Cachorros pequenos peludos: 8 raças de cães de pequeno porte

Conheça as características das raças mais famosas de cachorros pequenos peludos

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 6 min. de leitura.

Compartilhe:

As raças de cachorros pequenos peludos são algumas das mais procuradas (e amadas!), principalmente por quem mora em apartamento ou em locais de clima frio. Além de serem companheiros, esses cãezinhos são perfeitos para você que busca um companheiro que se adapte a um espaço um tanto quanto limitado. Mesmo com todas essas facilidades, é importante certificar-se de que um novo amigo de quatro patas se encaixa no seu estilo de vida.

Um cãozinho precisa de menos espaço para se divertir ou fazer suas necessidades. Além de personalidades únicas, cada raça de cachorro pequeno peludo apresenta questões específicas de saúde a que os donos devem ficar atentos. E foi pensando nisso que preparamos uma lista com todas as informações sobre 8 raças de cachorros peludos pequenos. Dessa forma, você escolhe o seu companheiro com consciência. Dê um Zoom e confira!

Leia também: Enxoval para cachorro: o que é preciso para ter um cachorro?

Veja 8 raças de cachorro pequeno peludo para ter em casa! (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
Veja 8 raças de cachorro pequeno peludo para ter em casa! (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Maltês

O Maltês é um cachorro pequeno peludo

Maltês (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
Maltês (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

O Maltês é um cachorro pequeno peludo com pelagem branca, que pesa em média 3kg, e com expectativa de vida entre 12 e 15 anos. Ele é brincalhão, amoroso, inteligente e convive harmonicamente com outros cachorros e com humanos, inclusive crianças. Um ponto que pode não agradar é que ele late bastante. Essa raça também é apegada ao tutor, e não reage bem à separação.

Já os cuidados necessários com a raça são, principalmente, em relação ao pelo, que precisa de escovação diária, para evitar os nós, e banhos semanais. O uso de condicionadores próprios para a raça ajudam bastante na hora da escovação. Além disso, os dentes do Maltês também precisam ser escovados regularmente. Seu nível de energia é médio.

Shih Tzu

O Shih Tzu é um cachorro pequeno peludo

Shih Tzu (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
Shih Tzu (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

O Shih Tzu é um cachorro pequeno peludo que cresce até 25cm e pesa entre 4,5 e 8kg. Sua pelagem varia muito, podendo ser preto e branco, dourado e branco, marrom e branco, preto, vermelho, chocolate e cinza. Essa raça chega a viver até 15 anos. Seu temperamento é extrovertido e se dá bem com crianças e outros animais.

Os maiores cuidados com o Shih Tzu são em relação ao pelo, que também deve escovado diariamente, assim como a região dos olhos, que fica muito exposta, e precisa ser higienizada com frequência. Para evitar demais problemas, a limpeza do canto dos olhos deve ser feita regularmente. Seu nível de energia é baixo.

Yorkshire Terrier

O Yorkshire Terrier é um cachorro pequeno peludo

Yorkshire Terrier (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
Yorkshire Terrier (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

O Yorkshire Terrier é um cachorro pequeno peludo excelente para ambiente menores, pois ele não passa dos 3kg. Ele é amável e companheiro com a família, mas acaba sendo ciumento. Por isso, esse é um cão que late bastante. Sua pelagem quando filhote é preta e, adulto, é cinza azulada, bem sedosa e brilhante.

Mesmo sendo uma raça de cachorro peludo boa para apartamentos, é muito importante que o Yorkshire Terrier faça passeios regulares, pois eles têm bastante energia guardada. Outro cuidado essencial que deve ser tomado é em relação ao excesso de banhos, que podem causar problemas de pele. Seu nível de energia é baixo.

Spitz Alemão ou Lulu da Pomerânia

O Spitz Alemão é um cachorro pequeno peludo

Spitz Alemão (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
Spitz Alemão (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

O Spitz Alemão, conhecido também por Lulu da Pomerânia, é um cachorro pequeno peludo que chega no máximo até os 22cm de altura e pesa até 4kg. Essa é uma raça de cachorro pequeno que adora carinho, afeto e muito amor. Um ponto que não agrada tanto é seu latido, que é alto e farto.

Outro cuidado importante que devemos tomar com eles é em relação a sua fragilidade, principalmente quando estão brincando com crianças. Além disso, o pelo também deve ser escovado com frequência, assim como os dentes, já que eles são propensos a ter problemas com a saúde oral. Seu nível de energia é médio.

