Google Acadêmico: o que é? Para que serve? Como usar? Saiba tudo!

Conheça tudo sobre o Google Acadêmico, para que serve essa plataforma e quais as principais ferramentas para você pesquisar artigos científicos

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 5 min. de leitura.

Compartilhe:

Se você tem dificuldade em fazer pesquisas científicas, existe uma poderosa ferramenta que pode te ajudar: o Google Acadêmico. Essa extensão do Google oferece uma ampla biblioteca de artigos acadêmicos, além de um sistema de pesquisa simples e prático.

No entanto, muitos usuários ainda não conhecem a existência desse portal, ou podem ter dúvidas sobre como usar suas funcionalidades. Por isso, nós preparamos um guia especial para você conhecer mais sobre o Google Acadêmica, com mais informações sobre o que é, para que serve e como usar esse serviço.

Está pronto para deixar as enciclopédias e bibliotecas para trás? Confira as dicas nas linhas abaixo.

O que é Google Acadêmico?

O Google Acadêmico, também conhecido como Google Scholar, é uma extensão de pesquisa do Google que oferece ferramentas específicas para a busca e leitura de conteúdos acadêmicos. Atuando como uma biblioteca virtual, seu repertório inclui milhares de trabalhos como:

  • Artigos científicos;
  • Teses;
  • Resumos;
  • Monografias;
  • Dissertações;
  • Livros;
  • Pesquisas de extensão.
Entenda o que é Google Acadêmico, ou Google Scholar (Foto: Shutterstock)
Entenda o que é Google Acadêmico, ou Google Scholar (Foto: Shutterstock)

Além disso, o buscador também indexa conteúdos de outros portais, como a Scielo, a Altmetric e o Wiley, além de materiais do próprio Google Livros. Basicamente, funciona como um site para pesquisas e referências acadêmicas. Por isso, o serviço é voltado especialmente para estudantes, pesquisadores, cientistas e universitários.

No entanto, o Google Acadêmico opera de maneira gratuita. Qualquer pessoa, pesquisador ou não, pode acessar essa biblioteca ou contribuir com a inclusão do seu próprio trabalho.

A ferramenta não é o primeiro lançamento voltado para estudantes. O Google Classroom, por exemplo, atua como uma sala de aula virtual, e permite a interação entre alunos e professores. Essas e outras plataformas se tornam cada vez mais populares, afinal, são ideais para facilitar a sua vida acadêmica.

Veja mais sobre outros serviços do Google:

Para que serve o Google Acadêmico?

Se você está em busca de referências para enriquecer o seu trabalho ou procura outras análises sobre o tema que está estudando, o Google Acadêmico é o site ideal. Com ele, você poderá utilizar fontes legítimas para trabalhos escolares, por exemplo, ou encontrar estudos teóricos de especialistas para a elaboração da sua própria pesquisa acadêmica.

Basicamente, a plataforma foi criada para facilitar o acesso a produtos científicos, e pode ser utilizada como embasamento teórico para outras produções. Além disso, o Google Acadêmico também permite o armazenamento de conteúdos na sua conta.

O Google Acadêmico facilita o acesso a artigos científicos (Foto: Shuttertsock)
O Google Acadêmico facilita o acesso a artigos científicos (Foto: Shuttertsock)

Assim, suas buscas não irão desaparecer mesmo depois de fechar a aba ou apagar o histórico. Também funciona como uma biblioteca particular para consultas, ou mesmo um Drive apenas para artigos.

Com essa ferramenta, é possível localizar inúmeros referenciais teóricos e acadêmicos, além da troca de informações entre especialistas, que disponibilizam seus próprios conteúdos para terceiros. Trata-se de um espaço de compartilhamento científico, que torna os conteúdos e artigos acadêmicos mais acessíveis e fáceis de encontrar.

Como fazer pesquisas no Google Acadêmico?

Basicamente, o Google Acadêmico funciona como o Google convencional. Inclusive sua tela inicial é bastante semelhante ao da plataforma.

Passo 1. Basta entrar no site do Google Scholar e digitar a palavra-chave que você busca na barra de pesquisa.

undefined
Tela inicial do Google Acadêmico (Foto: Reprodução)

Passo 2. Em seguida, o mecanismo irá localizar todos os conteúdos acadêmicos que possuem relação com o tema.

undefined
Pesquise todos os conteúdos dentro da plataforma de maneira simples (Foto: Reprodução)

Em cada link, ele especifica o tipo de arquivo encontrado, podendo ser um livro, uma citação, uma dissertação ou uma monografia, por exemplo.

A princípio, para refinar seus resultados, é possível selecionar filtros simples, como a data de publicação do conteúdo ou ordem por relevância. No entanto, o sistema também disponibiliza outros recursos para aprimorar ainda mais a pesquisa e facilitar a busca do usuário.

As principais ferramentas do Google Acadêmico

Embora o Google Acadêmico já seja uma plataforma extremamente útil, o que o torna realmente funcional e diferenciado são suas ferramentas de pesquisa. Isso porque a plataforma disponibiliza diversos recursos que deixam as buscas mais detalhadas e práticas, de modo que o usuário possa encontrar o que procura com mais praticidade e rapidez. Confira algumas das principais funções que você pode utilizar:

Busca avançada

Para começar, o Google Acadêmico também conta com um sistema de busca avançada, que permite aprimorar o método de pesquisa e retornar artigos mais específicos.

undefined
A pesquisa avançada é ideal para quem exige um pouco mais do Google Acadêmico (Foto: Reprodução)
undefined
Filtre sua busca com os campos do Google Acadêmico (Foto: Reprodução)undefined

Com esse mecanismo, é possível delimitar as palavras-chave, selecionar o nome do autor, a data de publicação e até mesmo o veículo de divulgação do conteúdo.

Minha biblioteca

A seção “Minha biblioteca” permite que você reúna os resultados da sua pesquisa e possa localizá-los mais facilmente. Além disso, também é possível importar seus próprios artigos e trabalhos, para deixá-los salvo na plataforma.

undefined
Aproveite para salvar os documentos e continuar os trabalhos posteriormente dentro da plataforma. Foto: Reprodução)

Também é possível pesquisar palavras-chave dentro da sua biblioteca, tornando o mecanismo ainda mais organizado e prático.

Busca relacionada

Com essa ferramenta, você poderá encontrar todos os artigos e teses relacionados a um conteúdo específico. Dessa forma, você poderá localizar mais pesquisas relacionadas ao que o está procurando, mas sem precisar utilizar configurações avançadas.

undefined
Correlação de artigos relacionados dentro do Google Acadêmico (Foto: Reprodução)

Relevância

Outro mecanismo interessante no Google Acadêmico é a relevância. Trata-se do número de artigos e trabalhos que citaram aquele determinado conteúdo em sua elaboração. Assim, quanto mais citações um documento científico possui, maior sua relevância.

undefined
Aproveite para conseguir visualizar quantas vezes o conteúdo foi mencionado (Foto: Reprodução)

Essa ferramenta ajuda o usuário a identificar os trabalhos com maior legitimidade e popularidade, além de poder ser utilizada como filtro de pesquisa, ordenando os resultados do mais relevante para o menos relevante.

Vale a pena usar o Google Acadêmico?

O Google Acadêmico pode parecer complicado no início, mas definitivamente vale a pena conhecer a extensão. Assim como outras plataformas do Google, como a Stadia, que é voltada para transmissão de jogos, o Scholar também reúne milhares de conteúdos específicos de uma área.

Nesse caso, ele é ideal para estudantes e pesquisadores que precisam utilizar referências científicas no dia a dia escolar. Além disso, o mecanismo também possui milhares de conteúdos em seu buscador, e recebe novas contribuições periodicamente, mantendo-se sempre atualizado.

Em resumo, o Google Acadêmico é um site funcional, útil e completo, com ferramentas gratuitas para facilitar as suas buscas no universo das publicações científicas.

Quer conferir mais dicas como essa e continuar acompanhando todas as nossas novidades? Confira nosso canal do YouTube e fique por dentro de todos os nossos conteúdos!