Perfume floral: 7 opções para quem gosta da família olfativa

La Vie Est Belle, My Way e muito mais: encontre o perfume floral ideal para você!

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 5 min. de leitura.

Compartilhe:

Há quem duvide, mas o perfume floral é um aroma que nunca sai de moda. A prova disso é que ele segue liderando não só o ramo da perfumaria, como também a preferência entre as mulheres. Um dos fatores que justificam o seu sucesso é a combinação de flores que garantem uma fragrância suave, feminina e elegante.

Dentre os principais nomes da categoria, é possível encontrar fragrâncias de marcas conhecidas, como Lancôme, Dolce & Gabbana e Carolina Herrera. Mas, não para por aí: existem outras opções que também valem o investimento. Para aumentar o seu catálogo, reunimos os modelos de perfume floral para adquirir sem medo, incluindo os prós e contras de cada um deles. Desliza a tela para conferir!

Antes de escolher o seu perfume floral, veja o nosso guia com dicas para escolher a fragrância ideal!

Perfume floral: entenda a família olfativa

Ainda que o perfume floral seja unanimidade entre as mulheres, é comum que muitas ainda não saibam como essa família olfativa pode ser composta. De maneira geral, esse tipo de fragrância conta com óleos extraídos de flores. Jasmim, rosa e magnólia, por exemplo, são algumas das notas mais comuns nos perfumes florais.

Mas, vale ressaltar que, a fragrância floral pode trazer o aroma de uma combinação de flores ou apenas uma. Além disso, também é possível encontrar perfumes florais com notas frutais e até mesmo com ingredientes adocicados, que originam os florais orientais. Marcante e delicicado, ele é o match perfeito para quem gosta de chamar atenção na medida certa.

Como escolher o melhor perfume floral?

Mulher aplicando perfume no pescoço
Antes de adqurir um perfume floral, é importante entender as características desse tipo de fragrância (Foto: Shutterstock)

Se engana quem pensa que todo perfume floral é igual. Na verdade, a família olfativa é subdividida e traz aromas que podem agradar a todos os gostos. Para garantir um bom investimento, não tem jeito: é observar essas divisões e encontrar aquela que mais se adequa ao seu estilo. O perfume floral frutado, por exemplo, é um dos mais procurados e costuma ser recomendado para as entusiastas dos aromas adocicados.

Em contrapartida, a fragrância floral aquática traz combinação de frutas aquosas que permitem um cheiro mais leve e fresquinho. Por fim, o floral oriental traz ingredientes amadeirados, como âmbar, sândalo e cedro, que garantem um aroma mais sofisticado e marcante.

7 opções de perfume floral que fazem sucesso

Agora que você já estar por dentro do assunto, que tal encontrar o perfume floral ideal para você? Para te ajudar na escolha, o nosso time selecionou os principais nomes da categoria, incluindo fragrâncias de marcas renomadas, como Lancôme, Carolina Herrera, Giorgio Armani e outros. Veja abaixo:

1. Perfume Floral Lancôme La Vie Est Belle

Quando o assunto é perfume floral, o La Vie Est Belle é uma verdadeira referência. Inspirado na Íris, a flor da felicidade, essa fragrância é pensada para mulheres livres e autenticas. Em sua composição, temos notas de pêra e cassis, que garantem um toque adocicado.

Além destes, também é possível encontrar o aroma marcante e amadeirado da mistura entre patchouli, fava tonka e baunilha. Outra características que garante o sucesso desse perfume floral é o seu frasco. Sofisticado e elegante, ele foi produzido por Armand Petitjean, fundador de Lancôme, e representa um "sorriso de cristal".

Características desse perfume floral:

  • É um perfume floral frutado
  • Possui uma fixação forte e duradoura
  • Conta com notas que combinam com ocasiões sofisticadas, especialmente durante estações mais frias
  • Segundo avaliações, o seu aroma adocicado é intenso - o que pode ser um problema para quem prefere perfumes mais leves e frescos

2. Perfume Floral Yves Saint Laurent Libre

O Yves Saint Laurent Libre é um perfume floral que exala personalidade e exuberância. A prova disso é a combinação entre a lavanda e a grosselha, que já pode ser notada no primeiro instante de uso. Por outro lado, as notas de flor de laranjeira e jasmim entregam um aroma mais doce e charmoso para essa fragrância. Por fim, esse perfume floral oriental apresemta o match perfeito entre poderosos ingredientes amadeirados, como cedro, âmbar e almíscar.

Características desse perfume floral:

  • É considerado um perfume floral amadeirado
  • Pode ser utilizado em diferentes ocasiões, desde uma reunião de trabalho à festas noturnas
  • Possui uma projeção alta e, de acordo com avaliações, não costuma passar despercebido
  • Disponível em frascos de 30, 50 e 90ml

3. Perfume Floral Chloé Rose Tangerine

Não é à toa que o Rose Tangerine, da marca Chloé, é um dos perfumes florais mais procurados pelas mulheres. Diferente de outros modelos da linha, ele é mistura a nota da clássica rosa da marca com o toque frutado da tangerina. Na prática, isso garante um aroma mais vibrante e ensolarado, sendo ideal para completar a rotina. Por outro lado, as notas de fundo com madeira de cedro e âmbar branco garantem sensualidade e elegência à esse perfume floral.

Características desse perfume floral:

  • É classificado como um perfume floral frutado
  • O seu tempo de fixação é moderado, o que pode ser uma questão para quem deseja um perfume mais duradouro
  • Por ser um perfume com toque frutado, é ideal para ocasiões diurnas
  • O seu aroma é leve, fresco e agradável

4. Perfume Floral Jean Paul Gaultier Classique

Por trás de corselete rosa pálido, o Jean Paul Gaultier Classique entrega uma das melhores fragrâncias florais do mercado. Nas notas de topo, a combinação entre flor de laranjeira, tangerina, anis estrelado, pêra, rosa e bergamota entregam um aroma doce e feminino. Já a baunilha, a canela e o âmbar prometem um toque de sofisticação à esse perfume floral. Mas, ainda que possua ingredientes poderosos em sua composição, ele não é a melhor opção para quem busca uma fragrância extremamente duradoura.

Características desse perfume floral:

  • É classificado como um perfume floral frutado
  • Possui uma fixação satisfatória, mas que não é tão duradoura quando comparado com outros perfumes da categoria
  • Ideal para ocasiões casuais e diurnas
  • Disponível em frascos de 30, 50 e 100ml

5. Perfume Floral Giorgio Armani My Way

Brilhante, moderno e feminino: esse é o My Way, o perfume floral de Giorgio Armani. Trazendo um buquê de rosas brancas como base da sua composição, ele apresenta um aroma adocicado e marcante já na primeira borrifada. Nas notas de saída, é possível sentir a combinação entre o cedro da Virgínia, a baunilha de Madagascar e almíscares brancos, que assinam a sensualidade desse perfume floral. Justamente por isso, ele costuma ser uma ótima aposta para mulheres modernas e autênticas.

Características desse perfume floral:

  • É considerado um perfume floral amadeirado
  • O seu aroma é intenso e marcante, o que deve ser considerado no momento da compra
  • De acordo com avaliações, o seu tempo de fixação é longo e satisfatório
  • Recomendado para qualquer ocasião

6. Perfume Floral Dolce & Gabbana Light Blue

Se você busca um perfume floral mais suave, o Dolce & Gabbana Light Blue é a escolha certa. Com notas florais e frutadas, ele traz uma mistura entre maçã, cedro, limão siciliano, rosa branca e jasmim em sua fórmula.

Na prática, isso permite um aroma com toque de frescor que cativa por onde passa. Por isso, ele é ideal para quem deseja fugir do estilo mais sensual e marcante, apostando em versatilidade e sutileza.

Características desse perfume floral:

  • É considerado um perfume floral frutado
  • Ideal pra completar a rotina
  • Apresenta uma proposta mais jovial e moderna
  • A fixação pode alcançar até 8 horas

7. Perfume Floral Carolina Herrera CH

Para fechar a nossa lista, temos o clássico perfume floral de Carolina Herrera. A releitura da famosa fragrância lançada em 2007 traz um aroma suave e que combina com qualquer ocasião do dia. Tudo isso devido à combinação perfeita com notas cítricas e um fundo amadeirado leve.

Por outro lado, a saída frutal traz limão, grapefruit e bergamota para garantir refrescância. O coração desse perfume floral traz a flor de jasmim, a flor-de-laranjeira e a rosa vermelha, encorpadas pelo couro, sândalo, cedro, musk e patchouli presentes no fundo.

Características desse perfume floral:

  • É considerado um perfume floral oriental
  • Possui um aroma intenso, mas com uma fixação moderada
  • Combina com qualquer ocasião, desde reuniões de trabalho até baladas e casamentos
  • Disponível em frascos de 30, 50 e 100ml

Ainda está na dúvida? Explore o nosso artigo e saiba quais são os melhores perfumes importados de 2022!