Bichon Frisé

O Bichon Frisé é um cachorro pequeno peludo

Bichon Frisé (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
Bichon Frisé (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

O Bichon Frisé é um cachorro pequeno peludo amoroso, perfeito para viver em apartamentos. Ele é pequeno, leve e late muito pouco, além de ser bem inteligente. Sua pelagem é branca e encaracolada e seu temperamento é tranquilo. Essa raça precisa se exercitar diariamente, mas nada muito intenso. Por eles serem pequenos, essas atividades mais vigorosas não são necessárias.

Um cuidado importante é com a pelagem, que deve ser escovada pelo menos uma vez por dia. Seu pelo encaracolado acaba formando muitos nós se não forem escovados. Também é preciso ter cuidado com a escovação dos dentes e as articulações do Bichon Frisé, principalmente do joelho e do quadril, devido ao seu tamanho da raça. Seu nível de energia é médio.

Lhasa Apso

O Lhasa Apso é um cachorro pequeno peludo

Lhasa Apso (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
Lhasa Apso (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

O Lhasa Apso é um cachorro pequeno peludo com bastante energia, mas que é uma boa opção para quem busca um cão para apartamento, desde que ele passeie todos os dias. Ele pesa até 8kg e mede no, máximo, até 25cm. Sua pelagem longa e fina é encontrada principalmente nas cores branca, cinza, amarelado e dourado.

O temperamento do Lhasa Apso é dócil, principalmente com os membros da família, mas eles não são muito receptivos com estranhos, tendo o costume de latir. Seu pelo é o que precisa de maior cuidado, pois necessita de escovação diária. Os dentes também devem ter cuidados regulares para evitar tártaro e inflamações na gengiva, assim como os rins, articulações, e a pele, que é propensa a ter dermatites. Seu nível de energia é médio.

Poodle Miniatura

O Poodle Miniatura é um cachorro pequeno peludo

Poodle Miniatura (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
Poodle Miniatura (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

O Poodle Miniatura é um cachorro peludo pequeno que tem entre 25 e 38cm, pesa cerca de 4 a 7kg e vive em média de 10 a 18 anos. Ele é uma boa raça para viver em apartamentos e se dá muito bem com famílias com crianças. Sua pelagem varia bastante, indo do branco, preto, cinza e marrom ao avermelhado. Essa raça tem temperamento dócil, mas é bastante protetora da casa e da família.

Os cuidados com o Poodle devem ser maiores com a vista, pois é comum que eles tenham problemas nessa região. Seu pelo costuma ser tosado, mas se você preferir o pelo comprido, é preciso escová-lo a cada dois dias. Outros cuidados em relação a unhas e dentes também são necessários. Seu nível de energia é alto.

Pequinês

O Pequinês é um cachorro pequeno peludo

Pequinês (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
Pequinês (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

O Pequinês é um cachorro pequeno peludo ótimo para se ter em casa. Ele é pequeno, ativo e amável, sendo um bom cão de companhia. A raça tem em média de 15 a 23cm de altura e pesa entre 3,2 e 6,4kg. A cor da pelagem é bem variada, mas os mais comuns aparecem com tom caramelo e dourado. Seu temperamento é dócil, mas ele é bastante corajoso, não tendo medo de encarar nem um cachorro maior.

Os maiores cuidados necessários com o Pequinês são os mesmos em relação às demais raças peludas: a escovação do pelo. Essa escovação deve ser diária, para evitar que se formem nós. Os olhos também devem ter uma atenção especial, pois eles ficam muito expostos, podendo criar problemas. Seu nível de energia é muito alto.

Dicas de cuidados com cachorros pequenos peludos

Confira alguns itens essenciais para os primeiros cuidados com o seu cãozinho

Como todas as raças que falamos antes, os cachorros pequenos peludos precisam de cuidados diários, principalmente, com o pelo. Nesse sentido, as escovas e rasqueadeiras são itens fundamentais para se ter em casa. Para complementar este cuidado com o pelo, é importante investir em shampoos e condicionadores próprios para cada raça.

Outros itens que são importantíssimos para ter em casa são a escova e a pasta de dentes, para manter a saúde bucal do seu cachorrinho em dia. Outro cuidado que é preciso ter, ainda mais se você morar em locais quentes, é manter o nosso amiguinho sempre fresco, pois os cachorros peludos sofrem muito com as altas temperaturas. E uma boa dica são os tapetes gelados, que conferem um resultado incrível.

Leia também: