Produtos e novidades em PC / Computador

Teclado de computador pode ajudar a diagnosticar Mal de Parkinson

Mal de Parkinson pode ser diagnosticado pela forma de digitação no teclado do computador.

Computador Mal de Parkinson
por Felipe Brito - Especialista em Tecnologia.

É bem interessante quando a tecnologia é usada para contribuir com a saúde, concorda? Desta vez, a gente vai contar para você um estudo que vem sendo realizado lá nos Estados Unidos, e que tem chamado bastante atenção.

No dia a dia, a gente usa a tecnologia muitas vezes sem pensar, meio que no automático: já acorda pressionando a tela touch para desligar o despertador do smartphone, liga a TV, chega ao trabalho e vai direto trabalhar no computador... e por falar em computador, você já imaginou que o teclado de um PC pode ajudar a detectar a doença Mal de Parkinson?

E é isso mesmo que está acontecendo. Pesquisadores do renomado Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) encontraram no teclado do computador um jeito prático de examinar pessoas com suspeita da doença.

O Mal de Parkinson afeta as funções motoras do corpo, e isso pode ser identificado quando uma pessoa digita por meio do teclado do computador. E é neste ponto que os pesquisadores estão trabalhando: lá no MIT, eles desenvolveram um software capaz de medir o tempo em que cada pessoa demora pressionando a tecla até soltá-la.

Aqui está um dos resultados deste estudo: as pessoas que demoravam mais tempo para pressionar e soltar as teclas tinham a função motora mais debilitada, uma particularidade da doença de Parkinson.

O que chamou atenção nesse teste de digitação é que pode tornar mais fácil o diagnóstico precoce da doença. No caso do Mal de Parkinson, um dos desafios da Medicina, na tentativa de diminuir os efeitos da doença, é que quando os sintomas aparecem, uma parte considerável do cérebro já pode ter sido atingida.

Essa pesquisa foi revelada agora, mas é claro que, para entrar em ação, o processo é longo. Outros pesquisadores devem ainda analisar a pesquisa, assim como é provável que mais pacientes participem de testes.

O software, por enquanto, está em fase de desenvolvimento, mas os pesquisadores foram além do teclado do computador. É possível que também seja desenvolvido um aplicativo para smartphone: assim pacientes em diferentes estágios do Mal de Parkinson ou mesmo pessoas com suspeita da doença podem fazer o teste digitando por meio do celular.

Por enquanto, não há uma data oficial para lançamento do software, mas é muito bom saber quando a tecnologia também trabalha a favor da saúde.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em pc / computador