Webcam Logitech C920 em fundo colorido

Webcam Logitech C920 é boa? Veja a análise de ficha técnica

Será que a webcam Logitech C920 é o modelo indicado para videoconferências e lives? Descubra em nossa análise de ficha técnica

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 5 min. de leitura.

Compartilhe:

Apesar de os notebooks já virem com câmera embutida para realizar videoconferências ou chamadas de vídeo, essas câmeras costumam ser de qualidade inferior. Por exemplo, sua resolução de gravação costuma ser 720p, uma imagem que já não é considerada muito boa. A webcam Logitech C920 é uma alternativa que promete te entregar imagens melhores.

Para certas atividades onde deve aparecer, uma câmera com apenas 720p de resolução pode não ser o suficiente. Dar aulas online ou fazer streaming de suas partidas de videogame, por exemplo, podem fazer com que sua imagem não fique tão interessante. Mas será que a webcam Logitech C920 cumpre bem essa função?

Observamos a ficha técnica da câmera da Logitech para descobrir! Será que ela traz a qualidade e funcionalidades que valem a pena o investimento? Confira agora mesmo em nossa análise de ficha técnica e lembre de deixar uma aba separada para dar uma olhada em nossa lista com as melhores webcams para PC!

Ficha técnica da webcam Logitech C920

Três webcams Logitech C920
Essa webcam da Logitech traz boas configurações, mas não se destaca em nenhum parâmetro em particular (Fonte: Divulgação/Logitech)
  • Resolução máxima: 1920 x 1080 pixels (Full HD)
  • Taxa de quadros (FPS): 30
  • Megapixels: 3
  • Tipo de foco: Automático
  • Tipo de lente: Vidro
  • Campo de visão diagonal: 78º
  • Cabo: USB-A de 1,5m

Gostou da webcam Logitech C920 só com as informações de ficha técnica? Então explore as ofertas dela disponíveis no Zoom!

Qual é a sua resolução e desempenho?

De acordo com as informações de ficha técnica que mostramos acima, a webcam Logitech C920 é capaz de te gravar a 30 quadros por segundo e em resolução Full HD. Ao criar vídeos com a câmera, qualquer monitor Full HD será capaz de reproduzir seu conteúdo de modo fiel. Telas de notebooks com resolução máxima de 720p (como o notebook Samsung Book X30) reproduzirão o vídeo em qualidade inferior, mas sem perda na fluidez de movimentos.

Falando nela, a métrica que indica o nível dessa fluidez é o FPS, cujos detalhes você pode conferir nesse artigo ensinando o que é FPS. De modo resumido, quanto maior a taxa de quadros, mais natural parecerá o seu movimento. Os 30FPS da câmera são considerados o padrão, então não há perda de qualidade aqui, mas não espere uma captação fenomenal.

Ou seja, em relação à resolução e desempenho, a webcam Logitech C920 te entregará o que é necessário para gravar vídeos com boa qualidade de imagem. Mas não espere impressionar nesse quesito.

A webcam Logitech C920 é fácil de usar?

Você não vai precisar se esforçar muito para aprender a usar a webcam Logitech C920. Por conta dela ser plug and play, seu sistema operacional instalará a webcam automaticamente.

Ou seja, basta conectá-la à porta USB do seu computador e ela será reconhecida. Depois disso, basta abrir seu aplicativo de videochamadas ou conferências (veja aqui como usar o Zoom Meetings!) e escolher a webcam Logitech C920 como câmera principal.

Homem acenando para a webcam Logitech C920
A webcam Logitech C920 é fácil de usar, bastando conectá-la ao seu computador e ligar seu programa de gravação ou videochamada (Fonte: Shutterstock/Arsenii Palivoda)

Vale lembrar que, caso esteja pesquisando por uma webcam para fazer streamings, também é interessante investir em qualidade e estabilidade da sua conexão com a internet. Nesse sentido, confira abaixo nossas listas com recomendações de roteador e repetidor Wi-Fi.

Funcionalidades extras

A webcam Logitech C920 não possui muitas funcionalidades extras em relação às gravações. A única embutida no hardware é a correção de luz, que melhora a iluminação em fotos escuras. Para isso, a webcam conta com a tecnologia RightLight 2.

Além dela, a câmera também vem com o Logitech Capture. Com ele, é possível editar e personalizar suas transmissões ao vivo, por meio dos recursos disponíveis gratuitamente no app.

Entre eles, a possibilidade de incluir texto e fazer transições. Ele também permite gravar vídeos na vertical, como se estivesse gravando com um celular, além de possibilidade de conexão à outras webcams para gravar em diversos ângulos. Faça download grátis do Logitech Capture e conheça mais recursos.

Produtos similares

Logitech 3 MP C-270

Uma opção de menor custo que a webcam Logitech C920, o modelo 3 MP C-270 é limitado a gravar apenas 720p. Por outro lado, ele mantém algumas características úteis, como correção de iluminação e microfones que abafam ruídos.

Embora as imagens não tenham grande melhora em relação às webcams de notebooks, ele é uma boa opção para quem usa computadores de mesa, já que eles não contam com webcam própria. A câmera também é plug and play, sendo uma opção fácil de usar. Quer saber mais sobre o modelo? Também temos uma análise de ficha técnica da Logitech 3 MP C-270!

Redragon Fobos GW600

Custando um pouco mais que o modelo anterior, mas bem mais barata que a webcam Logitech C920, esse modelo da Redragon conta com as mesmas características do modelo anterior. Ou seja, ela também grava em 720p e 30FPS, além de contar com correção de iluminação e abafamento de ruído em seu microfone. Ela acaba sendo uma alternativa para quem quer experimentar outras marcas além da Logitech.

Logitech 3 MP C925e

Fechando a lista de alternativas, a Logitech 3 MP C925e é uma opção mais custosa que a C920, também gravando em resolução máxima de 1080p (Full HD). Ela é bem parecida com o modelo avaliado, contando apenas com alguns recursos extras.

Entre eles, a possibilidade de aplicar zoom digital de 1,2x, permitindo que fique um pouco afastado do computador. Isso significa redução na qualidade de imagem, mas pode ser útil em ocasiões onde a qualidade de imagem não é tão importante assim. Ela também funciona por meio de cabo USB e é plug and play.

Dica: quer conhecer mais modelos da marca? Então veja nossa seleção com as melhores webcam Logitech do ano!

Custo-benefício: a webcam Logitech C920 vale a pena?

Custando cerca de R$ 350 no final de julho de 2021, a webcam Logitech C920 se posiciona bem no espectro das webcams intermediárias. Oferecendo experiência melhor que as câmeras convencionais e mais baratas, como as mostradas aqui, ela vai te dar bom custo-benefício, mesmo que esteja longe de ser uma webcam para grandes produções.

Ainda assim, vale mencionar que a maioria dos vídeos em plataformas de conteúdo ainda são de, no máximo, 1080p. Então, a não ser que o seu plano seja entregar vídeos com visuais impressionantes, a câmera da Logitech servirá muito bem para suas reuniões online ou produção de conteúdo em vídeo. Confira as ofertas da webcam Logitech C920 logo abaixo!