre isso (Foto: Shutterstock)

Agora que você sabe que precisa fazer a troca quando a peça está desgastada, deve estar se perguntando como saber se a pastilha de freio está gasta. Pode parecer complicado, mas não é. Existem várias formas de perceber a hora certa.

A principal e indicada por todos os fabricantes é fazer a troca quando o disco chegar à espessura de 2mm. Mas, como nem sempre é fácil fazer esta medida, conheça outros sinais que o seu carro te dá, indicando a hora de trocar as suas pastilhas de freio:

  • Indicador de desgaste: carros mais modernos são equipados com um indicador de desgaste da pastilha de freio. Ele informa ao motorista via alerta luminoso no painel a hora de fazer a troca. Mas como nem todos os carros têm este recurso, acompanhe outras formas.
  • Ruídos metálicos: um modo bem simples de descobrir o desgaste da pastilha de freio, é quando as rodas dianteiras passam a fazer um ruído metálico. Isso acontece porque as pastilhas têm um indicador de desgaste que ao tocar no disco, emite um ruído metálico.
  • Desconforto no pedal: quando ao pisar no freio, você sentir o pedal mais duro ou então mais fraco, de forma diferente do que está acostumado, também pode ser um sinal.
  • Frenagem ineficiente: um dos sinais mais comuns de que a pastilha de freio está gasta, é quando o carro perde a eficiência na frenagem, demorando mais tempo para frear.
  • Quilômetros rodados: mais um ponto que deve ser considerado na hora de trocar as pastilhas é a quilometragem. Pode variar de fabricante, mas elas não devem durar muito mais que 20.000 Km, necessitando de revisão a cada 5 mil Km.

O que fazer para a pastilha de freio durar mais?

Disco e pastilha de freio muito quentes de carro branco em asfalto
Frear em excesso diminui a vida útil da pastilha de freio (Foto: Shutterstock)

Vamos te ensinar a fazer sua pastilha de freio durar mais. São pequenas dicas que, seguidas à risca, farão com que você demore um pouco mais para comprar novas pastilhas. Uma das coisas bem importantes para que ela dure mais é você respeitar a capacidade máxima de peso do seu carro. Mais esforço será necessário das pastilhas, aumentando o seu desgaste, se o seu veículo estiver mais pesado.

Outra dica é, quando possível, usar o freio motor. Isto é, reduzir as marchas para diminuir a velocidade do carro nas descidas. É importante também evitar andar sem estar com alguma marcha engatada, a famosa banguela. Além de ser perigoso, você perde um pouco do controle do carro. Isso aumenta o desgaste das pastilhas.

Um outro ponto que pode passar despercebido, mas é fundamental para um bom funcionamento do freio e, com isso, uma boa vida útil da pastilha de freio, é a troca do fluído de freio no período indicado pelo fabricante.

Isso pode variar de acordo com o tipo de carro, mas, em média, ele deve ser trocado a cada 10.000 Km rodados. O fluido é quem transmite o comando de freio do pedal até as pastilhas, e, caso esteja fora do prazo, pode frear de forma incorreta, diminuindo a vida útil da pastilha.

Veja algumas ofertas de pastilhas de freio no Buscapé

Depois de aprender o que é a pastilha de freio, saber quando deve trocá-la e descobrir o que fazer para elas durarem mais, conheça agora algumas ofertas de pastilha de freio no Buscapé que separamos para você.

Se a correta para seu veículo não estiver listada acima, veja aqui outras ofertas de pastilha de freio. Agora, se quer conhecer outros itens para o seu carro, veja nossas listas. Confira os melhores sons automotivos para comprar ou se preferir, veja boas opções de central multimídia. Descubra qual o melhor pneu aro 13, as 10 melhores capas para carro e as principais opções de suporte de bicicleta para carro.