Zoom indica em Panelas

As 6 Melhores Panelas em 2018

Escolha a panela ideal para o seu tipo de cozinha!

melhores panelas; panelas; panela
por Catarina Monteiro - Especialista em Casa.

A escolha da panela certa na hora de cozinhar pode ajudar, e muito, no resultado das suas refeições e no sucesso de cada etapa do preparo. O material, a aderência e até o formato têm um papel diferente na hora de levar a comida para o fogão.

Separamos algumas das melhores panelas para você descobrir qual combina mais com o seu dia a dia e com seu estilo de cozinhar!

6. Panelas de alumínio são as baratas

Leves, práticas e com baixo custo, as panelas de alumínio estão entre as mais populares do mercado e vão trabalhar bem no preparo de alimentos do dia a dia, sem grudar e espalhando os sabores.

Mas alguns estudos chamam a atenção para a liberação de metais na comida. Para evitar que isso ocorra, o ideal é retirar o alimento ainda quente das panelas e passar para outro recipiente.

5. Mais praticidade com as panelas antiaderentes

Entre as panelas de alumínio, você pode optar por modelos com revestimento antiaderente, ou seja, que não deixam o alimento grudar no fundo das panelas e, por isso, são bem mais fáceis de limpar.

4. Panelas em aço inox também fazem sucesso

As panelas em aço inox também estão entre os modelos mais fáceis de encontrar, com vantagens como a resistência, a duração, a distribuição do calor na parte interna e a praticidade, já que são bem fáceis de limpar.

O ideal é que essas panelas sejam usadas em preparos que ficam mais tempo no forno, mas não são indicadas para frituras, já que esquentam em muito pouco tempo.

3. Charme e sabor com as panelas de cerâmica

As panelas de cerâmica costumam chamar atenção pela beleza, mas elas vão muito além disso. Seus pontos fortes também incluem a durabilidade, a facilidade de limpeza, já que é antiaderente, e funcionam super bem na cozinha do dia a dia e no preparo daqueles pratos mais elaborados, que pedem cozimento lento ou em diversas etapas.

Como o custo das panelas em 100% cerâmica costuma ser mais alto, você também pode investir em modelos de alumínio com revestimento em cerâmica, como esse conjunto da linha Ceramic Life.

2. Panelas de ferro são ideais para cozimento e até ajudam na saúde

Já imaginou que a panela certa pode até deixar o alimento mais nutritivo? As panelas de ferro soltam um pouco dessa substância ao entrar em contato com a comida, em níveis positivos para a saúde.

Elas também são indicadas para receitas com longo tempo de cozimento, sopas, caldos e molhos, conduzindo calor de forma lenta e uniforme, e costumam durar bastante tempo!

1. Panelas para Cooktop por indução

Os cooktops por indução só aquecem quando entram em contato com panelas com superfície magnética, por isso, se você tem um fogão desses, é ainda mais importante ficar atento ao tipo de panela que você vai comprar.

É essencial que as panelas para cooktop por indução tenham fundo plano e em materiais magnéticos, como aço inoxidável ou ferro fundido. Uma maneira bem simples de fazer um teste é aproximar um imã do fundo da panela: se a panela atrair o imã, ela pode ser usada no cooktop por indução. Uma utilidade bem inusitada para aqueles imãs de geladeira, não é?


Leia também:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em panelas