Coleira para gato: veja os principais modelos e entenda para que servem

Tradicional, peitoral, com identificação ou GPS? Confira qual a melhor coleira para gato

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 6 min. de leitura.

Compartilhe:

Gatos são animais independentes e, sobretudo, inteligentes. Quem é tutor de felino entende que alguns itens são necessários para manter o pet saudável e seguro no dia a dia. E esse é o caso da coleira para gato. A importância da coleira para gato se estende para além dos passeios. Mesmo que o bichano não saia de casa, uma coleira para gato confortável e de qualidade pode ser útil para caso o animal fuja ou até mesmo para prevenir pulgas ou pragas.

No mercado, é possível encontrar o item em diversas cores, formatos e materiais. Sua seleção, entretanto, deve levar em conta a funcionalidade. Antes de decidir a estampa que melhor traduz a personalidade do seu gato, você precisa entender o tipo de coleira mais adequado a ele, de acordo com o peso, a força, o tamanho e o comportamento do felino. De identificação, com GPS, antipulgas ou peitoral, quer saber qual a melhor coleira para gato? Dê um Zoom e confira!

Leia também: Enxoval para gato: o que é preciso para ter um gato?

Veja qual a melhor coleira para gato e entenda para que serve cada modelo! (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
Veja qual a melhor coleira para gato e entenda para que serve cada modelo! (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Coleira para gato tradicional

A coleira para gato tradicional pode acomodar uma plaquinha de identificação

Coleira para gato tradicional (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
Coleira para gato tradicional (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

A coleira para gato tradicional é aquela possui o formato de um colar e fica ao redor do pescoço do animal. Esse é o modelo mais popular entre tutores de felinos. No entanto, é importante destacar que a razão para o bichano usar uma coleira tradicional deve ir além da estética, uma vez que esse item pode ser atrelado a um sistema de localização GPS ou a uma plaquinha de identificação.

De qualquer forma, o ideal é que a coleira tradicional seja leve, ajustável e resistente. Além disso, o fecho de segurança de plástico que, quando forçado, abre automaticamente, é essencial. Esse é o modelo mais seguro para evitar enforcamentos e acidentes. Fechos de metal ou velcro não são tão interessantes, pois costumam abrir facilmente.

Também é fundamental evitar coleiras com guizos ou pingentes que façam barulhos. Gatos têm uma audição sensível, e esse barulhinho pode acabar causando incômodos e estresses desnecessários. Por fim, na hora de colocar a coleira no seu bichano, ajuste o tamanho de forma que não fique tão apertado, nem muito solto.

Confira aqui as melhores ofertas de coleira para gato tradicional!

Coleira para gato com identificação

A coleira para gato com identificação deve ajudar em situações de emergência

Coleira para gato com identificação (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
Coleira para gato com identificação (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Como mencionamos anteriormente, gatos são animais curiosos e exploradores. Por isso, qualquer mudança na rotina já pode estressá-los ou ocasionar uma fuga. Em situações de emergência, utilizar uma coleira para gato com identificação aumentam as chances de que o felino seja resgatado e acolhido.

Existem alguns modelos de coleira para gato com identificação, mas geralmente essa é uma coleira tradicional junto a uma placa de metal com o nome do animal e o telefone do tutor gravados de forma personalizada. Além disso, outras informações relevantes, como alergias ou problemas de saúde do pet, também podem ser anotadas na plaquinha de identificação.

Veja aqui as melhores ofertas de coleira para gato com identificação!

Coleira para gato com GPS

A coleira para gato com GPS permite acompanhar o pet em todos os momentos

Coleira para gato com GPS (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
Coleira para gato com GPS (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Moderna e tecnológica, a coleira para gato com GPS é uma espécie de mini rastreador para o gatinho. O dispositivo GPS existente em uma coleira geralmente tradicional garante o acompanhamento do seu felino durante todos os momentos, proporcionando segurança ao animal e mais tranquilidade ao tutor.

Esse modelo de coleira para gato conta com tecnologias Bluetooth, Wi-Fi e de geolocalização em tempo real, e também costuma ser à prova de água e poeira. Com ela, é possível encontrar o bichano em questão de minutos através de um aplicativo no smartphone. Não à toa, a coleira para gato com GPS tem um valor mais elevado, mas a efetividade é garantida.

Confira aqui as melhores ofertas de coleira para gato com GPS!

Coleira antipulgas para gato

A coleira antipulgas para gato é ideal para proteger o felino desses parasitas

Coleira antipulgas para gato (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
Coleira antipulgas para gato (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Infelizmente, todos os animais domésticos estão suscetíveis a pulgas e carrapatos. Por isso, cabe aos tutores proteger os pets adequadamente. A coleira antipulgas para gato apresenta uma funcionalidade específica de proteger o felino desses parasitas, que podem ser adquiridos na rua, a partir do contato com outros animais, ou até mesmo dentro de casa.

Mesmo com valores um pouco altos, o custo-benefício da coleira antipulgas para gato é ótimo. Afinal, ela é eficaz e dispensa a aplicação de remédios em spray, por exemplo. Esse modelo não oferece riscos à saúde do bichano, e é um aposta para o controle desses parasitas tão incômodos, principalmente se o gato possuir pelos mais longos.

De qualquer forma, vale reforçar que a coleira antipulgas para gato é um medicamento. Portanto, o ideal é consultar um médico veterinário para obter recomendações específicas para o seu bichano, certo?

Veja aqui as melhores ofertas de coleira antipulgas para gato!

Coleira peitoral para gato

A coleira peitoral para gato é perfeita para bichanos que gostam de passear

Coleira peitoral para gato (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
Coleira peitoral para gato (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Cada animal é único, assim como seu temperamento, hábitos, características físicas e necessidades específicas. Alguns bichanos têm instintos constantes de desbravar ambientes, o que explica gostarem de sair com a coleira peitoral para gato junto de seus tutores para desbravar igualmente o mundo externo.

Se esse for o caso do seu bichano, existe o modelo de coleira peitoral em H, e outros modelos revestidos com tecido, que parecem mais um coletinho. Estes costumam ser mais seguros, evitando que o pet escape da coleira em casos de estresse. De qualquer forma, junte a coleira peitoral com uma guia longa, e pronto! Agora é só explorar o mundo com o seu gatinho.

Confira aqui as melhores ofertas da coleira peitoral para gato!

Cuidados com a coleira para gato

Não se esqueça de dar atenção à limpeza da coleira!

Confira alguns cuidados que você deve ter após comprar a coleira para o seu gato (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
Confira alguns cuidados que você deve ter após comprar a coleira para o seu gato (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Durabilidade é um ponto importante entre os modelos de coleira para gato. Afinal, os felinos são animais bastante ativos, que correm, brincam e se friccionam em lugares com frequência. E a coleira sofre os mesmos impactos. Portanto, para evitar desgastes maiores, alguns cuidados podem ser tomados para garantir que a coleira do seu bichano dure mais.

A primeira dica é observar o material da coleira para gato antes de comprá-la. Alguns materiais costumam se desgastar com mais facilidade, como é o caso das coleiras de elástico, por exemplo. Nesse sentido, prefira coleiras com tecido mais resistente e fecho de segurança: a durabilidade é maior e o custo-benefício compensa o investimento.

De qualquer forma, todas as coleiras para gato precisam ser retiradas dos gatinhos após algumas semanas de uso para serem limpas de forma adequada, conforme as recomendações de cada fabricante. Por isso, outra dica relevante é tirar a coleira do gato periodicamente, remover os excessos de pelo, desfazer eventuais nós e dar um "trato".

Isso tudo garante mais durabilidade à coleira e mais segurança ao seu bichano. Aproveite para observar se está tudo certo com o fecho de segurança e se a placa de identificação ou o GPS ainda estão funcionando. Feito isso, é só curtir os momentos de felicidade e liberdade junto do seu pet.

Leia também: