Casinha de cachorro: qual é o melhor modelo?

De madeira, plástico ou tecido, confira os diferentes tipos e entenda como escolher a melhor casinha para o seu pet

Redação - ZoomEditor(a)

Publicado e atualizado 5 min. de leitura.

Compartilhe:

Verdadeiros companheiros, os pets gostam de estar perto de seus tutores a todo tempo. No entanto, é importante que os cachorros tenham um lugar para chamar de seu. Se o cãozinho for criado do lado de fora da casa ou do apartamento, torna-se indispensável a presença de uma casinha. Afinal, o seu amigo de quatro patas deve se abrigar do sol, da chuva, do vento e do frio no dia a dia. Por isso, seja de madeira, plástico ou tecido, a casinha para cachorro precisa ser confortável, aconchegante e, é claro, durar.

Para escolher a melhor casinha para o seu cachorro, o ideal é se assegurar do tamanho, do formato, do modelo e do material do objeto. Dessa forma, é possível garantir a qualidade que o seu pet necessita para ter um espaço seguro para dormir e se movimentar. Ah, e é bom lembrar que a escolha de ter uma caminha dentro de casa ou do apartamento ou uma casinha na área externa é uma escolha não só do tutor, mas do animal de estimação também. Dê um Zoom para conhecer as melhores casinhas para cachorro e saber em quais casos elas são recomendadas!

Leia também: Caminha para cachorro: como escolher o melhor modelo?

Seja de madeira, plástico ou tecido, o importante é escolher a melhor casinha para o seu cãozinho (Reprodução/Shutterstock)
Seja de madeira, plástico ou tecido, o importante é escolher a melhor casinha para o seu cãozinho (Reprodução/Shutterstock)

Como escolher a melhor casinha para cachorro?

Antes de comprar uma casinha para cachorro, é imprescindível levar em consideração o tamanho do pet. O espaço precisa ser confortável e seguro, além de garantir liberdade de locomoção ao animal. O tamanho ideal, portanto, é aquele em que o cão consiga entrar, sair, ficar sentado e se virar sem dificuldades.

Outro ponto importante é o local da casinha. O ideal é que o lugar seja tranquilo, sem barulhos ou passagem de veículos e pessoas. É interessante que a casinha fique longe de umidade, em um espaço arejado, mas onde, de preferência, o sol ou as correntes de vento não incomode. As casinhas de madeira, inclusive, devem ficar em locais cobertos.

Por último, é necessário decidir o material da casinha. Se o cão ficar no quintal, as casinhas ideais são as de madeira ou de plástico. As casinhas de tecido, por exemplo, são indicadas para cachorros que ficam no interior da casa. A seguir, selecionamos os diferentes tipos de casinha para o seu melhor amigo. Confira!

Casinha de cachorro de madeira

Maior proteção ao animal

A casinha de madeira funciona como um ótimo isolante térmico (Reprodução/Shutterstock)
A casinha de madeira funciona como um ótimo isolante térmico (Reprodução/Shutterstock)

É o modelo mais tradicional de casinha de cachorro. Ela é recomendada para cães que costumam ficar em quintais, ao ar livre ou em locais cobertos. Indicado mais para lugares frios, esse modelo funciona como um isolante térmico. Ao mesmo tempo, a madeira oferece um frescor maior em dias quentes.

A casinha de cachorro de madeira também é indicada para pets de grande porte, já que esse material é conhecido pela durabilidade e pela resistência a impactos. Uma de suas desvantagens é que a madeira absorve umidade e apodrece mais facilmente. Por isso, uma dica é optar por modelos mais firmes, de ipê ou peroba, ou envernizados.

Se a casinha ficar ao ar livre, é preferível que o telhado seja inclinado e que o fundo do produto não toque diretamente o chão. Isso evita a entrada de umidade e de água em dias de chuva. A maioria dos modelos de madeira já contam com pés para criar esse espaço entre a casinha e o solo.

Prós:

  • Maior durabilidade;
  • Melhor capacidade térmica (não esquenta e nem esfria em excesso);
  • Disponível para todos os portes de cães.

Contras:

  • Preço mais alto;
  • Pode apodrecer se ficar em local descoberto;
  • Maior dificuldade de higiene.

Confira aqui algumas ofertas de casinha de madeira!

Casinha de cachorro de plástico

Leve, prática e fácil de higienizar

A casinha de plástico é mais prática e fácil de limpar (Reprodução/Shutterstock)
A casinha de plástico é mais prática e fácil de limpar (Reprodução/Shutterstock)

É o tipo mais prático de casinha de cachorro. Ela é leve, fácil de limpar e também de carregar. A casinha de plástico é boa opção tanto para o interior do imóvel quanto para o quintal, já que pode ser mantida em locais abertos sem prejuízos à estrutura. No entanto, é importante se manter atento à temperatura dentro desse modelo.

Como desvantagem, a casinha de plástico é mais fria no inverno e, em dias quentes, ela esquenta até demais. As vantagens desse produto estão relacionadas à facilidade para fazer a limpeza, pois ele pode montar e desmontar a qualquer hora, e para carregar durante passeios ou viagens. Além disso, é o modelo mais barato no mercado.

Prós:

  • Bom preço;
  • Praticidade;
  • Higiene mais fácil.

Contras:

  • Menor durabilidade;
  • Baixa capacidade térmica (esquenta muito no calor e esfria muito no frio, se mantida em local descoberto).

Veja aqui algumas opções de casinha de plástico!

Casinha de cachorro de tecido

Ideal para colocar dentro de casa

A casinha de tecido é apropriada para se usar dentro de casa ou apartamento (Reprodução/Shutterstock)
A casinha de tecido é apropriada para se usar dentro de casa ou apartamento (Reprodução/Shutterstock)

A casinha de cachorro de tecido é uma boa opção para os cães de pequeno porte, até por ser difícil de se encontrar para cachorros grandes. Ela é mais bonita e mais confortável que as demais, mas também é mais frágil. Por isso, esse modelo não serve para ser utilizado ao ar livre, somente dentro de casas ou apartamentos.

Um ponto favorável é que a casinha de tecido combina com os móveis da casa, podendo ser até usada como decoração, já que lembra as barracas de acampamento. Apesar de rasgar mais facilmente, esse tipo é lavável, por conta do tecido, e portátil, ou seja, ideal para quem costuma transportar o cãozinho.

Prós:

  • Beleza;
  • Conforto;
  • Facilmente lavável e portátil;
  • Pode servir também como caminha.

Contras:

  • Poucos tamanhos disponíveis;
  • Fragilidade do material.

Confira aqui alguns modelos de casinha de tecido!

Não esqueça os acessórios!

Equipe a casinha do seu cachorro para um conforto ainda maior

É legal equipar a casinha do seu pet com brinquedos e cobertores para que o local fique mais confortável (Reprodução/Shutterstock)
É legal equipar a casinha do seu pet com brinquedos e cobertores para que o local fique mais confortável (Reprodução/Shutterstock)

Após escolher a melhor casinha para o seu melhor amigo, chegou a hora de equipá-la. O objetivo é que o espaço fique o mais aconchegante e atraente possível para que o cachorro realmente se sinta em casa.

Entre os acessórios mais recomendados estão o colchão ou almofadas, alguns (poucos) brinquedos e um cobertor ou pano em dias frios. O ideal é tomar cuidado apenas para não exagerar e prejudicar a locomoção e o conforto do pet.

Leia também: