Logo Zoom
Logo Zoom

Entender o que é criptografia é algo que vem se tornando cada vez mais importante com o passar dos anos e aumento do uso de ferramentas ligadas à internet.

Ela é uma forma eficiente de garantir sua segurança e privacidade, seja como pessoa física ou como empresa.

Por isso, fizemos este artigo explicando melhor o que é criptografia e qual sua importância, além de indicarmos alguns produtos contendo de fábrica essa funcionalidade.

O que é criptografia e qual sua importância?

Os antivírus costumam oferecer a opção de VPN, um tipo de túnel de criptografia para sua conexão (Foto: Shutterstock)

A criptografia se trata da conversão de dados legíveis para um formato codificado, que só pode ser lido quando for descriptografado. Ela é fundamental para a proteção de dados, sendo a forma mais simples e importante de proteger as informações contidas nos seus dispositivos conectados a uma rede para que não sejam roubados e lidos por pessoas com intenções maldosas.

A criptografia está presente no seu dia a dia no uso do WhatsApp, por exemplo, onde apenas os usuários que estão trocando mensagem têm acesso a elas no formato descriptografado. Ter um celular ou notebook criptografado é indicado para evitar que, em caso de roubo, informações pessoais sejam acessadas, como fotos, senhas de banco e de sites de compras. Além disso, sites seguros devem ser criptografados para manter a segurança de seus usuários contra hackers maliciosos.

Antivírus oferecem a opção de uma rede virtual privada, ou VPN, que cria um tipo de túnel de conexão criptografada e permite que você navegue anonimamente. Roteadores também são criptografados para dificultar a invasão da sua rede.

Para grandes corporações, ter dispositivos criptografados é fundamental para manter o sigilo das informações da empresa. É essencial para proteger projetos de empresas rivais, informes de pagamento e rendimento, dados dos empregados etc.

Tipos de criptografia mais comuns

A criptografia está presente no cotidiano de empresas e usuários comuns (Foto: Shutterstock)

Os tipos mais comuns de criptografia são a criptografia simétrica e a assimétrica.

Mais indicada para usuários individuais e sistemas fechados, a criptografia simétrica usa a mesma chave para codificar e decodificar. Ao mesmo tempo em que é mais rápida do que a assimétrica, essa criptografia também é mais arriscada, pois, por usar uma única chave, aumenta o risco de ser interceptada por uma terceira pessoa caso seja enviada a um destinatário.

Já a criptografia assimétrica usa duas chaves diferentes para codificar e descodificar, uma pública e outra privada, vinculadas matematicamente. Enquanto a chave privada fica com o usuário, a chave pública é compartilhada com quem deseja se comunicar com o emissor dela. Essas duas chaves são números gigantes que não são idênticos, mas estão emparelhados um com o outro.

Esse formato, também chamado de criptogradia de ponta-a-ponta, é o utilizado em aplicativos como o WhatsApp e o Messenger.

Para evitar que as chaves públicas sejam forjadas e o emissor não tenha a chave pública certa do destinatário, foi criada a Autoridade Certificadora, que autentifica as chaves públicas dos usuários. Essa autentificação é representada, por exemplo, como o cadeado do lado do endereço dos sites, indicando que aquele é um site seguro.

Produtos criptografados

Confira abaixo alguns produtos criptografados de fábrica, como celulares e notebooks Apple, roteadores e produtos para casa inteligente!

  • Notebooks
  • Celulares
  • Roteadores
  • Dispositivo para casa inteligente