Tapete higiênico para cachorro: vale a pena comprar?

Lavável ou descartável, esse tipo de produto é uma alternativa mais prática e sustentável ao jornal

Letícia LamarcaEditor(a)

Publicado e atualizado 5 min. de leitura.

Compartilhe:

Uma das maiores dúvidas de donos de cachorro é em relação ao banheiro do pet. Após a chegada do tapete higiênico ao mercado brasileiro, alguns tutores optaram por investir no artigo, já que o item garante o bem-estar dos cães. O tapete higiênico é um produto prático e confortável, criado para evitar o mau cheiro e a sujeira, oferecendo ainda mais conforto ao animal e ao dono. Além disso, a praticidade desse tipo de artigo é explicada pela fita adesiva localizada em sua parte inferior, que fixa o objeto no chão.

O tapete higiênico existe duas versões: lavável e descartável. Esse produto aparece como uma alternativa ao jornal e, diferentemente desse último, ele diminui o odor e impede que o xixi do cachorro. Com ele, é possível economizar com produtos de limpeza e facilitar ainda mais a hora da faxina. Para escolher o melhor tapete higiênico, é importante observar o modelo, as dimensões, a capacidade de absorção e a limpeza que deve ser feita nele. Dê um Zoom e tire as suas dúvidas sobre o produto!

Leia também: 10 produtos para cachorro que todo dono deve ter

Entenda as vantagens e as desvantagens do tapete higiênico! (Reprodução/Shutterstock)
Entenda as vantagens e as desvantagens do tapete higiênico! (Reprodução/Shutterstock)

Jornal ou tapete higiênico?

O jornal é a opção mais barata, mas o tapete higiênico é ainda mais prático

O tapete higiênico chega a ser ainda mais prático que o jornal (Reprodução/Shutterstock)
O tapete higiênico chega a ser ainda mais prático que o jornal (Reprodução/Shutterstock)

Ao adotarmos um cachorro, é comum optarmos por fornecer um pedaço de jornal para que ele faça suas necessidades. No entanto, o jornal não é a alternativa mais higiênica, e nem a mais saudável, para o pet. Isso porque, além de não absorver a urina, o jornal potencializa o cheiro do xixi.

Além disso, os cães acabam molhando as patas após utilizar o banheirinho, o que, devido à tinta de impressão do jornal, pode desenvolver alergias e problemas de pele. Por mais que a urina do animal não faça tanta bagunça, também não é nada prático precisar lavar o local sempre.

Ainda que, em um primeiro momento, você pense que o jornal é uma boa forma de indicar ao cachorro o lugar onde ele deve fazer xixi, o tapete descartável também pode ser uma ótima maneira. O segredo está na recorrência com que você ensina o cão a fazer as necessidades no local certo.

A vantagem de usar o jornal está na economia, principalmente se você já recebe o periódico todos os dias. Em situações emergenciais, como no caso do tapete higiênico acabar, ele pode e deve ser utilizado como banheirinho para o pet.

Tapete higiênico lavável ou descartável?

O modelo lavável é mais sustentável, enquanto a opção descartável é mais funcional

O tapete higiênico pode ser encontrado no mercado em dois modelos básicos: lavável ou descartável (Reprodução/Shutterstock)
O tapete higiênico pode ser encontrado no mercado em dois modelos básicos: lavável ou descartável (Reprodução/Shutterstock)

Com a opção de ser lavável ou descartável, o tapete higiênico traz a vantagem de absorver a urina e de neutralizar o mau cheiro. A maioria dos modelos também conta com uma fita adesiva na parte traseira para que o cachorro não movimente o item enquanto faz as necessidades.

O tapete higiênico lavável é mais sustentável, pois ajuda a diminuir a quantidade de resíduos descartados no dia a dia. Seu material pode variar, podendo ser sintético, impermeável ou de plástico. Mesmo que esse tipo de produto precise ser lavado diariamente, ele é uma ótima opção para os cachorros que não costumam passear tanto. Ah, e não se esqueça de se atentar à forma de limpeza!

Já o tapete higiênico descartável é ideal para que o pet se adapte ao banheirinho. Ele deve ser trocado diariamente, e costuma ser vendido em pacotes que podem durar pelo mês inteiro. O tempo indicado para utilização de cada tapete é de 24 a 48 horas. Esse modelo é ótimo para quem precisa de praticidade no dia a dia, mas pode se tornar mais caro, já que não é reutilizável.

Prós e contras do tapete higiênico

Entenda as vantagens e as desvantagens desse tipo de produto para o seu cachorro

O tapete higiênico é mais prático e sustentável, mas o preço também é um pouco mais alto (Reprodução/Shutterstock)
O tapete higiênico é mais prático e sustentável, mas o preço também é um pouco mais alto (Reprodução/Shutterstock)

Prós:

  • Absorve a urina, diminui o odor e mantém o chão limpo;
  • Conforto, saúde em bem-estar ao cachorro;
  • Praticidade na hora de trocar, se o tutor optar pelo modelo descartável;
  • Mais sustentável, se o dono escolher a opção lavável;
  • Não provoca alergias ou problemas de pele ao animal.

Contras:

  • Preço mais alto, principalmente o modelo descartável;
  • Algumas opções laváveis devem ser higienizadas à mão, o que pode ser uma desvantagem para os tutores com pouco tempo na rotina.

Dicas para uso do tapete higiênico

É preciso manter alguns cuidados após adquirir um modelo, seja ele lavável ou descartável

Saiba usar o tapete higiênico da melhor forma possível! (Reprodução/Shutterstock)
Saiba usar o tapete higiênico da melhor forma possível! (Reprodução/Shutterstock)

Após a compra do tapete higiênico, é necessário se manter atento a certos detalhes e cuidados que oferecem ainda mais conforto e comodidade ao cachorro. Confira!

  • Antes de qualquer coisa, procure um local adequado, tranquilo e arejado, para que o pet faça suas necessidades. O importante é que o lugar seja de fácil acesso ao animal. Ah, e o ideal é que esse espaço fique longe do comedouro e do bebedouro.
  • Existem certos truques que ajudam o cachorro a entender que precisa utilizar o tapete higiênico. Uma ótima maneira é levá-lo para perto do tapetinho logo após as refeições. E sempre que o pet fizer xixi no local correto, ofereça um carinho ou um petisco para incentivá-lo positivamente.
  • A posição do tapete higiênico pode influenciar seu uso pelo cão. Para os machos, é interessante deixar metade do tapetinho fixado na parede. Já para as fêmeas e filhotes, é possível posicionar o artigo no chão por completo.
  • Não se esqueça de prestar atenção nas especificações de lavagem do tapete higiênico, caso ele seja lavável. Em ambos os modelos, inclusive, é fundamental ter uma rotina de limpeza diária. Afinal, você não quer comprometer a saúde e o bem-estar do seu companheiro de quatro patas, né?

Leia também: