Como usar panela de pressão?

Medo de panela de pressão? Veja como usar o item e garantir a segurança nos preparos

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 5 min. de leitura.

Compartilhe:

Para os iniciantes na cozinha, aprender como usar a panela de pressão pode ser um grande temor. Entretanto, a tarefa é mais simples do que parece e só requer um pouco de atenção a alguns detalhes. O item é praticamente indispensável e agiliza o preparo de diversos alimentos, inclusive o feijão de cada dia.

Atualmente, existem dois tipos de panela de pressão: a comum, usada em fogões convencionais, de indução ou à lenha, e a elétrica, que demanda uma fonte de energia. Sobre a versão mais moderna, temos, até, um artigo analisando as vantagens e desvantagens da panela de pressão elétrica. Como fazemos o trabalho completo, ensinaremos a mexer nas duas. Então, chegou a hora de perder o medo, descubra de uma vez por todas como usar panela de pressão!

Como usar panela de pressão comum

Veja o passo a passo de como usar panela de pressão convencional. (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
Veja o passo a passo de como usar panela de pressão convencional. (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Passo 1: Encha a panela com água até o limite indicado no interior. Nunca ultrapasse esse limite, pois a panela pode explodir. Caso ela não tenha essa marcação, encha apenas 2/3 da capacidade da panela;

Passo 2: Agora, coloque o alimento que deseja cozinhar;

Passo 3: Feito isso, tampe a panela e verifique se a borracha de vedação está bem fechada. Caso não esteja, a panela não pegará pressão;

Passo 4: Leva a panela ao fogão e acenda o fogo. Deixe em fogo médio para alto até que ela comece a ferver. Você saberá que esse momento chegou quando o pino começar a chiar;

Passo 5: Com o começo do chiado, diminua o fogo e espere o tempo de cozimento indicado para o alimento. O feijão, por exemplo, leva cerca de 30 a 40 minutos. Fique atento para não passar do tempo determinado!

Passo 6: Passado o tempo de cozimento, desligue o fogo e deixe a panela esfriar para expulsar a pressão. Para adiantar esse processo, você pode molhar as laterais da panela com água corrente ou utilizar um objeto comprido para levantar o pino, retirando a pressão. Mas tenha cuidado: o vapor que sai da panela é extremamente quente, então mantenha distância dele o tempo todo.

Passo 7: Após a pressão sair por completo, ou seja, quando o pino não chiar mais mesmo que você o levante com ajuda de um utensílio, abra a panela. Pronto, alimento cozido e, agora, você sabe como usar a panela de pressão.

Cuidados importantes com a panela comum

Apesar de não ser uma tarefa difícil, usar a panela de pressão requer alguns cuidados, afinal estamos falando de uma panela lotada de calor acumulado. Então, para que acidentes não ocorram, temos algumas dicas:

  • Nunca abra a panela sem retirar a pressão antes;
  • Sempre que quiser abrir, certifique-se que a pressão saiu por completo. Como mencionamos, levantar o pino com ajuda de um utensílio comprido ou molhar as laterais da panela com água corrente agiliza a retirada da pressão;
  • Feito isso, espere alguns segundos e levante o pino novamente para garantir que todo o vapor foi retirado;
  • Confira se a válvula de escape da panela está funcionando corretamente, bem rosqueada e sem entupimentos. Para isso, estranhe se a panela não começar a chiar após 15 ou 20 minutos no fogo médio/alto;
  • Garanta que a borracha de vedação esteja nova, sem ressecamentos e que a válvula de segurança (aquele pequeno círculo na tampa, próximo ao pino de escape da panela) esteja fechada.

Como usar panela de pressão elétrica

Confira o passo a passo de como usar panela de pressão elétrica. (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
Confira o passo a passo de como usar panela de pressão elétrica. (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Usar a panela de pressão elétrica é mais simples, pois a maioria conta com o botão "Liberar pressão" - diferente dos modelos convencionais, nos quais essa função não é tão comum. Além de ser uma opção mais recente no mercado, o que garante que a panela não tenha sido comprada há muito tempo e tenha as peças devidamente conservadas. Por isso, basta seguir o passo a passo:

Passo 1: Coloque o alimento e a água dentro da panela. Lembre-se de prestar atenção nos indicadores de água no interior da panela, pois só assim o cozimento será feito de forma correta;

Passo 2: Coloque a tampa e certifique-se de que está fechada corretamente;

Passo 3: Ajuste a válvula para “Cozimento”, programe o timer com o tempo indicado para o preparo do alimento em questão. O pino irá subir quando a panela pegar pressão;

Passo 4: Assim o timer disparar informando o fim do preparo, gire a válvula para “Liberar pressão”. Tenha cuidado, pois a fumaça que sai da panela é quente e pode machucar;

Passo 6: Após liberar a pressão, abra a panela e o alimento estará pronto para servir.

Pensando em comprar uma nova panela de pressão?

Como mencionamos anteriormente, além de saber como usar panela de pressão, é importante que a panela esteja nova, com as válvulas e a borracha em perfeito estado, para que acidentes não aconteçam. Se estiver pensando em trocar a sua, temos algumas boas opções:

Panela de Pressão Nigro Eterna 4,5 litros

A panela de pressão Nigro de 4,5 litros é ideal para famílias com até 3 pessoas. Feita em alumínio polido e com cabo antitérmico que facilita o manuseio, ela tem um bom custo-benefício e boa durabilidade.

O fechamento da tampa é externo e ela acompanha válvula de segurança, válvula de trabalho e botão liberador de pressão.

Prós:

  • Fechamento externo que dá mais segurança
  • Botão liberador de pressão
  • Válvula de segurança

Contras:

  • Disponível apenas na cor inox

Panela de Pressão Rochedo Turbo 7 litros

Quer cozinhar uma receita grande ou tem uma família com mais de 4 pessoas? Esse modelo é ideal para você! A panela da Rochedo é feita em alumínio polido e tem fechamento interno. Ela acompanha trava de segurança, válvula e botão liberador de pressão. Além disso, tem um ótimo custo-benefício.

Prós:

  • Cozinha grandes quantidades de alimento
  • Bom custo benefício
  • Botão liberador de pressão
  • Válvula de segurança

Contras:

  • Disponível apenas na versão inox

Panela de Pressão Elétrica Mondial Pratic Cook PE-09

Indicada para o preparo de diversas receitas, a Mondial Pratic Cook tem 4 litros de capacidade e design moderno. Conta com display digital e vem com funções Timer, Aquecer, Manter Aquecido, além de trava de segurança e luzes indicadoras de funcionamento. Para melhorar, A Mondial Pratic tem, ainda, seis receitas pré-programas.

Prós:

  • Display digital
  • Trava de segurança
  • Funções Aquecer e Manter Aquecido

Contras:

  • Não é bivolt

Conheça outras opções na nossa lista de melhores panelas de pressão de 2021

Além dos 3 modelos que citamos, separamos outros na nossa lista de melhores panelas de pressão de 2021. Entre as indicações, modelos convencionais e elétricos satisfazem todos os públicos e bolsos, visto que os preços vão de R$ 70 a R$ 800.

Vale conferir, pois, agora que sabe como usar panela de pressão, um universo inteiro de receitas foi desbloqueado!