Qual o melhor sistema operacional para seu PC ou notebook?

Windows, Mac OS, Linux, Chrome OS ou Endless OS? Qual será o sistema operacional ideal para o seu computador?

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 6 min. de leitura.

Compartilhe:

O sistema operacional, também conhecido pela sigla OS, é um dos elementos mais importantes do seu computador ou notebook, já que você não conseguiria usar a máquina sem ele. Mas o que é sistema operacional?

Ele é, na verdade, uma espécie de software gigante que oferece uma interface amigável entre você e o computador. Sem ele, você teria que digitar comandos complexos em texto para executar os programas de que mais precisa.

Descobrir qual sistema operacional é ideal para o usuário depende de qual seu objetivo com o PC ou notebook (Reprodução: Popsugar)
Descobrir qual sistema operacional é ideal para o usuário depende de qual seu objetivo com o PC ou notebook (Reprodução: Popsugar)

O Windows é o sistema operacional mais presente nos computadores, porém há mais sistemas que também têm seu espaço no mercado. Entre eles estão: o Mac OS, presente nos modelos da Apple; o Linux que, assim como o Windows, pode ser encontrado em diferentes marcas de computadores; o Chrome OS, um sistema do Google; e o Endless OS que é um sistema educativo baseado em Linux.

Cada sistema operacional possui algumas particularidades. Entenda quais deles se encaixam melhor no uso que você faz do computador:

Sistema operacional Windows: para quem quer algo prático

O Lenovo IdeaPad S145 é uma boa opção de notebook com Windows 10 (Foto: Divulgação/Lenovo)
O Lenovo IdeaPad S145 é uma boa opção de notebook com Windows 10 (Foto: Divulgação/Lenovo)

Confira as melhores ofertas de notebooks com Windows no Zoom

Para quem está pesquisando a configuração de PCs, para fazer a melhor escolha no momento da compra, um computador Windows pode ser uma opção bem interessante. O Windows está entre os sistemas mais presentes nos computadores disponíveis no mercado. É indicado para quem gosta de compatibilidade, pois a maioria dos programas e games são feitos para rodar no Windows.

Com esse sistema, você terá facilidades no dia a dia no trabalho, na edição de documentos do Pacote Office e também com jogos. Saiba mais sobre um computador com Windows:

  • Vantagens: é um sistema consolidado, tem como versão mais atual o Windows 10, presente em computadores Windows 10. Ele é compatível com os mais variados programas e games, além de ter uma interface simples. Você terá praticidade durante o uso.
  • Desvantagens: o Windows apresenta algumas versões limitadas, como o Windows 10 Home. É um sistema com histórico de perda de performance a cada atualização. Vale lembrar que o Windows também é o mais afetado por vírus, exigindo um maior cuidado enquanto você realiza suas tarefas no PC. Recomenda-se utilizar um antivírus.

Sistema operacional Mac OS: para quem quer comprar Apple

O MacBook é o sonho de diversos consumidores (Foto: Divulgação/Apple)
O MacBook é o sonho de diversos consumidores (Foto: Divulgação/Apple)

Confira as melhores ofertas de notebooks Apple no Zoom!

Desenvolvido pela Apple, o Mac OS é exclusivo dos computadores Mac. O sistema operacional da Apple é muito recomendado por usuários que trabalham com programas de edição pesados, como vídeo ou música, por sempre manter uma certa estabilidade e não dar "crash" no meio de renderizações como muitas vezes acontece no Windows.

Ele é ideal se você gosta de inovação e ainda preza pela segurança, já que o próprio sistema protege a máquina, ao dificultar a instalação de alguns programas que ele identifica como não confiáveis. Há também vantagens de integração com outros dispositivos da Apple, como o iPad e iPhone.

  • Vantagens: o Mac OS é um sistema mais rápido, estável e eficiente, além de ser mais resistente a vírus. Quando comparado ao Windows, por exemplo, os modelos da Apple saem na frente em performance. Mais um destaque fica por conta do design bem intuitivo, da facilidade de instalar os programas e da integração com iPad e iPhone.
  • Desvantagens: se você quer um computador para jogar, o Mac OS não será o mais adequado para isso, pois a maioria dos jogos é voltada para o Windows. Alguns programas também podem não ter versão Mac, mas normalmente há alternativas próprias.

Sistema operacional Linux: para usuários avançados

O Acer Aspire Nitro 5 é uma opção de notebook gamer com Linux (Foto: Divulgação/Acer)
O Acer Aspire Nitro 5 é uma opção de notebook gamer com Linux (Foto: Divulgação/Acer)

Confira as melhores ofertas de notebooks com Linux no Zoom!

