Logo Zoom
Logo Zoom

Na hora de trocar de dispositivo, o PC gamer i9 pode ser uma opção atraente. Afinal, a promessa de alto desempenho é algo que faz os olhos de muita gente simplesmente brilharem. Entretanto, nem sempre o que parece é, sabia?

O fato é que ter a certeza de que essa compra realmente vale a pena depende de uma gama importante de fatores. Isso quer dizer que, mais do que optar por um PC gamer Core i9, é necessário evitar algumas pegadinhas bem comuns.

Para não cair em cilada, é interessante avaliar os componentes do dispositivo em si, incluindo a placa de vídeo, RAM, armazenamento e, claro, a geração do processador.

PC gamer i9: entendendo a geração do processador

O PC gamer i9 tem alto desempenho, mas peca pelos valores elevados, ainda mais por possui components menos atualizados (Foto: Shutterstock)

Ao começar a pesquisar sobre um PC gamer i9, muitos usuários acreditam que estão prestes a adquirir um dispositivo com alto desempenho. De fato, isso é uma verdade, mas com algumas ressalvas. Um bom exemplo para entender isso é compreender a geração do processador em questão.

Se você for se aprofundar nesta busca, logo perceberá que há muitos processadores i9 de nona geração. Acontece que, ao fazer uma comparação, existem processadores i7 de 11ª ou 12ª geração que podem oferecer até mais desempenho. Portanto, não é apenas a linha do chip que é importante.

A placa de vídeo é um requisito importante na hora de escolher um PC gamer i9!

Se a sua perspectiva é investir em um PC gamer i9, um dos componentes que fará toda a diferença é a placa de vídeo. Afinal, ela poderá determinar a performance na hora de rodar jogos possuam gráficos complexos, por exemplo.

Um PC gamer completo i9 com uma placa de vídeo RTX 2060 é um padrão menos atualizado no mercado atualmente (Foto: Shutterstock)

Quando começamos a sondar os modelos de PC gamer i9 somos surpreendidos por um fator curioso: placas de vídeo de gerações anteriores. Ou seja, investir em um PC com um processador como esse que acompanhe uma placa aquém de suas capacidades é outro ponto a ser questionado, concorda? Ainda mais se você parar para pensar que cada vez mais os lançamentos de jogos dependem de uma placa de vídeo versátil e eficiente.

Nesse caso, placas de vídeo como a GTX 1050, a GTX 1650 ou a RTX 2060 começam a não fazer muito sentido atualmente. Não que sejam placas ruins, mas porque um PC gamer i9 promete vir com configurações top de linha no mercado.

Por isso, pode ser mais interessante, novamente, considerar um PC gamer i7 com uma placa de vídeo mais atual – lembrando que isso também vai fazer mais sentido se a geração do processador também for melhor.

De olho na capacidade de armazenamento

Aqui, chegamos a um ponto bem sensível na hora de escolher um PC gamer core i9, ou seja, a capacidade e formato de armazenamento interno. Uma boa gama de PC i9 possui armazenamento híbrido – portanto, um SSD com capacidade relativamente menor e um HD com uma capacidade maior.

Em sua maioria, o PC gamer i9 dispõe de armazenamento hibrido (Foto: Shutterstock)

Isso é um grande problema? Na verdade, não! Um dispositivo com armazenamento híbrido é um atrativo nos dias atuais, ou seja, essa não é nem de longe uma questão! Mas, o grande ponto nesse quesito está relacionado ao preço do PC. No geral, o valor desse tipo de dispositivo é extremamente alto quando comparado a outros disponíveis no mercado.

E, para desembolsar valores tão altos, é de se esperar que os produtos venham com bom espaço de SSD em vez de um pequeno SSD com um grande HD. O investimento precisa retornar em desempenho. Caso contrário, qual o sentido de fazer uma compra tão cara?

Bora aprender a avaliar os componentes do seu PC gamer?

