Como deixar o Windows 10 mais rápido? Dicas para acelerar o sistema
Ensinamos dicas sobre como deixar o Windows 10 mais rápido em seu PC desktop ou notebook
Se você tem um PC desktop ou notebook com Windows 10 é possível que em algum momento tenha notado perda de performance no sistema operacional. Alguns upgrades no processador para o PC ou na memória RAM para o notebook podem ajudar, porém antes de mexer em hardware confira nossas dicas de como deixar o Windows 10 mais rápido.
Essas dicas são especificamente para o Windows 10, mas usuários com outros sistemas ou que queiram saber dicas mais gerais podem conferir nossas dicas sobre como deixar seu PC mais rápido e seu notebook mais veloz.
Para usuários que ainda vão comprar um novo computador é importante ver se ele atende aos requisitos mínimos para o Windows 10. Dê preferência a modelos mais rápidos e potentes, de preferência os que tenham armazenamento SSD, pois um dos maiores gargalos para a velocidade dos computadores atuais é o armazenamento HDD.
Como deixar o Windows 10 mais rápido
Desligar aplicativos em segundo plano
Uma função útil do Windows é a de executar aplicativos em segundo plano para o caso de o usuário querer acessá-los e assim já estarem carregados previamente. De acordo com a quantidade de memória RAM disponível no computador, no entanto, essa função pode usar recursos importantes do sistema. Confira como desativá-la.
Clique no menu Iniciar e abra as "Configurações" no ícone da engrenagem. Selecione "Privacidade" e logo abaixo no menu à esquerda clique na opção "Aplicativos em segundo plano". Desmarque a caixa onde está escrito "Ativado".
Alterar plano de energia
Em PCs desktops, mas principalmente em notebooks, seu PC pode estar em um modo de economia de energia que utiliza menos potência para não consumir tanta eletricidade ou carga da bateria. É possível alterar isso ao clicar nas Configurações do Windows 10, depois em "Sistema" e em "Energia e suspensão" no menu à esquerda.
Clique em "Configurações de energia adicionais" na parte "Configurações relacionadas" e a janela das "Opções de Energia" se abrirá. Neste local é possível ver qual plano está em uso atualmente: Equilibrado (recomendado para desktops e notebooks), "Economia de energia" (útil para Notebooks) e "Alto Desempenho" (voltado para usuários que queiram mais performance, mesmo com gasto extra de energia).
Desligar efeitos visuais
Alguns efeitos visuais do Windows requerem processamento extra para serem exibidos, o que pode não parecer muito no uso diário, mas que faz diferença quando o computador já está mais lento. Abra a busca do Windows e procure pelo "Painel de Controle" para abri-lo. Clique em "Sistema" e depois em "Configurações avançadas do sistema". Na parte "Desempenho" clique em "Configurações" e altere a opção para "Ajustar para obter um melhor desempenho".
Remover programas da inicialização
Alguns programas podem deixar o computador lento sem o usuário saber e podem sempre iniciar assim que o computador liga. Para conferir se não há algum programa indesejado fazendo isso, basta acessar a janela de "Configurações", depois "Aplicativos" e então "Inicialização". Lá, haverá uma lista de programas que iniciam com o sistema e o usuário poderá desligar individualmente os que não achar necessários.
Desfragmente seu HD
Ocasionalmente, pode ser necessário desfragmentar seu disco para ganhar mais velocidade no sistema. Discos rígidos HDD guardam informação em um disco magnético físico, de forma que a informação pode ser acessada mais rápido em certas partes do disco. A desfragmentação organiza seus arquivos de forma que os dados mais importantes sempre estejam na melhor colocação do disco e agrupados. Isso não é necessário em discos SSD, por exemplo.
Abre o "Meu computador" ou "Este computador", clique com o botão direito no disco que deseja desfragmentar e selecione "Propriedades". Dentro das Propriedades vá na guia "Ferramentas" e então em "Otimizar e desfragmentar unidade". Em alguns casos a desfragmentação está agendada para ocorrer automaticamente em pequenas porções e pode não ser necessário desfragmentar.
Instale um antivírus
Alguns vírus podem causar perda de performance no computador, especialmente ao usarem o poder do processador sem que o usuário se dê conta. Para resolver esse problema instale um antivírus, entre os quais há opções gratuitas como o AVG (https://www.avg.com/) e o Avast (https://www.avast.com/), e realize um escaneamento para ver se seu computador está seguro.
Você também pode conferir nossas listas com os melhores antivírus e melhores antivírus grátis.
Mantenha seu Windows atualizado
Um problema que também pode afetar a performance do sistema é deixá-lo desatualizado. O Windows Update permite manter seu computador sempre o mais atualizado possível. Para conferir seu estado abra o menu Iniciar, selecione "Configurações" e então "Atualização e Segurança". No Windows Update selecione "Verificar se há atualizações" para buscar pelas atualizações mais recentes.
Reinstalar o Windows
Se nenhuma solução tiver o retorno esperado, existe uma última forma de como deixar o Windows 10 mais rápido, assim como quando ele era novo, reinstalando o sistema. Para isso basta seguir esta matéria sobre como instalar o Windows 10 em seu computador, mas lembre-se de realizar uma cópia de segurança de seus arquivos antes, pois eles poderão ser apagados no processo.