Logo Zoom
Logo Zoom

Lançado em 2021, o Windows 11 é o mais recente sistema operacional da Microsoft e nesse artigo indicaremos os requisitos Windows 11 para saber se seu PC consegue rodar o sistema. De acordo com a página oficial da Microsoft, o novo sistema operacional foi criado para aproximar o usuário das coisas que ama. Assim, ele foca mais na questão da eficiência e tem um visual repaginado que até lembra o do macOS.

O Windows 11 traz um design mais moderno e clean, focado na eficiência (Foto: Shutterstock)

Agora, confira abaixo quais os requisitos mínimos para o Windows 11 rodar no seu computador.

Requisitos Windows 11 em PC e notebook

De acordo com o site oficial da Microsoft, os requisitos mínimos para rodar o Windows 11 no computador são:

  • Processador: 1 gigahertz (GHz) ou mais rápido com 2 ou mais núcleos em um processador de 64 bits compatível ou System on a Chip (SoC).
  • Memória: 4 GB de RAM.
  • Armazenamento: Dispositivo com armazenamento de 64 GB ou mais.
  • Firmware do sistema: UEFI, compatível com Inicialização Segura.
  • TPM: TPM (Trusted Platform Module) versão 2.0
  • Placa gráfica: Compatível com DirectX 12 ou posterior com driver WDDM 2.0.
  • Resolução da tela: Tela de alta definição (720p) com mais de 9 polegadas na diagonal, 8 bits por canal de cor.
  • Conexão com a Internet:Conta Microsoft e conectividade com a Internet necessárias para a configuração do Windows 11 Home.

No site da Microsoft, também é possível encontrar explicaçoes de como instalar o Windows 11. A forma mais recomendada é indo em Configurações e atualizando seu sistema através do Windows Update. Uma vantagem é que o próprio Windows Update avisa caso seu computador não seja compatível com o novo sistema operacional.

As outras formas de instalação, como criar uma mídia de instalação, são mais trabalhosas. Além disso, não é recomendado que se instale o Windows 11 no seu dispositivo caso ele não atenda os requisitos mínimos, pois isso afetará o desempenho do computador. Nesse caso, é mais recomendado a compra de um novo aparelho compatível com a atualização ou mesmo que já venha com ele de fábrica. Se quiser procurar um, veja as melhores opções de notebook com Windows 11!