Mais um sistema operacional para computador é o Linux, um sistema gratuito de código aberto, mais voltado para usuários avançados. Por ser um sistema gratuito, adquirir um PC ou notebook com Linux costuma ser mais barato, porém muitos usuários não se acostumam com sua interface.

Usuários avançados, no entanto, usufruem de uma grande capacidade de personalização, pois basta conhecimento em programação para alterá-lo. O seu código aberto e livre faz de um computador Linux uma boa opção para quem se interessa bastante por tecnologia, mas não tanto para quem apenas quer um computador mais barato.

  • Vantagens: permite uma enorme variedade de personalização. Outro ponto interessante do Linux é que existem poucos vírus criados para esse sistema. E, por ser gratuito, você ainda pode economizar na hora de comprar uma máquina nova.
  • Desvantagens: sua interface é a mais distinta de todas e, por ser pouco conhecido, pode não ser tão fácil usá-lo logo de início. Além disso, o Linux também não é muito indicado para jogos, pois a maioria deles só funciona no Windows.

Sistema operacional Chrome OS: para o básico na web

O Acer Chromebook é uma boa opção de notebook com Chrome OS barato (Foto: Divulgação/Acer)
O Acer Chromebook é uma boa opção de notebook com Chrome OS barato (Foto: Divulgação/Acer)

Confira as melhores ofertas de notebooks com Chrome OS no Zoom!

O sistema gratuito do Google é como se fosse todo um sistema operacional baseado no navegador Chrome. Na prática, ele é uma versão alterada do Linux, simplificada com Chromium e com uma interface mais amigável. Normalmente, o sistema só está disponível em Chromebooks.

Os pontos fortes e as limitações do Chrome OS estão bastante atreladas ao seu conceito de ser voltado para a web. Atualmente, muito do que usamos é realmente online e um sistema voltado nessa direção não precisa se preocupar com um hardware muito potente. No entanto, quando está offline, se torna mais limitado.

Algumas versões do Chrome OS ganham funcionalidades muito mais interessantes por serem compatíveis com aplicativos e jogos Android da Google Play Store. A maioria dos modelos lançados após 2017 possuem a função, mas o usuário pode pesquisar se seu modelo tem suporte neste link oficial.

  • Vantagens: é um sistema leve, indicado para usuários que só querem navegar na internet, usar redes sociais e outras funções online. A integração com Android dá muitas funções extras, mesmo que alguns apps não funcionem perfeitamente. Por ser um sistema leve a bateria dura mais e é possível enviar imagens para o Chromecast.
  • Desvantagens: por ser tão voltado para usos online, o Chrome OS não faz muito quando está offline. Muitos apps que o usuário utilizaria para substituir programas do Windows serão online, porém no sistema da Microsoft eles ainda funcionam quando o usuário não está conectado à internet.

Sistema operacional Endless OS: para PCs educativos

O Acer Aspire 3 A315-56-569F é uma boa opção de notebook com Endless OS (Foto: Divulgação/Acer)
O Acer Aspire 3 A315-56-569F é uma boa opção de notebook com Endless OS (Foto: Divulgação/Acer)

Confira as melhores ofertas de notebooks com Endless OS no Zoom

O Endless OS é um sistema gratuito que nasceu voltado para ser uma ferramenta educativa, e funciona muito bem nesse sentido, porém hoje serve também para mais tipos de usuários.

Apesar de ser baseado em Linux, sua interface é totalmente pensada para ser o mais intuitiva possível, lembrando um smartphone ou tablet, para assim levar tecnologia a diferentes tipos de pessoas.

Ele pode ser instalado em PCs mais fracos pois não é muito pesado, assim como o Chrome OS, porém com a vantagem de ter mais conteúdos offline. Dependendo da versão instalada há também vários aplicativos educativos pré-instalados.

  • Vantagens: sistema tão leve quanto o Chrome OS, porém com mais conteúdo offline. Interface intuitiva que lembra um smartphone ou tablet, indicada para usuários que não têm costume de usar computador.
  • Desvantagens: apesar de tudo, ainda não tem tanta compatibilidade para aplicativos e jogos como o Windows e nem tem o trunfo de rodar aplicativos Android como o Chrome OS.

E aí, pronto para comprar seu novo computador depois de todas essas informações? Aqui no Zoom você pode conferir muitos modelos, de diferentes sistemas operacionais. E aqui ainda há mais produtos de Informática, como notebooks e tablets. Aproveite! Que tal dar uma olhada nas nossas listas?