Avaliar todos os componentes de um PC gamer i9 ou com outro nível de processamento garante uma melhor escolha (Foto: Shutterstock)

Bom, se você chegou até aqui teve a oportunidade de entender que nem sempre um PC gamer i9 é a melhor opção, certo? Mas, o que é preciso avaliar então para consolidar uma boa decisão de compra? A resposta é bem direta: avaliar todos os componentes disponíveis. E, é deles que vamos falar agora!

Processador

Quanto mais atual for à geração de um processador, melhor. Logicamente, a interface de um i9 é projetada para produção de processadores workstations, ou seja, os mais poderosos da Intel. Mas, eles são bem mais caros de uma forma geral.

Como já exemplificamos, em relação ao custo-benefício, um processador Intel Core i7 de 11ª ou 12ª geração entrega um bom desempenho, além de possuir um preço mais em conta. Principalmente se o PC gamer tiver um processador Intel Core i9 de uma geração inferior. Vale lembrar que as gerações dos processadores possuem avanços tecnológicos importantes, que podem até mesmo impactar no tamanho do componente em si – com o passar dos anos, é natural que os processadores fiquem menores e mais potentes.

Além disso, temos outros fatores como, por exemplo, o consumo de energia, adequação às novas tecnologias, memórias suportadas, capacidade da memória cache e também compatibilidade com a placa-mãe e sistemas operacionais.

Placa de vídeo

Se você cogitou investir em um PC gamer completo i9, certamente entende que a placa de vídeo é um componente que exige bastante atenção. Independentemente da sua escolha é importante certificar que a placa em questão dará conta do recado, além de estar adequada ao seu perfil de uso.

Além de ser responsável por exibir as imagens, que nada mais é do que sua função básica, a placa de vídeo permite rodar games e programas que exigem um maior demanda de processamento. Em alguns casos, ela até mesmo pode assumir o papel de aceleração do hardware!

  • Aproveite para entender o que é uma placa de vídeo e sua finalidade em um PC gamer!

Memória RAM

E, claro, não dá para deixar de falar da memória RAM, né? No caso de um PC gamer, é sempre bom ter em mente que a maioria quase que esmagadora dos jogos atuais depende cada vez mais de arquivos realmente pesados. Portanto, isso vai exigir números bem significativos da memória.

Antes mesmo de considerer optar por um PC gamer i9 é interessante se atentar à capacidade da memória RAM (Foto: Shutterstock)

Em outras palavras, dá para afirmar seguramente que um PC com 4GB de RAM já não consegue dar conta do recado (só se você for adepto de jogos mais antigos, por exemplo). Mas, qual o caminho que mais faz sentido na hora de escolher um PC gamer i9 ou com outro processador?

Entre os recursos mínimos, ainda mais por recomendação dos próprios desenvolvedores de jogos, pelos menos 8 GB de RAM poderá proporcionar que você tenha um rendimento adequado. Mas, o mais recomendado mesmo, e que certamente não irá lhe render dores de cabeça, é investir em um PC com 16GB de RAM ou mais. Esse é um valor interessante para rodar programas em segundo plano e evitar possíveis travamentos.

Armazenamento

Por fim, temos o armazenamento! Anteriormente, nós mencionamos que boa parte dos modelos de PC gamer Core i9 costumam ser entregues com seu armazenamento híbrido – geralmente um SSD menor e um HD maior.

O SSD garante uma velocidade muito maior ao sistema. Produtos caros como um PC gamer i9, idealmente, devem vir com muito espaço já no SSD, sem necessidade de armazenamento híbrido.

Sugestões de dispositivos que têm performance para games

Optar por um PC com processador i7 no lugar de um PC gamer completo i9 pode ser uma alternativa vantajosa em alguns casos (Foto: Shutterstock)

Se a gente te passou esse monte de informações, nada mais justo do contribuir com algumas sugestões de dispositivos gamers, certo?

Aqui, nós tivemos o cuidado de optar por modelos que, em muitos casos, envolvem uma excelente performance com um preço bem mais camarada quando comparados ao PC gamer i9.

Isso é possível justamente pela presença de um setup equilibrado somado às opções e placas de vídeo mais robustas!

Você também poderá se interessar por outros conteúdos relacionados: