Presente de Natal para cachorro e gato: 10 opções para presentear o pet

Veja as nossas dicas de presente de Natal para cachorro e gato

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 7 min. de leitura.

Compartilhe:

Dezembro chegou e, com ele, a época da busca pelos presentes de Natal. Com o crescimento do comércio online, as opções de presentes para dar e trocar com quem a gente ama são ainda maiores. Presentes nos lares da maioria das famílias brasileiras, os cães e os gatos são, muitas vezes, tratados como filhos. E como os pets também integram as nossas famílias, é claro que eles não podem ser excluídos da lista do Papai Noel.

No entanto, é preciso ter em mente que não é qualquer produto que podemos dar para os animais de estimação. Nesse sentido, existem vários detalhes que devemos observar, como a segurança de produto, a indicação de porte, idade e raça, o ambiente em que o cão ou o gato vive, entre outros. A missão de escolher um presente de Natal para o cachorro e o gato não é simples. Por isso, preparamos uma lista com algumas sugestões para você. Dê um Zoom e confira!

Leia também: Os melhores produtos para o seu pet: tudo para cães e gatos!

Veja a lista que preparamos com presentes de Natal para cachorro e gato! (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
Veja a lista que preparamos com presentes de Natal para cachorro e gato! (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Presente para cachorro

1. Brinquedos interativos para cachorro

O brinquedo interativo, que esconde petiscos, estimula a inteligência e as funções cognitivas do cachorro (Reprodução/Shutterstock)
O brinquedo interativo, que esconde petiscos, estimula a inteligência e as funções cognitivas do cachorro (Reprodução/Shutterstock)

Os brinquedos interativos estão em alta no mercado, e de forma merecida, pois esses brinquedos são indicados para animais de todos os portes e idades e possuem inúmeras qualidades, como o combate à ansiedade e ao estresse e o desenvolvimento das funções cognitivas. Ele também ajuda os cães hiperativos, mantendo-os distraídos.

A gama desses brinquedos é grande, e ele pode ser considerado um dos principais presentes criativos para cachorro. Destacam-se as bolas que escondem petiscos, os mordedores, os jogos interativos e, principalmente, o Kong. Esse é um brinquedo que ajuda na saúde bucal, ao mesmo tempo que entretém e diverte os cães, além de ser bastante resistente.

Leia também: Brinquedo para cachorro: qual é o melhor modelo?

2. Caminha para cachorro

O tamanho e o formato deve ser adequado para que o cachorro se sinta confortável (Reprodução/Shutterstock)
O tamanho e o formato da caminha deve ser adequado para que o cachorro se sinta confortável (Reprodução/Shutterstock)

As caminhas para cachorro são um ótimo presente de Natal para pet, pois elas contribuem para uma boa qualidade de vida do bichinho. Mesmo que dormir na mesma cama que o cão não represente risco de contrair doenças, desde que ele esteja limpo e vacinado, existem alguns malefícios. Por isso, é importante que eles tenham um espaço exclusivo para dormirem.

Ao investir em uma cama para cachorro, deve-se levar em consideração alguns fatores, como o tamanho, o formato, o modelo e o material do objeto, a reação do pet ao clima e até a idade do animal. Seja a caminha no estilo almofadão ou colchão, ninho ou com alças laterais, iglu ou cabaninha, divã ou sofá, impermeável ou não, o ideal é que você escolha o modelo mais apropriado para o seu cãozinho.

Leia também: Caminha para cachorro: como escolher o melhor modelo?

3. Casinha de cachorro

A casinha de madeira funciona como um ótimo isolante térmico (Reprodução/Shutterstock)
A casinha de madeira, por exemplo funciona como um ótimo isolante térmico (Reprodução/Shutterstock)

A casinha para cachorro é uma outra opção de presente de Natal para cachorro. Ela está disponível em diversos materiais (plástico, madeira, tecido) e em vários estilos e designs. Portanto, é certo que você vai encontrar uma casinha que seja especial para o seu cãozinho.

Cães que são criados do lado externo da casa precisam necessariamente de uma casinha, principalmente se eles ficam em locais descobertos, para que a casinha sirva de abrigo da chuva e do sol. E não é só isso! O item precisa ser confortável e aconchegante, pois o animal deve passar um bom tempo na casinha.

Leia também: Casinha para cachorro: qual é o melhor modelo?

4. Coleira para cachorro

A coleira peitoral é a queridinha de todos, pois serve tanto para cachorros grandes quanto para cachorros pequenos (Reprodução/Shutterstock)
A coleira peitoral é a queridinha de todos, pois serve tanto para cachorros grandes quanto para cachorros pequenos (Reprodução/Shutterstock)

Um dos primeiros itens que se compra quando se adota um cachorrinho, a coleira é um ótimos presentes de Natal para cachorro. Disponível em diversos modelos (plana ou tradicional, enforcador, peitoral e anti-puxão ou easy-walk), você deve escolher o modelo que mais se adapta à idade, ao porte e ao comportamento do seu cão.

Depois de escolher o tipo de coleira ideal para o animal, você terá mais um "trabalho", pois o mercado conta com uma infinidade de cores e estampas, desde as mais simples, com apenas uma cor, passando pelas coloridas e as de personagens de TV, chegando até às mais excêntricas e glamourosas.

Leia também: Coleira para cachorro: veja os principais modelos e entenda para que servem

5. Biscoitos para cachorro

Veja quais são os melhores petiscos para o seu filhotinho! (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
Os biscoitos ou snacks são classificados de acordo com a qualidade dos ingredientes (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Cachorros adoram ser recompensados com alimentos. Um bom presente de Natal para cães são os biscoitos ou snacks. Eles são encontrados nos mais diversos sabores e tipos, que são classificados de acordo com a qualidade dos ingredientes (Standard, Premium e Super Premium). Existem também versões para filhotes, adultos, idosos, castrados e específicos para cães com problemas de saúde.

Os biscoitos ou snacks, além de saborosos, são importantes no adestramento, já que os cães são treinados com reforço positivo (e esses produtos são ótimos para isso). De todas as marcas no mercado, destacamos o biscoito Golden Cookie, que apresenta uma ótima qualidade de ingredientes e um bom valor nutricional, além de um sabor que o seu cachorrinho vai adorar.

Leia também: Petisco para cachorro: qual é o melhor snack?

Presente para gato

1. Brinquedos para gato

A bolinha é recomendada para exercitar o físico e as funções cognitivas do gato (Reprodução/Shutterstock)
A bolinha, por exemplo é recomendada para exercitar o físico e as funções cognitivas do gato (Reprodução/Shutterstock)

Como os bichanos adoram brincar, uma opção de presente de Natal para gato são os brinquedos. Existe uma enorme variedade desse tipo de produto, mas os mais conhecidos e adorados por eles são as varinhas, lasers, bolinhas, pelúcia e joguinhos interativos.

Esses itens contribuem para o bem-estar físico e mental dos gatinhos, mantendo-os ativos diariamente. Os brinquedos ainda ajudam no desenvolvimento cognitivo. Nesse sentido, destacam-se os brinquedos de esconder petiscos, por exemplo, em que o animal tem seu esforço recompensado.

Leia também: Brinquedo para gato: qual é o melhor modelo?

2. Arranhador para gato

O arranhador é um acessório fundamental para o bem-estar do gato (Reprodução/Shutterstock)
O arranhador é um acessório fundamental para o bem-estar do gato (Reprodução/Shutterstock)

O arranhador é um item fundamental em todas as casas que tenham gatos. Ele tem a função de afiar e aparar as unhas do felino, evitando que ele faça isso em móveis da sua casa, como no sofá, por exemplo. Muito além de um simples brinquedo, o arranhador é necessário para o bem-estar do gato.

Construído em diversos materiais (papelão e feltro, por exemplo), ele é mais encontrado em sisal, material mais resistente. No mercado, existem modelos mais básicos, somente com o arranhador em si, e outros mais elaborados, com bolinhas ou túneis em sua composição.

Leia também: Brinquedo para gatinho: qual é o melhor para filhote?

3. Túnel para gato

O túnel ou circuito é comumente utilizado para gastar energia do gato (Reprodução/Shutterstock)
O túnel ou circuito é comumente utilizado para gastar energia do gato (Reprodução/Shutterstock)

Os túneis são itens que os gatos adoram. Neles, os gatinhos podem simular atividades naturais, como a caça, por exemplo, além de servirem como um refúgio, onde eles podem se esconder ao longo do dia. O produto está disponível em diversas cores e estampas e é produzido, na maioria das vezes, em nylon.

Existem também algumas opções de túnel para gato dobráveis ou retráteis, que são ótimas para quem tem pouco espaço em casa, facilitando seu armazenamento. Portanto, se você está procurando um bom presente de Natal para gato, o túnel é uma excelente escolha.

4. Petiscos para gato

Confira a nossa lista com os melhores petiscos para o seu gato! (Reprodução/Shutterstock)
Os petiscos ou snacks para gato são ótimos presentes de Natal (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Os petiscos são uma boa forma de agradar o seu gato. No entanto, é preciso ter bastante cuidado com os ingredientes. Produtos muito industrializados podem trazer problemas para a saúde do seu bichano. Portanto, devemos estar atentos à presença de corantes, aromatizantes e conservantes artificiais, além do excesso de sódio e açúcar no snack.

Outra forma de identificar a qualidade do produto é quanto ao seu tipo (Standard, Premium e Super Premium), que é uma forma de classificação de qualidade dos ingredientes. Existem ainda linhas especiais para filhotes, adultos e castrados. Levando isso em consideração, destacamos o Friskies Party Mix, que é um produto Premium, com boa relação custo-benefício.

Leia também: Petiscos para gatos: quais são os melhores snacks?

5. Comedouro para gato

O ideal é que o comedouro esteja na altura dos cotovelos do gato (Reprodução/Shutterstock)
O comedouro para gato é um bom presente de Natal para o dia a dia (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Comedouros e bebedouros para gatos são itens fundamentais no dia a dia do felino. Eles podem ser de plástico, inox ou cerâmica, elevados e automáticos. Na hora de escolher, evite os produtos de plástico e alumínio, pois eles podem criar riscos e arranhões que acumulam germes e bactérias. Outra dica é comprar um pote que seja suficientemente grande para a cabeça do seu gato, com espaço para os bigodes.

A última dica é em relação à altura. O recomendado é que o pote esteja localizado na altura cotovelos do gato. Além disso, o design e o valor também são detalhes que chamam a atenção dos tutores. Comedouros em inox não têm tantas variações estéticas, mas contam com um bom preço, por exemplo.

Leia também: Comedouro para gato: qual é o modelo ideal?

Leia também: