Logo Zoom
Logo Zoom

Com a alta do preço dos eletrônicos e peças de informática, muitos consumidores passaram a considerar o computador i3 como uma opção custo-benefício para 2021. Essas máquinas são boas para uso no dia a dia e em programas leves, mas, para quem pretende jogar ou usar softwares mais pesados, talvez elas não sejam a melhor opção.

Também é importante avaliar qual é a diferença de preço de um computador i3 para um computador mais potente, com processador i5. A diferença é grande para valer compensar a economia no i3, ou vale a pena juntar um pouco mais e já pegar um modelo com processador i5?

Abaixo preparamos um guia para te mostrar se o computador i3 é bom e indicar algumas opções de máquinas vendidas no Brasil.

Computador i3 é bom?

O computador i3 é uma boa opção para quem trabalha com softwares leves (Foto: Shutterstock)

Logo de começo, já é importante deixar claro que sim, o computador i3 é bom. No entanto, é necessário ter em mente para qual público essas máquinas são destinadas. Os processadores geralmente são os mais “fracos” da linha Intel Core e possuem entre dois e quatro núcleos. Eles são indicados para uso no dia a dia, para quem pretende rodar programas casuais e que não exijam tanto poder de processamento.

Isso não significa que você não possa usar um computador i3 para edição de fotos, vídeos ou mesmo para jogar, por exemplo. A depender do restante da configuração do PC, ele pode sim, rodar essas aplicações com um bom desempenho. Só que, se essa é a sua proposta, talvez seja mais interessante investir em modelos com i5 ou até mesmo i7.

É importante ficar atento nas gerações de cada processador i3 (Foto: Shutterstock)

O ponto-chave na hora de escolher um computador i3 é avaliar o seu preço em relação aos modelos superiores, e aqui também deve ser considerada a variável “geração”. Em certos casos será mais vantajoso investir em um processador i3 de 11ª geração do que em um i5 de 8ª geração, por exemplo. Isso porque, mesmo estando abaixo na “hierarquia” da Intel, o fato de ele ser de uma geração mais recente significa melhores otimizações.

Como avaliar se um processador é melhor que o outro? Você deve comparar a ficha técnica de ambos, compatibilidade com outras peças e se possível pesquisar comparativos para ver como se comportam no uso real, para não ser “enganado” apenas pelos números. Veja o nosso guia completo de como comparar processadores.

O iMac é um computador i3 que possui tela de 4K, ideal para os mais exigentes em relação à qualidade de imagem (Foto: Shutterstock)

Computadores i3 que valem a pena a compra

Para quem busca um bom custo-benefício, o computador i3 acima é uma ótima opção. Ele usa um processador i3 de 10ª geração, o modelo i3 10100F, um chip que se dá bem nas tarefas do dia a dia, mas também aguenta alguns jogos leves e softwares de edição ao nível amador.

Para completar o conjunto, o computador i3 ainda tem 8GB de memória RAM e uma placa GeForce com 1GB de memória VRAM dedicada. Ele chega com um HD de 1TB, mas recomendamos a instalação de um SSD posteriormente, para que o computador fique mais rápido. É válido ressaltar que esse modelo já acompanha um monitor de 19 polegadas.

Para quem gosta dos famosos computadores All in One, esse modelo de computador i3 da G-Fire é uma boa escolha. Ele também usa o processador i3 10100F e tem 8GB de RAM, configuração semelhante a do modelo anterior. A diferença é que ao invés do HD de 1TB, esse já tem SSD de fábrica com 240 GB de armazenamento.

Além disso, o computador i3 da G-Fire possui uma tela de 23,8 polegadas e já chega com um mouse e teclado sem fio, que deixam o uso no dia a dia ainda mais prático.

Para quem busca um computador i3 da Apple, uma boa opção é esse iMac. Ele usa um processador da oitava geração, tem 8 GB de RAM e 256 GB de SSD, mas graças a otimização do sistema operacional da Apple, deve oferecer um desempenho superior aos modelos anteriores.

O grande destaque deste iMac é justamente a sua tela, com resolução 4K! Ela é ótima para quem deseja assistir a vídeos e filmes em alta resolução, ou mesmo para profissionais que fazem edições em 4K (apesar de esse processador não ser o mais indicado para isso).

Vale a pena comprar um computador i3?

Se considerarmos apenas o desempenho dos computadores i3, vale a pena sim para quem não precisa de uma máquina muito potente, ou mesmo não queira gastar muito. Os computadores com processador i3 possuem um desempenho honesto para o que se propõem, e a cada geração os novos lançamentos vão ficando ainda mais otimizados.

No entanto, quando consideramos o fator “preço”, muitas vezes pode ser mais vantajoso pegar um computador i5, que em alguns casos é vendido pelo mesmo valor ou pouco mais caro.

Por exemplo, o Dell All in One Inspiron 5400-M10s está apenas R$ 400* mais caro que o All in One citado anteriormente, mas chega com i5 de 11° geração e tela Full HD. Já este computador i5 tem o mesmo preço do primeiro computador que indicamos e usa o processador i5 9400F, que apesar de ser uma geração anterior, é levemente mais potente que o i3 de décima geração.

*Valores coletados no dia 27/10/2021.

Na hora de comprar um computador i3 é importante avaliar bem as opções concorrentes, mesmo que sejam de gerações superiores, pois se a diferença for pequena, vale a pena juntar um pouco mais e investir nos modelos i5. Veja alguns dos melhores computadores para investir em 2021.

Se você não encontrou o computador ideal, uma boa opção é dar uma olhada nos notebooks i3, que possuem uma variedade maior de modelos disponíveis aqui no Brasil. Temos uma lista com os melhores notebooks i3, mas também preparamos uma seleção de notebooks i3 da Acer e notebooks i3 da Dell. Caso você busque um modelo básico, temos indicações de notebooks com i3 e 4 Gb de RAM.