Logo Buscapé
Logo Buscapé

O comedouro para cachorro é um dos primeiros itens da lista de compras de quem decide adotar um pet. Afinal, ele é o grande responsável por garantir um espaço para que o seu amigo de quatro patas possa fazer suas refeições tranquilamente. Mas, na hora de escolher o produto certo é comum que surjam dúvidas - especialmente com a grande variedade no mercado.

Neste caso, não tem jeito: é preciso considerar todos os detalhes, incluindo o tamanho do seu cãozinho, o tipo de material do produto e muitos outros. A seguir, reunimos dicas que vão fazer toda a diferença na hora de comprar um comedouro para cachorro. Continue lendo e garanta o conforto do seu pet!

Vai adotar um bichano? Veja como escolher o melhor bebedouro ou fonte para gatos e evite que seu pet lide com problemas urinários!

Saiba como escolher o melhor comedouro para cachorro através das nossas dicas (Foto: Shutterstock/Reprodução)

Qual é o melhor material de comedouro para cachorro: plástico, alumínio, inox ou cerâmica?

Antes de comprar o comedouro para cachorro, é preciso considerar que o material do produto pode influenciar não só no seu bolso, mas também na saúde do seu pet. Embora algumas opções sejam mais baratas, elas podem a longo prazo se tornarem pesadelos para quem deseja manter todos os cuidados com o seu pet. Entenda abaixo:

1. Comedouro para cachorro de plástico

O comedouro para cachorro de plástico é o mais barato, mas é o menos recomendado por especialista (Foto: Shutterstock/Reprodução)

O comedouro para cachorro de plástico é o modelo mais comum encontrado no mercado. Embora seja o item mais barato da categoria, ele é o menos indicado para os cães. Isso porque o plástico está sujeito a arranhões e rachaduras, que podem alojar bactérias e outros germes. Na prática, esse tipo de pote exige ser higienizado ou substituído constantemente. Caso você opte por comprá-lo, é preciso redobrar os cuidados com possíveis ranhuras.

O comedouro para cachorro da Jambo Pet, por exemplo, é uma ótima opção para cães menores. Ainda que seja feito de plástico, ele é fácil de limpar e traz um design que garante estilo para o espaço do seu cão. Ele ainda acompanha uma base de borracha que evita que o item se mova enquanto o seu cachorro se alimenta. De acordo com o fabricante, ele conta com 15 x 15 x 6 cm de dimensão - o que significa que ele não ocupa tanto espaço no ambiente.

Características desse comedouro para cachorro:

  • Feito de plástico resistente
  • Acompanha base de borracha que garante mais estabilidade
  • Traz um design colorido e divertido
  • Possui 15 x 15 x 6 cm (altura, comprimento e largura)

2. Comedouro para cachorro de alumínio

O comedouro para cachorro de alumínio é outra opção barata, mas que está sujeita a rachaduras (Foto: Shutterstock/Reprodução)

Outra opção popular e barata é o comedouro para cachorro de alumínio. Assim como o anterior, os potes de alumínio também estão sujeitos a arranhões e rachaduras, podendo acumular bactérias e germes em suas entranhas.

Além disso, ao longo do uso, o produto tende a soltar pedaços de alumínio na ração que podem prejudicar o seu pet. Por isso, se você gosta do design do alumínio, é preciso redobrar os cuidados em relação ao tempo de uso e trocá-lo com frequência.

Em contrapartida, alguns modelos acompanham um suporte que garante a altura certa para o animal durante a refeição - evitando problemas no megaesôfago. O comedouro para cachorro da eZoo, por exemplo, acompanha dois espaços ajustáveis de acordo com a altura de acordo com o porte do seu amigo, proporciona um comedouro e um bebedouro.

Explore as ofertas do comedouro para cachorro da eZoo!

Características desse comedouro para cachorro:

  • Garante a altura ideal para alimentação dos cães
  • Permite um contato menor com sujeiras e resíduos do chão
  • Pode ser utilizado tanto para rações quanto água
  • É facil de limpar

3. Comedouro para cachorro de inox

O comedouro para cachorro de inox é o modelo mais resistente e higiênico do mercado (Foto: Shutterstock/Reprodução)

Considerado por especialistas como o melhor material para comedouro para cachorro, o aço inox é bastante resistente. Além de contar com um design simples, ele não está sujeito a ranhuras que acumulam bactérias e germes e prejudica a saúde do cão.

Outro ponto positivo do comedouro de inox está no fato desse material ser facilmente higienizado, podendo ser lavado a mão ou até mesmo em máquina de lavar louças. Outro ponto positivo é o preço, que é mais caro que o comedouro de plástico, mas mais barato que o de cerâmica, por exemplo.

O comedouro para cachorro da ‎T Petz, por exemplo, é feito com um material inox super resistente e ajuda na conservação do alimento. Na prática, isso permite que o seu pet tenha sempre acesso a uma ração fresca e saborosa. Outra vantagem desse modelo é a base antiderrapante, que evita que o cãozinho deslize com o pote durante a sua refeição.

Características desse comedouro para cachorro:

  • Ajuda na conservação da ração
  • Acompanha uma base antiderrapante
  • É feito com um material mais resistente do que os modelos anteriores
  • Exige um investimento um pouco mais alto

4. Comedouro para cachorro de cerâmica

O comedouro para cachorro de cerâmica é um modelo higiênico, porém mais frágil (Foto: Shutterstock/Reprodução)

A porcelana é o material mais indicado para comedouro para cachorro. Com características parecidas com os potes de inox, ele não traz riscos à saúde do cão e também é facilmente higienizável. O grande diferencial deste modelo é a possibilidade de uso no microondas para  aquecer a comida do pet, ao contrário das tigelas de inox, alumínio e plástico.

