Entenda antes de comprar em PC / Computador

PC, Notebook ou Netbook: descubra o tipo ideal para você

A configuração do computador é um dos pontos que pesa na hora de escolher entre os três tipos.

por Felipe Brito - Especialista em Tecnologia.

Os computadores estão presentes na vida de todo mundo hoje em dia: no trabalho, no lazer, na comunicação... Na hora de comprar um computador, as opções mais difundidas e populares são os PCs, também conhecidos como desktops ou computadores de mesa; os notebooks e os netbooks. Mas qual a diferença entre eles? Quais as finalidades de cada um?

Desktop

Computador de mesa ou DesktopOs desktops, ou "computadores convencionais", já foram não só a única opção, como os mais comuns em casas e empresas. Contudo, o PC vem perdendo espaço com o desenvolvimento e barateamento dos notebooks.

Dependendo da configuração e da finalidade, os desktops podem ser mais completos e baratos. Se for necessário ter muito espaço de memória, um desktop pode sair muito mais em conta que um notebook.

São recomendados no caso de estúdios de áudio, ou empresas de tratamento de imagens, que rodam programas que exigem muita memória para funcionar e armazenam arquivos pesados; de empresas de arquivamento de documentos; ou que hospedam sites. Também são ideais em escolas, escritórios, lojas (no caixa), lan houses e em casa, exatamente pela mobilidade não ser um fator importante.

Notebook

Notebooks, também chamados de laptop, podem ter as mesmas funções de um desktop e até algumas a mais, como notebooks com Bluetooth e notebooks com Wi-Fi (conexão para internet sem fio), porém, com dimensões menores, que possibilitam a portabilidade. Mesmo pessoas que raramente saem com o note, têm substituído o velho computador de mesa por um notebook, apenas para ganhar espaço dentro de casa.

É possível ter um notebook com bom espaço para armazenar arquivos – 500 GB – sem gastar muito. Com essa capacidade é possível armazenar uma boa quantidade de músicas, imagens e vídeos.

Notebook ou LaptopTambém é possível jogar, desde que a configuração seja um pouco mais parruda. Um note com 1 ou 2 GB de memória RAM ficará muito lento, podendo até travar jogos mais complexos e com gráficos de alta definição, já que a memória RAM influencia diretamente na velocidade de processamento.

Algo importante a se observar na compra de um notebook é o peso do equipamento. O primeiro contato nunca aparenta ser o que realmente é, ou seja, ao carregar um notebook pela primeira vez ele sempre parecerá leve: o passar das horas é que realmente vai determinar o quão pesado ele é.

Uma forma de saber se vai aguentar o peso do notebook, principalmente quem carrega o note para todo lado, todos os dias, é pesquisar o peso do equipamento e passar o dia com uma mochila com conteúdo de igual peso.

Netbook

O netbook é o mais novo membro da família dos computadores pessoais portáteis, com a aparência de um mini notebook. Na verdade, é mais básico e possui uma quantidade muito menor de funções em relação não só ao notebook, mas também ao próprio desktop.

Netbook ou Mini NotebookSão ideais para quem apenas acessa a internet, lê e edita documentos de texto, e faz pequenas apresentações em Power Point. É possível colocar músicas e alguns vídeos, mas poucos, pois o tamanho reduzido do aparelho interfere também na capacidade de memória, ainda pequena em comparação aos notebooks.

Outra característica é que netbooks não possuem muitos drives comuns aos demais computadores, como leitor e gravador de CD/DVD, mas é possível comprar um leitor externo, conectado via USB, se for necessário. Só confira se não vai custar mais caro que comprar um notebook completo, ok?

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em pc / computador