Zoom indica em PC / Computador

Jogos para PC são iguais aos de videogame?

Tudo junto e misturado.

por Felipe Brito - Especialista em Tecnologia.

Antigamente, era mais usual encontrar jogos exclusivos para PC. Games restritos aos consoles também eram comuns. A fim de reduzir custos e abrir seu leque de opções, as grandes distribuidoras de games optaram por lançar seus maiores títulos em múltiplas plataformas ao mesmo tempo: consoles de videogame, PCs, Macs e até celulares. Muitas vezes, trata-se do mesmo jogo, só que remodelado para rodar de um jeito diferente. Entenda como títulos iguais mudam de plataforma para plataforma.

Jogabilidade

A primeira coisa que diferencia os games para PC dos videogames é a facilidade ou dificuldade de operar os controles de um jogo. Os consoles vêm de fábrica com controles ergonômicos especialmente desenhados. Todos os jogos para PC partem do pressuposto que o usuário não tem um joystick ou controle compatível em casa. Portanto, são voltados para uso com o teclado e mouse.

Neste caso, fica mais difícil de controlar os personagens e a mira fica muito prejudicada em jogos de tiro, por exemplo. Muitos jogos para PC são compatíveis com acessórios externos. Mas tem muita gente que ama o teclado mesmo assim.

Gráficos

Um título no computador pode ter uma qualidade gráfica totalmente distinta de sua contrapartida no videogame. Um jogo depende muito da capacidade de processamento, memória RAM e placa de vídeo para rodar bem. Dá para ajustar diferentes configurações de texturas, definição e cores até chegar em um patamar em que o PC não trave.

Com uma configuração top de linha, um PC roda jogos com gráficos muito mais exuberantes do que no console. Nos videogames, há um só padrão porque o hardware (a parte física do sistema) é consolidado. Não dá para alterá-lo. Por isso mesmo ele é considerado um sistema bem estável e que não depende da "configuração" da TV para rodar.

Download vs. game físico

É possível baixar jogos nos videogames domésticos e nos PCs. Porém, a oferta de jogos por download no desktop é muito maior do que nos consoles.

Muitos games para console de videogame da presente geração só estão disponíveis em formato físico. A Sony até hoje não disponibiliza para download games de Playstation 2, por exemplo. O Xbox 360, por outro lado, disponibiliza títulos originais de Xbox de primeira geração através da Xbox Live, a rede online da plataforma. Mas nem todos os títulos do passado estão disponíveis no formato digital.

Multiplayer online

Por diversas razões, os PCs dependem de conexões estáveis de internet para reproduzir uma boa experiência de jogo. Fora isso, às vezes é necessário fazer ajustes delicados de sistema, desligar programas de antivírus e desabilitar outras ferramentas de segurança de rede para jogar online. Na prática, você precisa fundamentalmente de uma conexão bem rápida.

Os videogames também precisam de estabilidade, mas em menor escala. Com uma velocidade de internet menor do que o PC, muitas vezes é possível jogar sem maiores problemas. Normalmente, as configurações de segurança no console são administradas automaticamente pelo próprio console e a qualidade gráfica não depende de uma placa de vídeo externa, como nos computadores.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em pc / computador