Outra vantagem desse comedouro para cachorro é a infinidade de modelos e designs para combinar com o ambiente da casa. No entanto, alguns dos pontos negativos do comedouro são o preço alto e a fragilidade do material.

Leve e fácil de transportar, o comedouro para cachorro Ultechnovo é uma ótima aposta para quem busca um modelo de cerâmica. Ele acompanha um recipiente com os pés altos que garante mais conforto para o seu pet. Além disso, a sua base é firme e evita qualquer deslize durante a refeição do animal. Vale destacar ainda que, diferente de outros modelos, este comedouro é feito material com ecológico e durável.

Fique por dentro dos melhores valores do comedouro para cachorro Ultechnovo!

Características desse comedouro para cachorro:

  • Material resistente e seguro
  • Fácil de transportar
  • Garante mais conforto para alimentação do animal
  • Exige um investimento mais alto

Quer montar um espaço completo para o seu cãozinho? Veja como escolher a melhor casinha de cachorro!

Qual é o tamanho e a altura ideal de comedouro para cachorro?

Para escolher o melhor comedouro para cachorro, é importante considerar as características do cão, como o porte e a idade, por exemplo. O tamanho do pote de comida deve ser sempre proporcional ao tamanho do animal. Caso contrário, a escolha errada do produto pode resultar em problemas na postura e até mesmo na digestão do animal.

A altura da tigela também é fundamental na hora de adquirir um comedouro. A indicação é que o comedouro fique na direção dos cotovelos do cachorro. Cães altos ou idosos que comem em tigelas na altura do chão, por exemplo, podem enfrentar problemas de postura ou digestão. Para cachorros com problemas nas articulações, o desconforto pode ser ainda maior, já que esses animais sentem dor ao se abaixar. Para ajudar nesses casos, o truque é apostar em comedouros elevados ou com estrutura para para regular a altura da tigela.

Qual é o melhor comedouro para cachorro: automático, lento, elevado ou portátil?

Além das opções anteriores, existem outros modelos de comedouro para cachorros que oferecem algumas características especiais. Entenda melhor abaixo:

  • Comedouro automático: como o nome indica, ele serve para liberar a ração na medida em que o cachorro se alimenta. Esse produto é indicado para tutores que passam o dia fora de casa e não podem servir o seu pet.
  • Comedouro lento: ele é aconselhado para cachorros que comem rápido demais. Com obstáculos, como relevos e orifícios, ele contribui para a digestão e a ansiedade do pet.
  • Comedouro elevado: esse modelo é feito para evitar problemas na postura, digestão ou articulação do cachorro. Ele é mais aconselhado para cães grandes ou idosos, mas pode ser utilizado por bichinhos de diferentes portes e idades.
  • Comedouro portátil: pequeno e compacto, ele é perfeito para levar ração, petiscos e água em pequenas quantidades para qualquer lugar.

Quantas vezes o cachorro tem que comer durante o dia?

Essa é uma das dúvidas que mais surgem entre os pais de pet de primeira viagem. Acontece que a resposta certa pode variar de acordo com a idade do seu cãozinho. Os cães mais novos, por exemplo, devem ter a ração fracionada em pequenas porções ao longo do dia. Veja abaixo:

  • 2 meses: 4 a 6 vezes ao dia
  • 3 meses: 4 vezes ao dia
  • 4 a 6 meses: 2 a 3 vezes ao dia
  • Após 6 meses: 2 vezes ao dia ou de acordo com a recomendação de um especialista

Já na fase adulta, o ideal é que o seu cão faça duas refeições diárias - uma pela manhã e outra no início da noite. Ainda que pareça uma boa ideia, não é recomendado deixar a ração à disposição do animal ao longo do dia. Além de perder a textura e o sabor do alimento, esse hábito contribui para o descontrole da quantidade de ração oferecida. A longo prazo, essa atitude que parece inofensiva pode contribuir para obesidade canina.

Quanto tempo a ração pode ficar no comedouro para cachorro?

Não é difícil encontrar tutores que deixam a ração à disposição dos cachorros ao longo do dia. Se esse for o seu caso, saiba que é preciso parar imediatamente com esse hábito. Ainda que facilite a sua rotina, a ração exposta por horas tende a perder o seu valor nutricional, aroma e palatabilidade.

Além disso, a umidade do ambiente e até mesmo a saliva do cachorro, que encostam nos grãos que ele não comeu, podem servir de porta de entrada para fungos e bactérias. Por isso, o ideal é deixar a ração disponível no comedouro por até 20 minutos. Depois disso, caso o seu cãozinho não coma, você deve recolher e guardá-la corretamente.

Quer mimar o seu pet? Confira a nossa seleção dos melhores petiscos para cachorros!

Economize na sua compra com as ferramentas do Buscapé

Agora que você já sabe como escolher o comedouro para cachorro certo, chegou a hora de finalizar o seu carrinho! Para economizar na compra, vale criar um Alerta de Preço aqui no nosso site para ser avisado quando o modelo escolhido entrar em promoção. Basta filtrar de acordo com o valor desejado para receber uma notificação quando o preço for alcançado. Fácil, né?!

E tem mais: com o Buscapé, você ainda pode ter acesso a cupons de desconto, cashback e ainda esclarecer dúvidas com o nosso time de especialistas. Desse jeito, fica mais fácil e seguro acertar na sua compra!

especialista

Ainda está na dúvida? Nossos especialistas em produtos estão prontos para te ajudar!