8 produtos para gato que todo dono deve ter

Caixa de areia e de transporte, arranhador, brinquedos, e mais! Veja a nossa lista de itens fundamentais

Redação - ZoomEditor(a)

Publicado e atualizado 6 min. de leitura.

Compartilhe:

Os gatos são animais que, além de independentes, se adaptam facilmente. Ao ter um pet para chamar de seu, é necessário adotar alguns cuidados especiais, principalmente no que diz respeito à alimentação, higiene, diversão e transporte do animal. No caso dos gatos, o ideal é entender as necessidades de acordo com as características físicas e temperamentais do pet.

Entre os itens mais importantes para a saúde e o bem-estar dos gatos estão o comedouro, o bebedouro, a caixa de areia, a caixa de transporte, a escova de pelos, a caminha, o arranhador e os brinquedos. Todos esses artigos são essenciais para facilitar tanto a vida do bichinho quanto a do dono. Tendo isso em mente, nós escolhemos alguns produtos que devem ajudar em vários momentos do dia a dia. Dê um Zoom e confira a nossa seleção de produtos indispensáveis para quem tem um gato!

Leia também: 10 produtos para cachorro que todo dono deve ter

Veja os produtos para gato que são fundamentais no dia a dia! (Reprodução/Shutterstock)
Veja os produtos para gato que são fundamentais no dia a dia! (Reprodução/Shutterstock)

Comedouro e bebedouro para gato

O comedouros e bebedouro para gato podem ser manuais ou automáticos (Reprodução/Shutterstock)
O comedouros e bebedouro para gato podem ser manuais ou automáticos (Reprodução/Shutterstock)

Os primeiros itens da lista são o comedouro e o bebedouro. Eles são encontrados no mercado em diversos materiais, como aço inoxidável, alumínio, cerâmica ou plástico. Esse último, inclusive, é o menos indicado, pois pode acumular mais bactérias e prejudicar a saúde dos felinos. O item também conta com uma versão automática, que pode ser um jeito prático para que o gato não fique sem ração ou beba menos água.

Além disso, a altura dos potes merece uma atenção especial. O ideal é que o comedouro e o bebedouro sejam colocados na altura dos cotovelos dos gatos. Outro ponto importante é que o bebedouro pode (e deve) ser disponibilizado em outros cômodos da casa – de preferência, longe da caixa de areia.

Veja aqui algumas ofertas de comedouro e bebedouro para gato!

Caixa de areia e granulado sanitário para gato

A caixa de areia e o granulado sanitário para gato precisam ser limpos com uma certa frequência (Reprodução/Shutterstock)
A caixa de areia e o granulado sanitário para gato precisam ser limpos com uma certa frequência (Reprodução/Shutterstock)

A caixa de areia é um dos primeiros acessórios que precisa ser comprado na hora de adotar um gato. Item de extrema importância, é nesse local que o pet faz suas necessidades. Se for o caso de ter mais de um gato em casa, é necessário ter uma caixa de areia para cada um, além de uma caixa de areia extra. Exigentes com a limpeza, eles podem até mesmo deixar de usar o sanitário se não considerarem a areia limpa.

Portanto, o granulado sanitário, ou areia, deve ser trocado no tempo certo. Além disso, é importante que esse produto não tenha cheiros fortes, a fim de não incomodar o olfato aguçado do animal. Vale ressaltar que o granulado sanitário de qualquer tipo já conta com propriedades para segurar o odor do xixi e das fezes.

Escova de pelos para gato

A escova de pelos para gato pode ser encontrada em diversos modelos no mercado (Reprodução/Shutterstock)
A escova de pelos para gato pode ser encontrada em diversos modelos no mercado (Reprodução/Shutterstock)

Além de prazerosa para muitos gatos, a escovação de pelos é essencial para os cuidados pessoais do pet. Ao escovar a pelagem do felino, acontece a retirada dos pelos mortos, o que favorece o nascimento de pólos novos e mais saudáveis. Nos gatos, esse momento é ainda mais importante, já que evita a formação de bolas de pelos.

Existe, no mercado, uma grande variedade de produtos para esse fim, como as rasqueadeiras, para eliminar os pelos mortos, a furminator, para retirar os pelos mortos que já saíram e continuam no corpo do gato, as luvas, para remover os pelos sem estresse, e a dupla-face, para escovar os pelos ainda mais rápido.

Confira aqui algumas opões de escova de pelos para gato!

Caixa de transporte para gato

A caixa de transporte para gato deve ser confortável para que o pet consiga se movimentar (Reprodução/Shutterstock)
A caixa de transporte para gato deve ser confortável para que o pet consiga se movimentar (Reprodução/Shutterstock)

Na hora de ir ao veterinário ou fazer uma viagem, a caixa de transporte se torna um item fundamental. Ela representa a segurança que o gato precisa para não fugir ou sofrer qualquer tipo de acidente. Por isso, esse produto precisa ter espaço suficiente para que o pet consiga se movimentar de forma confortável.

A caixa de transporte, seja ela um modelo tradicional ou uma bolsa, pode causar uma certa estranheza no felino, já que, em sua maioria, esses animais não costumam sair de casa. É importante, portanto, que o gato se acostume com o acessório antes de utilizá-lo. Seria interessante, por exemplo, deixar a caixa ou a bolsa aberta em casa, próxima a brinquedos ou itens pessoais.

Veja aqui alguns modelos de caixa de transporte ou bolsa para gato!

Caminha para gato

A caminha para gato pode ser encontrada em vários estilos, como o iglu ou cabaninha (Reprodução/Shutterstock(
A caminha para gato pode ser encontrada em vários estilos, como o iglu ou cabaninha (Reprodução/Shutterstock(

Mesmo que alguns gatos não durmam em caminha, ela é um item importante de se ter em casa. Disponível em diferentes estilos, como no estilo almofada, ninho ou laterais altas e iglu ou cabaninha, o artigo pode ser encontrado em uma grande variedade de cores e estampas. O que deve ser levado em consideração, no entanto, é o tamanho, a idade e o temperamento do felino.

A caminha iglu ou cabaninha, por exemplo, possui um buraco por onde o pet pode entrar e ficar completamente escondido. Esse modelo é ótimo para gatos mais tímidos, que gostam de se esconder das visitas. Dentro dela, o animal se sentirá seguro, além de confortável. Ela também é indicada para lugares mais frios, já que bloqueia as correntes de ar.

Confira aqui algumas ofertas de caminha para gato!

Arranhador para gato

O arranhador para gato pode ser acoplado a um brinquedo interativo (Reprodução/Shutterstock)
O arranhador para gato pode ser acoplado a um brinquedo interativo (Reprodução/Shutterstock)

Por instinto, os gatos vão arranhar. Se você quer preservar o estofamento e evitar esse problema em casa, o ideal é adquirir um arranhador. Esse produto ainda é ótimo para entreter os felinos e gastar mais energia, além de funcionar como um aparador de unhas. Mais do que um brinquedo, o arranhador é artigo fundamental para a saúde e o bem-estar dos gatos.

Entre os materiais mais utilizados no mercado estão o sisal, o papelão e o feltro. O primeiro é o mais popular e, também, o que confere mais durabilidade. Já o segundo é um dos mais preferidos pelos felinos, mas não possui uma vida útil muito longa. Por fim, o terceiro costuma ser mais usado em arranhadores que são acoplados em brinquedos interativos.

Veja aqui algumas opções de arranhador para gato!

Brinquedos para gato

Filhotes gostam de brinquedos em formato de varinha (Reprodução/Shutterstock)
Filhotes gostam de brinquedos em formato de varinha (Reprodução/Shutterstock)

Não é à toa que os gatos conseguem transformar uma bolinha de lã em um brinquedo. Muitos felinos gostam, sim, de brincar e, por isso, é importante dar preferência aos brinquedos que são capazes de estimular a interatividade do pet. Antes mesmo de comprar esse item, o ideal é entender a personalidade e a idade do animal. Para os filhotes, por exemplo, a varinha para gatos ajuda a estreitar os laços entre o dono e o bichinho.

As opções são diversas, e vão desde brinquedos interativos, com sons e texturas, a brinquedos que simulam situações do dia a dia, como túneis e tocas para se esconder. Ah, e lembre-se! É necessário dedicar um tempo diário para estimular o pet a brincar, especialmente os gatos adultos, que já não brincam tanto de forma espontânea.

Confira aqui alguns modelos de brinquedos para gato!

Leia também: