A panela de pressão elétrica é uma das principais novidades entre os eletroportáteis de cozinha que têm feito o dia a dia de muita gente mais prático. Ela pode ser considerada uma versão "mais completa" da panela elétrica de arroz, já que pode ser usada para preparar uma série de alimentos - ele, inclusive. Aqui no Zoom, uma das que fazem mais sucesso é a Electrolux PCC20: ela tem 15 receitas pré-programadas, função de programar início, manter aquecido e três potências diferentes de pressão.

Para saber, na prática, se ela é tão boa quanto parece, o Zoom comprou uma panela de pressão elétrica Electrolux PCC20 e eu testei na cozinha de casa. Aqui embaixo, conto o que achei dela: dá uma olhada!

Quer saber como nós avaliamos as panelas elétricas por aqui? Veja o nosso playbook!

Prós e contras

Prós: a panela de pressão elétrica Electrolux PCC20 tem três níveis de pressão para que você possa escolher a melhor para cada tipo de alimento. Além disso, as quinze receitas pré-programadas também facilitam o dia a dia de acordo com o que você desejar preparar. Além disso, também podemos destacar os 10 sistemas de segurança, o painel digital, o início programável que varia entre duas e 24 horas, a função Manter Aquecido e os acessórios que vão com ela.

Contras: durante os testes, a única coisa que chamou a minha atenção negativamente foi a lentidão no preparo de alimentos fora da função de pressão. Na hora de refogar alho, por exemplo, ela levou mais de dois minutos para dourar - era como se estivesse num fogão em fogo baixo, sabe? Ainda assim, o resto de tempo de preparo do arroz foi diminuído pela pressão, então houve uma compensação.

Veja as melhores ofertas da panela de pressão elétrica Electrolux PCC20:

O que vem na caixa da panela de pressão elétrica Electrolux PCC20

Esses são os acessórios da Electrolux PCC20 (Foto: Zoom)
Esses são os acessórios da Electrolux PCC20 (Foto: Zoom)
  • uma panela de pressão;
  • uma concha;
  • uma colher.
  • um copo medidor;
  • um recipiente para água da condensação;
  • um cabo elétrico removível.

Ficha técnica da panela elétrica de pressão Electrolux PCC20

  • Capacidade Total: 6 litros
  • Funções e Recursos: Display Digital, Preparo Manual, Programar Início, Manter Aquecido.
  • Níveis de Pressão: 3
  • Receitas Pré-programadas: 15
  • Sistemas de segurança: 10
  • Dimensões: 32 x 31 x 30,5cm
  • Peso: 5.8 kg
  • Tensão Elétrica: 127V ou 220V
  • Potência: 1000W

Acabamento da Electrolux PCC20

A panela elétrica da Electrolux tem painel digital e uma série de funções (Foto: Zoom)
A panela elétrica da Electrolux tem painel digital e uma série de funções (Foto: Zoom)

Logo na primeira impressão, o tamanho dessa panela elétrica Electrolux chamou a atenção. Ela tem seis litros de capacidade total e, mesmo que o manual indique que você não pode usar todo o espaço dela por uma questão de segurança, é possível preparar refeições para grupos de cinco pessoas - dependendo do prato, ela pode ser usada até para um grupo maior. Ou seja: se você vai fazer comida apenas para grupos e famílias pequenas, vale mais a pena investir em modelos menores do eletro.

A estrutura externa da PCC20 é de aço escovado e a tampa tem cabo antitérmico que torna o manuseio durante o preparo bem seguro. Por dentro, o recipiente de cozimento removível é antiaderente e, por isso, o ideal é usar os acessórios que vão junto da panela ou talheres de silicone. Na barra inferior ela tem um compartimento para que você apoie a colher e a concha que vêm junto durante o cozimento, logo ao lado do plugue do cabo de energia.

O recipiente de cozimento da Electrolux PCC20 é graduado (Foto: Zoom)
O recipiente de cozimento da Electrolux PCC20 é graduado (Foto: Zoom)

O painel digital dessa panela tem um visor que facilita muito a escolha das diferentes funções do aparelho por meio dos botões - que são apertáveis e não touch. Um ponto positivo dessa parte do acabamento da PCC20 é a "legenda" de receitas pré-programadas: fica fácil escolher exatamente a que você necessita sem que seja preciso buscar o manual ou algum outro "lembrete".

A tampa, por dentro, tem um anel de vedação removível, ou seja: a famosa borrachinha da panela de pressão comum. A única diferença é que, aqui, ela é um pouco maior. Ela tem, também, a válvula limitadora de pressão, que é usada em duas posições: uma para a saída de ar e uma para o cozimento na pressão.

Usabilidade da panela elétrica de pressão

Como foi a minha primeira vez usando uma panela de pressão elétrica, a leitura em detalhes do manual dela foi muito necessária e ajudou bastante - ponto para a Electrolux por instruções claras e explicativas. Talvez por ser um aparelho mais robusto, ela passa bastante segurança durante o manuseio: aquela sensação de "isso tudo vai explodir em breve" que é comum a algumas panelas de pressão tradicionais não passou por aqui.

Já citei aí em cima que um detalhe que me incomodou um pouco foi a demora na função Refogar - a opção de uso com a tampa aberta. Em comparação com um fogão a gás na boca grande, ela acaba sendo mais lenta. Ainda assim, a rapidez no resto do preparo dos alimentos compensa a demora inicial dependendo do que você for preparar. Mesmo com essa ressalva, esse detalhe não tira a validade da compra da PCC20: ela continua sendo eficiente e bem prática.

Limpeza da panela elétrica Electrolux

A parte de dentro da tampa da panela é assim (Foto: Zoom)
A parte de dentro da tampa da panela é assim (Foto: Zoom)

Depois do uso, o recipiente de preparo dos alimentos pode ser removido e lavado normalmente com a parte suave da esponja, já que é antiaderente. Os acessórios também podem ser higienizados com o resto da louça normal. Na tampa, os cantinhos que ficam por trás do anel de vedação (que deve ser removido e lavado separadamente) podem oferecer um pouco mais de dificuldade dependendo do que você cozinhou. Mesmo assim, a limpeza, no geral não é complicada - é como lavar uma panela de inox ou antiaderente normalmente.

A parte mecânica, por sua vez, não pode ser lavada embaixo da água: tanto por fora quanto por dentro o ideal é usar apenas um pano úmido. Por isso, vale ter um pouco mais de atenção para evitar que ela fique muito suja durante o preparo dos alimentos.

Funções da panela elétrica

Ser uma panela elétrica multifuncional é uma das principais vantagens da Electrolux PCC20. Entre as funções, se destacam as quinze receitas pré-programadas:

Close do painel de funções pré-programadas da Electrolux PCC20 (Foto: Zoom)
Close do painel de funções pré-programadas da Electrolux PCC20 (Foto: Zoom)
  • 01 - Carne;
  • 02 - Frango;
  • 03 - Lentilha;
  • 04 - Milho;
  • 05 - Refogar;
  • 06 - Cozimento lento;
  • 07 - Arroz;
  • 08 - Arroz integral;
  • 09 - Feijão;
  • 10 - Caldo;
  • 11 - Polenta;
  • 12 - Sopa;
  • 13 - Grão de Bico;
  • 14 - Carne Seca;
  • 15 - Mandioca.

Para cada uma delas, a panela determina automaticamente o nível de pressão, a temperatura e o tempo ideal de preparo, ou seja: é só colocar ali e deixar que ela trabalhe. Aqui, vale destacar a função de Cozimento Lento, que prepara a comida mais devagar para que o sabor seja mais apurado . Se você preferir controlar o funcionamento, a função Manual te deixa escolher o tempo e o nível de pressão e temperatura de preparo.

O painel da Electrolux PCC20 é bem detalhado e fácil de entender (Foto: Zoom)
O painel da Electrolux PCC20 é bem detalhado e fácil de entender (Foto: Zoom)

Além disso, a função de Programar Início também se destaca: aqui, você consegue deixar tudo esquematizado com antecedência para que a panela comece a cozinhar seu prato num intervalo de tempo que vai de duas a 24 horas. Nessa ou em qualquer outra função, depois que o prato fica pronto, a panela aciona a função Manter Aquecido, que garante a temperatura ideal para consumo até uma hora depois do fim do preparo.

