Mão segurando um estabilizador de celular em frente a uma montanha

Estabilizador de celular: veja as melhores opções

Chega de vídeos tremidos! O estabilizador de celular vai deixar suas gravações com nível profissional

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 3 min. de leitura.

Compartilhe:

Se você busca mais qualidade para as suas fotos e vídeos, não basta ter um smartphone com boa câmera, também é importante investir em acessórios como o estabilizador de celular. Ele evita problemas de tremidos no resultado final das suas gravações ou fotos.

Também conhecido como Gimbal, esse acessório funciona como um suporte para o celular e gira em torno do próprio eixo. Assim, permite um bom controle de ângulos para suas fotos e gravações.

Veja abaixo como escolher o melhor estabilizador de celular. Logo após as dicas, confira algumas sugestões de modelos famosos no mercado.

Como escolher o melhor estabilizador de celular

Pessoa segurando um estabilizador de celular em frente à praia
O estabilizador de celular evita tremidos na sua foto ou vídeo (Foto: Shutterstock)

O estabilizador de celular serve para que o usuário possa captar vídeos e fotos mais profissionais, sem aqueles tremidos que são naturais quando estamos segurando a câmera. Eles não substituem os tripés, pois foram feitos para oferecer mobilidade e resultados em diferentes ângulos.

Os modelos de estabilizadores de celular que vamos citar neste texto são os Grip, chamados de estabilizador de mão. Eles são mais baratos, versáteis e geralmente atendem grande parte dos consumidores. Veja alguns pontos importantes para se avaliar ao escolher um gimbal:

  • Manual ou automático: estabilizadores manuais precisam que o usuário faça todos os movimentos de angulação. O automático possui movimentos já pré-definidos;
  • Ângulo e sentido da rotação: tanto no manual quanto no automático, verifique quais são os ângulos e rotações que o acessório oferece. Avalie se eles são o suficiente para os tipos de fotos e filmagens que você realizará;
  • Funções: os estabilizadores automáticos chegam com várias funções como disparo por gestos, rastreio automático, controle do obturador, entre outras. Essas funções podem ser um critério importante de escolha do seu gimbal preferido;
  • Peso: como você precisará segurar o estabilizador de celular o tempo inteiro, se atente ao peso do acessório para não ter problemas de movimentação durante o uso;
  • Bateria: no caso dos estabilizadores automáticos, é importante conferir a autonomia de suas baterias. Afinal, você não quer ficar sem bateria no meio da gravação.

Veja abaixo alguns dos melhores modelos de estabilizador de celular

Estabilizador de celular Zhiyun Smooth 4 Gilbal

O Zhiyun Smooth 4 é um estabilizador de celular com várias funções. Tem um preço mais acessível quando comparado a vários concorrentes. Ele possui seis modos de captura diferentes. Funciona com aplicativo próprio, mas, se você preferir, pode usá-lo com o Filmic Pro, um software popular entre quem trabalha com filmagens.

O gimbal para celular funciona bem e possui vários botões de atalho para que você possa controlar parâmetros da câmera sem precisar tocar na tela do smartphone. Sua bateria tem autonomia de 12 horas de duração.

Gimbal Smooth X Zhiyun

Outra opção bacana também da Zhiyun é o Smooth X, que é um pouco mais compacto. É um estabilizador de celular com controles intuitivos. Ele tem a opção de rotação ou de “pau de selfie”, que o estende em 26 cm.

Foto do estabilizador de celular Smooth X Zhiyun e seus acessórios
Estabilizador de celular Smooth X Zhiyun (Foto: Divulgação/Zhiyun)

Uma função interessante deste gimbal para celular é o de acompanhamento por rastreamento. O Smooth X consegue detectar um personagem em cena e segui-lo automaticamente, excelente função para você fazer filmagens próprias. Veja as melhores ofertas para o Smooth X Zhiyun.

Estabilizador para celular DJI OM 4

Para muitos, o Estabilizador DJI OM 4 é um dos melhores estabilizadores de celular que temos atualmente. Ele é portátil e pode ser dobrado. Tem design magnético e pode ser usado por controles de gestos. Além disso, assim como o modelo anterior, ele possui uma rotação rápida do sentido horizontal para o vertical.

Esse gimbal para celular tem diferentes modos de filmagem e faz o uso de recursos inteligentes para deixar as gravações ainda mais profissionais. Ele pode ser usado para timelapse, em modo câmera lenta ou mesmo panorâmico.

O app da DJI ainda oferece um editor de vídeo integrado, então você pode gravar e ainda editar em questão de minutos para compartilhar nas redes sociais. Veja ofertas para o DJI OM 4.

Foto do estabilizador de celular DJI OM 4 com um celular
Estabilizador de celular DJI OM 4 (Foto: Divulgação/DJI)

Como já citamos, ter um estabilizador de celular é muito importante para deixar as gravações e fotos ainda mais profissionais, e existem outros acessórios que podem melhorar suas fotos e vídeos. Veja as nossas indicações dos melhores tripés para celular e confira como usar o Ring Light para melhorar a iluminação dos seus projetos.