Logo Buscapé
Logo Buscapé

Você já pode ter se perguntado como somar no Excel, se utiliza o programa no seu dia a dia. Essa função básica facilita a vida de quem precisa organizar as informações nas tabelas.

Mas saiba que a fórmula para somar no Excel possui diversas variações, utilizadas para somar diferentes formatos de números. Desde horas até porcentagem são possíveis de serem somadas com uma fórmula fácil e simples.

E, caso você não tenha o Excel ativado no seu PC, poderá comprar uma licença de forma rápida. Aqui no Buscapé nós separamos as melhores ofertas do Microsoft 365 Personal, o Microsoft Office 2019 Professional 32/64 bits e a opção de 6 licenças do Microsoft 365 Home 2019 com 1TB de armazenamento para cada. Veja abaixo:

Como fazer soma no Excel

Confira como fazer soma no Excel (Foto: Reprodução/Shutterstock)

Se você utiliza o Excel para organizar suas informações, principalmente números, entender como somar no Excel é muito útil.

Imagine que você tenha uma sequência de informações, como as despesas do cartão de crédito e precisa ter uma visão geral da soma. Com uma fórmula simples, é possível, ao invés de somar número por número.

Para isso você deve selecionar a célula no final da coluna ou da linha com as informações que você deseja somar.

Selecione a célula no final da sequência de informações, como no exemplo (Foto/Hugo Iwaasa)

Na guia Página Inicial, ao lado direito, você poderá encontrar o botão que irá fazer a soma. Clique sobre o símbolo que aparece na imagem abaixo

Clique sobre o botão para inserir a fórmula de soma no Excel (Foto/Hugo Iwaasa)

Ao clicar sobre o botão, será inserida a fórmula de soma no Excel. A fórmula irá reconhecer automaticamente o intervalo dos números.

A fórmula para somar no Excel irá ser inserida reconhecendo o intervalo (Foto/Hugo Iwaasa)

Aperte o botão de Enter e pronto! O Excel já terá feito a soma automaticamente para você!

A soma estará pronta após apertar o Enter com a fórmula (Foto/Hugo Iwaasa)

Mas se você não quiser selecionar o botão de auto-soma, na guia Página Inicial, é possível inserir o comando de soma manualmente.

Para somar, digite em uma célula em branco =SOMA(). Dentro dos parenteses, você deverá inserir as células que serão somadas. Caso seja um intervalo sem interrupções, você inserir a primeira e a última célula, separando pelo sinal de dois pontos, “:”.

Como exemplo, podemos usar a fórmula =SOMA(A2:A5), que é o intervalo do exemplo anterior.

Como somar horas no Excel

Veja como somar horas no Excel (Foto: Reprodução/Shutterstock)

A lógica para somar horas no Excel é muito parecida com o exemplo anterior, mas temos que formatar as células para que elas reconheçam as informações como horas e minutos, ao invés de números decimais.

O Excel entende como hora e minutos o formato “00:00” onde antes dos dois pontos são as horas, no formato de 24 horas, e os minutos após os dois pontos.

Com esse entendimento, caso você queira somar as horas você pode somar com a fórmula “=célula 1 + célula 2” e obter o resultado.

Para somar até 24 horas no Excel

Vamos ao exemplo. Suponha que você queira somar quantas horas e minutos são necessários para concluir duas tarefas. A primeira tarefa levará 6 horas e 45 minutos e a segunda 9 horas e 30 minutos.

No Excel, você irá inserir as informações, no formato que passamos acima.

Separe as tarefas em duas células diferentes (Foto/Hugo Iwaasa)

Na coluna que deseja somar, você irá digitar =SOMA(B2+B3), assim como no caso anterior.

O Excel já irá reconhecer e somar, dando o resultado no formato 24 horas.

O resultado é apresentado automaticamente (Foto/Hugo Iwaasa)

Para somar mais de 24 horas no Excel

Mas e se as somas das atividades ultrapassarem 24 horas? Há uma configuração extra que você deverá fazer para que o Excel entenda os números.

O processo para fazer a soma é igual ao anterior, mas, na célula que for apresentado o resultado, é necessário configurar a formatação. Veja como fazer:

Passo 1. Na guia Página Inicial, no grupo Células, escolha a opção Formatar e escolha Formatar Células.

A opção é a última do menu suspenso (Foto/Hugo Iwaasa)

Passo 2. Na opção Formatar Células, selecione Personalizado. Na caixa Tipo, digite [h]:mm;@ e escolha OK.

Essa formatação irá permitir que o resultado ultrapasse as 24 horas, mas entendendo se tratar de horas e minutos.

É necessário configurar a exibição da célula de resultado (Foto/Hugo Iwaasa)

Como somar porcentagem no Excel

Veja como somar porcentagem no Excel (Foto: Reprodução/Shutterstock)

A fórmula para somar no Excel quando falamos em porcentagem é a mesma dos exemplos anteriores. Aqui, também é necessário configurar as células para que reconheçam que as informações são porcentagens.

Passo 1. Para formatar a células para entender os números como porcentagens, na guia Página Inicial, no grupo Células, escolha a opção Formatar e escolha Formatar Células.

Acesse as opções de formatação da célula (Foto/Hugo Iwaasa)

Passo 2. Na janela que for aberta, selecione Porcentagem em categorias.

Dica: É importante lembrar que, para o Excel reconhecer o número como porcentagem, é necessário separar as casas decimais com “,”, como por exemplo, 46,78 que irá se tornar 46,78% após a formatação da célula.

Selecione a opção Porcentagem para formatar corretamente as células (Foto/Hugo Iwassa)

Passo 3. Para fazer a soma de porcentagem no Excel, basta inserir o comando “=SOMA(células a serem somadas)”. No exemplo, o comando fica =SOMA(B2:B3).

O comando para soma é o =SOMA(intervalo das células) (Foto/Hugo Iwaasa)

Como usar a fórmula SOMASE no Excel

A fórmula SOMASE é muito útil para somar intervalos baseados em uma única condição. Um exemplo é saber o total de vendas feitas em determinada região do Brasil.

A estrutura da fórmula é simples e muito fácil de ser feita. Vamos explicar para você:

=SOMASE(intervalo da condição; condição; intervalo da soma)

No exemplo que citamos acima, vamos imaginar que queremos saber as vendas na região SUDESTE. O primeiro ponto é o intervalo da condição, ou seja, a coluna que indica a condição a ser filtrada, no nosso caso, a região do país.

A condição é o segundo critério e vai depender de qual dado você deseja filtrar. No nosso caso, Sudeste. A última condição é o intervalo da soma, ou seja, as células que deverão ser consideradas no cálculo.

Na fórmula do exemplo, temos: =SOMASE(a2:a11;Sudeste;C2:C11)

A fórmula SOMASE é muito útil no dia a dia (Foto/Hugo Iwaasa)

Como usar a fórmula SOMASES no Excel

A fórmula SOMASES é semelhante ao SOMASE do exemplo anterior, mas abrange mais de uma condição.

Usando o exemplo anterior, imagine que além do Sudeste, também queremos saber somente as vendas de Carne. A estrutura da fórmula é semelhante, sendo:

=SOMASES(intervalo da soma, intervalo da condição 1; condição 1; intervalo da condição 2; condição 2; ...)

Assim, o intervalo da soma muda de posição, ficando logo após o primeiro parentese. O intervalo da condição 1 são as células que indicam a região.  A condição 1 é o termo que queremos filtrar.

O mesmo vale para o intervalo da condição 2 e a condição 2 de fato, onde iremos filtrar a “Carne”.

Na nossa fórmula, temos: =SOMASES(C2:C11;A2:A11;"Sudeste";B2:B11;"Carne")

Como resultado, temos todas as vendas de Carne da região Sudeste. O SOMASES não possui limite de condições, então para obter resultados com diversos filtros, a fórmula é muito útil.

O SOMASES não possui limite de condições em sua fórmula (Foto/Hugo Iwaasa)

Se você tem dúvidas sobre como instalar o pacote Office, como fazer gráfico no Excel, ou como fazer tabela no Word, pode clicar nos links que temos artigos dedicados para te ajudar!

especialista

Ainda está na dúvida? Nossos especialistas em produtos estão prontos para te ajudar!