Segurança da panela de pressão elétrica

Uma das principais dúvidas de qualquer pessoa na hora de comprar uma panela de pressão - seja ela comum ou elétrica - tem a ver com a segurança. Num comparativo geral, os modelos elétricos costumam ser mais seguros porque são equipados com uma série de sensores que "monitoram" o uso do aparelho durante todo o tempo de uso. No caso da Electrolux PCC20, são 10:

A válvula de saída de ar e a válvula de escape da Electrolux PCC20 (Foto: Zoom)
A válvula de saída de ar e a válvula de escape da Electrolux PCC20 (Foto: Zoom)
  • a válvula de alívio de pressão aciona a válvula de escape se a temperatura da panela passar de um limite pré-determinado. Assim, a panela mantém a pressão dentro dos níveis de segurança;
  • para evitar que a válvula de escape seja impedida de funcionar, a cobertura anti-bloqueio é uma "tampinha" que fica dentro da panela para garantir que ela vai ter espaço para ser acionada;
  • caso a luz na sua casa falhe, a proteção contra fornecimento de energia irregular evita que a panela queime;
  • o dispositivo de alívio de pressão faz com que a "tigela" antiaderente em que os alimentos são preparados abaixe e se afaste do anel de vedação da tampa caso a panela atinja os números máximos de pressão e temperatura. Quando isso acontece, ela libera pressão e volta a funcionar com segurança;
  • para impedir que a panela seja aberta enquanto estiver com pressão, ela tem o dispositivo de travamento automático da tampa;
  • além disso, o dispositivo de travamento automático impede que a panela pegue pressão se não estiver travada de maneira correta;
  • o controle de pressão mantém o equilíbrio de pressão dentro da panela;
  • o fusível térmico impede que a panela ultrapasse a temperatura máxima;
  • o termostato desliga a panela caso o recipiente de cozimento esquente muito enquanto estiver vazio;
  • e, finalmente, o aviso sonoro te deixa saber quando uma programação for iniciada enquanto a tampa não estiver fecahda corretamente.

A segurança da Electrolux PCC20 na prática

Durante os testes, sem querer, eu testei uma das soluções de segurança dessa panela de pressão elétrica. Por falta de costume na hora de preparar o arroz na pressão eu coloquei um intervalo de tempo maior do que o necessário. Depois que a água secou, a panela automaticamente acionou a válvula flutuante - o pino vermelho que está presente até nos modelos tradicionais. Assim, ela se manteve ligada e o arroz ficou aquecido e não queimou mesmo com a falta de água por dentro.

Custo-benefício da Electrolux PCC20

Se você for pesquisar, vai perceber que existem, sim, modelos de panela elétrica mais baratos do que a Electrolux PCC20. Porém provavelmente eles são menores ou não são multifuncionais como ela - as panelas de arroz entram nessa categoria. Para tudo o que ela oferece, o preço é aceitável e dentro da média. Ainda assim, como acontece em qualquer investimento mais alto, vale a pena dar uma olhada na variação de preço nas últimas semanas e, se você tiver tempo, ativar o alerta para garantir que vai aproveitar a melhor oferta.

Produtos semelhantes à Electrolux PCC20

Quer dar uma olhada em outros modelos antes de bater o martelo com a Electrolux PCC20? Vale a pena considerar uma outra panela de pressão elétrica 6 litros: a da Philco. As duas ficam na mesma faixa de preço e também são equivalentes nas funções: a da Philco tem 12 receitas pré-programadas, botões de fritar/refogar, cozinhar e manter pressão, nove sistemas e segurança, aquece os alimentos e também tem a opção de programar o início.

Para uma opção um pouquinho menor e mais barata, vale a pena conferir a Electrolux PCE20. Ela tem cinco litros de capacidade e uma função específica para preparo de feijão. Esse modelo é mais simples e não tem as receitas pré-programadas, mas tem nove sistemas de segurança, timer de até 90 minutos, função Manter Aquecido e recipiente interno antiaderente.

Notícias relacionadas à panela elétrica PCC20 da Electrolux