Produtos e novidades em PC / Computador

Empresa dos Estados Unidos cria computador de baixo custo testado em favelas do Rio

Saiba como o computador Endless pode oferecer inclusão digital para população de baixa renda.

Computador baixo custo
por Felipe Brito - Especialista em Tecnologia.

Dias atrás, a presidente Dilma Rousseff e o fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, chamaram a atenção: eles fecharam uma parceria que tem como objetivo aumentar a inclusão digital no País. Mas você sabia que o Facebook não é a única empresa que está de olho aqui no Brasil, com iniciativas para levar tecnologia a um número maior de brasileiros?

O Vale do Silício, lá nos Estados Unidos, é uma região famosa por concentrar empresas que sabem tudo de tecnologia. Muitas empresas estão presentes no Vale do Silício: Yahoo, Apple, Google, Facebook... e a Endless.

Se você ainda não escutou falar da Endless, então preste atenção nela. Essa empresa, que tem como um dos sócios o brasileiro Marcelo Sampaio, criou um projeto bem interessante: desenvolveu um computador com o objetivo de incluir a população de baixa renda ao mundo da tecnologia.

Um novo computador para conhecer mundo da tecnologia

A Endless criou um PC para todo mundo. O que isso quer dizer é que estamos falando de um computador bem mais acessível, produzido com baixo custo e pensado para chegar a países em desenvolvimento. A gente sabe que a realidade de muitos brasileiros é esta: um computador pode ser caro para muitos e, sem acesso à tecnologia, parte da população não sabe nem usar. Só para você ter ideia de que realmente estamos falando de um PC de baixo custo, a Endless conseguiu desenvolver um modelo de apenas 169 dólares!

O computador foi o resultado de uma intensa pesquisa; assim os profissionais da Endless puderam compreender as necessidades das pessoas, e de diferentes lugares. A empresa visitou tribos, áreas rurais e favelas. Ao conhecer os moradores dessas localidades e o seu modo de vida, deu para perceber que várias pessoas estavam longe do mundo tecnológico.

Do Vale do Silício para as comunidades do Rio

Um dos lugares visitados pela empresa do Vale do Silício foi o Rio de Janeiro. Em algumas comunidades, como Rocinha e Complexo do Alemão, esse projeto foi testado. E não pense que somente jovens tiveram acesso a esse novo computador; a Endless também fez questão de conhecer o dia a dia de idosos, pessoas que tiveram durante toda a vida longe de um PC, tablet e outros produtos de Informática.

Afinal, como é esse computador?

O computador é chamado de Endless, o mesmo nome da empresa. Para você não ficar confuso, Endless será apenas a CPU, que vai ter um design bem diferenciado. Mouse, monitor e teclado não vão acompanhar o produto, mas a boa notícia é que a empresa criou um PC que pode ser conectado a produtos de outras marcas. E se você quiser, pode até conectar a uma TV.

O Endless já vem com alguns aplicativos, como editor de textos, de planilhas, de imagens e tocador de música. Mas para quem tiver acesso à internet, vai dar para aproveitar mais de 100 apps, como conteúdos com dicas de saúde. O computador ganhou, ainda, um sistema operacional próprio (o Endless OS).

Se lá no exterior o computador chamou atenção pelo preço baixo, será que podemos aguardar um valor bem atrativo aqui no Brasil também? De acordo com a empresa Endless, é um desafio oferecer por aqui o menor preço possível. A versão brasileira do computador já está em desenvolvimento, e pode ser que, em 2016, o PC seja lançado no Brasil. Mas, antes disso, a empresa deseja oferecer seu software no País, para que a rede pública de ensino tenha acesso ao produto.

Endless promete ser um produto inovador, e para todos

Para quem curte bastante tecnologia e está conectado o tempo todo, pode parecer até uma realidade distante ficar por fora disso tudo. Acontece que esta é a realidade de muitos, que nunca tiveram a oportunidade de usar um computador e explorar todo o seu conteúdo.

Com o crescimento de vendas de smartphones, esse dispositivo móvel permitiu que várias pessoas tivessem acesso à internet e vários apps, disso a gente não tem dúvidas. Acontece que o computador vai além: para fazer uma pesquisa mais ampla na internet, editar textos, fotos... é um produto muito mais amplo, que você pode explorar bastante, além de contribuir bastante com o estudo de jovens brasileiros.

Inclusão digital. Essa é a proposta do novo PC da Endless. Vamos esperar mais novidades, pois se ele realmente chegar ao Brasil – e com baixo custo – vai ser uma grande vantagem para muitas pessoas, e principalmente a população de baixa renda.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em pc / computador